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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - G ou GU?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabético

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: G ou GU?

Finalidade da aula: Refletir sobre as regularidades no uso do G/GU, compreendendo a relação do uso de um grafema para representar fonemas diferentes.   

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental.

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização).

Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01 - Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre as regularidades no uso do G/GU , compreendendo a relação do uso de um grafema para representar fonemas diferentes.   

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, atividade em folha para exercitação, cartaz (pode ser em papel pardo, colorset ou outro suporte para confecção de cartaz e painel de descobertas), caderno e gibis ou revistas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, por isso deverá ser levado em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram, para isso é importante formar duplas ou grupos produtivos.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf> . Acesso em 04 de set. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.


Código: LPO3_04ATS01

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


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