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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - G ou GU?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabético

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre as regularidades no uso do G/GU , compreendendo a relação do uso de um grafema para representar fonemas diferentes.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, atividade em folha para exercitação, cartaz (pode ser em papel pardo, colorset ou outro suporte para confecção de cartaz e painel de descobertas), caderno e gibis ou revistas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, por isso deverá ser levado em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram, para isso é importante formar duplas ou grupos produtivos.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf> . Acesso em 04 de set. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando G/Gu. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível, anote no quadro, com a finalidade de preparar as alunos para uma descrição narrativa, tendo como modelo o professor, do qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é a aplicação real ou simulada da atividade, que crie um propósito para a escrita correta da representação do fonema/grafema em questão.
  • Leia com os alunos as palavras.
  • O objetivo da atividade é que o aluno descubra que o grafema G pode representar dois fonemas: /g/ - seguido de A,O, U e das consoantes L e R como em gato, glossário, grosseiro e o fonema /ž/ sugerido pelo nome da letra (princípio acrofônico), quando seguido das vogais I, E, como em gelo, girafa.
  • Espera-se que as crianças percebam que a letra G, seguida de E ou de I, nunca representa /g/, daí a necessidade do dígrafo GU, como em guerra, guitarra.
  • Peça para que observem o som produzido pelo uso do G/GU em cada palavra e analisem. Chame a atenção para a letra que vem depois da letra G. Essa será uma das principais dicas ao analisarem palavras escritas com G.
  • Questione os alunos que dessas palavras, quais poderiam ser escritas com outra letra? Que precisaríamos buscar no dicionário para tirar a dúvida? Responderão: girafa, gelo... que alguns poderiam escrever com J. E as outras? A palavra GATO nos causa dúvidas? E a palavra GOL? Separá-las em uma tabela de acordo com a realização fonética.
  • Promova a análise do contexto das palavras: quais letras vem depois do G? P.e. Garrafa x Girafa? descobrir que tudo depende da letra que sucede a letra G.
  • E quando utilizamos GU? Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G.
  • Pergunte o que observaram e anote no quadro as hipóteses dos alunos (as hipóteses e a lista de palavras podem ir para o cartaz, e ser exposto no painel de descobertas).
  • Não gaste um longo tempo didático esperando que os alunos leiam convencionalmente as palavras, medie a tarefa, nesse caso o importante é examinar a letra que vem depois do G, pois ela pode alterar o valor sonoro que o G representa, assim um fonema representa diferentes grafemas. Nestes casos os grafemas colocados em questão, são um conjunto de letras que representa um só fonema, como é o caso de Gu.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, colorset ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Entregue revistas, gibis e jornais aos alunos, caso não possua esse material, oriente os alunos para que busquem palavras nos livros didáticos de outras disciplinas, elas podem ser circuladas e depois copiadas na folha da tarefa.
  • Entregue a atividade impressa para resolução.
  • Explique que devem localizar palavras escritas com G ou GU de acordo com o que se pede em cada coluna.
  • Oriente que ao encontrar a palavra, a mesma já deve ser escrita no local indicado.
  • Elabore um cartaz maior com a tabela, semelhante a atividade proposta aos alunos.
  • Abra um espaço coletivo, para que possam socializar dizendo quais palavras localizaram e ditem para que você registre em cartaz.
  • Ao término da atividade faça uma leitura compartilhada, peça para que alguns alunos leiam as palavras escritas no cartaz.
  • A ideia principal desta aula é que os alunos percebam que a posição da letra G é irrelevante, a proposta é que examinem a letra que vem depois do G, pois ela pode alterar o valor sonoro que o G representa. Para isso realize algumas perguntas como: “A letra G apresenta o mesmo som em todas as palavras?”, “Nas palavras guerra e preguiça, a letra G apresenta o mesmo som que na palavra gente?”, “Entre a letra G e as letras E/i qual letra aparece?”.
  • Peça aos alunos que analisem algumas palavras e expliquem o que percebem quando a letra G é seguida pelas vogais A, O, U e o que percebem quando a letra G acompanhada de GU é seguida pelas vogais E, I. Ajude os alunos a estabelecerem relações entre o som que a letra G representa de acordo com a letra que vem depois.

Materiais complementares: Revistas, jornais ou outro material que os alunos possam utilizar como fonte de consulta (utilizar colorset, papel pardo ou outro suporte que tenha disponível para confecção do cartaz), atividade em folha para resolução, disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Retome a atividade no coletivo, registre no quadro o que os alunos falam.
  • O contexto interno da palavra é que determina que letra usar em sua grafia nos casos citados pela habilidade. Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra letra, o que o contribui para a compreensão da regra.
  • Questione os alunos sobre a sonoridade de cada palavra e o que observaram com a atividade. Peça ao alunos exemplos de palavras com G seguidas por uma das vogais: A, O, U, depois peça exemplos de palavras com GU seguidas por E, I. Faça uma pergunta desafiadora: Quando depois do G ocorre a letra U, nem sempre o som de U é pronunciado, verdade ou mentira? Após ouvir os comentários dos alunos dê alguns exemplos de palavras e aborde de forma comparativa exemplos: aguentar e guerra, guitarra e água.
  • Para analisar a regularidade de algumas palavras com os alunos, pergunte: ‘É possível omitir a letra U no caso de palavras com Gu, como mangueira e guepardo’, Podemos acrescentar a letra U nos casos de palavras com G como é o caso de gelo ou gorro?’.
  • Incentive que todos contribuam com informações sobre a aula.
  • Monte um painel em sala de aula com as novas descobertas.
  • Solicite que cada aluno realize um registro no caderno sobre as descobertas do uso das letras G e Gu, deixe-os à vontade caso queiram copiar algum registro do quadro ou do painel de descobertas.
  • Ao término diga que tudo que foi trabalhado em aula será exposto em um cartaz que será utilizado como fonte de consulta e regulador das intenções da aula.

Materiais complementares: papel pardo, colorset ou outro suporte para confecção do painel de descobertas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre as regularidades no uso do G/GU , compreendendo a relação do uso de um grafema para representar fonemas diferentes.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, atividade em folha para exercitação, cartaz (pode ser em papel pardo, colorset ou outro suporte para confecção de cartaz e painel de descobertas), caderno e gibis ou revistas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, por isso deverá ser levado em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram, para isso é importante formar duplas ou grupos produtivos.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf> . Acesso em 04 de set. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando G/Gu. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível, anote no quadro, com a finalidade de preparar as alunos para uma descrição narrativa, tendo como modelo o professor, do qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é a aplicação real ou simulada da atividade, que crie um propósito para a escrita correta da representação do fonema/grafema em questão.
  • Leia com os alunos as palavras.
  • O objetivo da atividade é que o aluno descubra que o grafema G pode representar dois fonemas: /g/ - seguido de A,O, U e das consoantes L e R como em gato, glossário, grosseiro e o fonema /ž/ sugerido pelo nome da letra (princípio acrofônico), quando seguido das vogais I, E, como em gelo, girafa.
  • Espera-se que as crianças percebam que a letra G, seguida de E ou de I, nunca representa /g/, daí a necessidade do dígrafo GU, como em guerra, guitarra.
  • Peça para que observem o som produzido pelo uso do G/GU em cada palavra e analisem. Chame a atenção para a letra que vem depois da letra G. Essa será uma das principais dicas ao analisarem palavras escritas com G.
  • Questione os alunos que dessas palavras, quais poderiam ser escritas com outra letra? Que precisaríamos buscar no dicionário para tirar a dúvida? Responderão: girafa, gelo... que alguns poderiam escrever com J. E as outras? A palavra GATO nos causa dúvidas? E a palavra GOL? Separá-las em uma tabela de acordo com a realização fonética.
  • Promova a análise do contexto das palavras: quais letras vem depois do G? P.e. Garrafa x Girafa? descobrir que tudo depende da letra que sucede a letra G.
  • E quando utilizamos GU? Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G.
  • Pergunte o que observaram e anote no quadro as hipóteses dos alunos (as hipóteses e a lista de palavras podem ir para o cartaz, e ser exposto no painel de descobertas).
  • Não gaste um longo tempo didático esperando que os alunos leiam convencionalmente as palavras, medie a tarefa, nesse caso o importante é examinar a letra que vem depois do G, pois ela pode alterar o valor sonoro que o G representa, assim um fonema representa diferentes grafemas. Nestes casos os grafemas colocados em questão, são um conjunto de letras que representa um só fonema, como é o caso de Gu.

Materiais complementares: equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, colorset ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Entregue revistas, gibis e jornais aos alunos, caso não possua esse material, oriente os alunos para que busquem palavras nos livros didáticos de outras disciplinas, elas podem ser circuladas e depois copiadas na folha da tarefa.
  • Entregue a atividade impressa para resolução.
  • Explique que devem localizar palavras escritas com G ou GU de acordo com o que se pede em cada coluna.
  • Oriente que ao encontrar a palavra, a mesma já deve ser escrita no local indicado.
  • Elabore um cartaz maior com a tabela, semelhante a atividade proposta aos alunos.
  • Abra um espaço coletivo, para que possam socializar dizendo quais palavras localizaram e ditem para que você registre em cartaz.
  • Ao término da atividade faça uma leitura compartilhada, peça para que alguns alunos leiam as palavras escritas no cartaz.
  • A ideia principal desta aula é que os alunos percebam que a posição da letra G é irrelevante, a proposta é que examinem a letra que vem depois do G, pois ela pode alterar o valor sonoro que o G representa. Para isso realize algumas perguntas como: “A letra G apresenta o mesmo som em todas as palavras?”, “Nas palavras guerra e preguiça, a letra G apresenta o mesmo som que na palavra gente?”, “Entre a letra G e as letras E/i qual letra aparece?”.
  • Peça aos alunos que analisem algumas palavras e expliquem o que percebem quando a letra G é seguida pelas vogais A, O, U e o que percebem quando a letra G acompanhada de GU é seguida pelas vogais E, I. Ajude os alunos a estabelecerem relações entre o som que a letra G representa de acordo com a letra que vem depois.

Materiais complementares: Revistas, jornais ou outro material que os alunos possam utilizar como fonte de consulta (utilizar colorset, papel pardo ou outro suporte que tenha disponível para confecção do cartaz), atividade em folha para resolução, disponível aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Retome a atividade no coletivo, registre no quadro o que os alunos falam.
  • O contexto interno da palavra é que determina que letra usar em sua grafia nos casos citados pela habilidade. Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra letra, o que o contribui para a compreensão da regra.
  • Questione os alunos sobre a sonoridade de cada palavra e o que observaram com a atividade. Peça ao alunos exemplos de palavras com G seguidas por uma das vogais: A, O, U, depois peça exemplos de palavras com GU seguidas por E, I. Faça uma pergunta desafiadora: Quando depois do G ocorre a letra U, nem sempre o som de U é pronunciado, verdade ou mentira? Após ouvir os comentários dos alunos dê alguns exemplos de palavras e aborde de forma comparativa exemplos: aguentar e guerra, guitarra e água.
  • Para analisar a regularidade de algumas palavras com os alunos, pergunte: ‘É possível omitir a letra U no caso de palavras com Gu, como mangueira e guepardo’, Podemos acrescentar a letra U nos casos de palavras com G como é o caso de gelo ou gorro?’.
  • Incentive que todos contribuam com informações sobre a aula.
  • Monte um painel em sala de aula com as novas descobertas.
  • Solicite que cada aluno realize um registro no caderno sobre as descobertas do uso das letras G e Gu, deixe-os à vontade caso queiram copiar algum registro do quadro ou do painel de descobertas.
  • Ao término diga que tudo que foi trabalhado em aula será exposto em um cartaz que será utilizado como fonte de consulta e regulador das intenções da aula.

Materiais complementares: papel pardo, colorset ou outro suporte para confecção do painel de descobertas.

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