Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: G ou GU?
Finalidade da aula: Refletir sobre as regularidades no uso do G/GU, compreendendo a relação do uso de um grafema para representar fonemas diferentes.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização).
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01 - Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre as regularidades no uso do G/GU , compreendendo a relação do uso de um grafema para representar fonemas diferentes.
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, atividade em folha para exercitação, cartaz (pode ser em papel pardo, colorset ou outro suporte para confecção de cartaz e painel de descobertas), caderno e gibis ou revistas.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, por isso deverá ser levado em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram, para isso é importante formar duplas ou grupos produtivos.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf> . Acesso em 04 de set. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.