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Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Os Biomas Brasileiros

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre os diversos biomas brasileiros considerando as características geomorfológicas e climáticas previamente estudadas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pires de Azevedo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5, que tem por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. Nesta aula vamos caracterizar e localizar os diversos biomas naturais brasileiros (caatinga, cerrado, mata atlântica, floresta amazônica, clima de montanha…)

Materiais necessários para a aula: Mapa “os domínios naturais do Brasil” e fotos das diversas paisagens naturais brasileiras. Mais informações: AB’SABER, Aziz. Os Domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades Paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Também em: https://www.algosobre.com.br/geografia/dominios-morfloclimaticos-brasileiros-os-segundo-aziz-ab-saber.html.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula para os alunos. Comente com eles que esta é uma aula de conclusão do processo iniciado na aula 1 de 5, que tem como objetivo caracterizar as paisagens naturais do Brasil e que, para isso, a aula se desenvolverá de forma similar a um jogo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o slide para os alunos. O texto contido no slide deve servir como uma espécie de revisão daquilo que foi trabalhado nas 4 aulas anteriores, que eram preparatórias para esta aula de conclusão. Servirá também de orientação para o trabalho desta aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora para a classe.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente o mapa político do Brasil aos alunos e discuta com eles o quanto que a informação acerca do estado permite, ou não, determinar as condições climáticas que um turista encontrará. É importante neste momento investigar as noções prévias que os alunos possuem, corretas ou não, associando os estados ou até mesmo as regiões do país ao perfil climático vigente naqueles espaços. Também é importante estabelecer que a divisão política é, em grande medida, arbitrário, desvinculada das questões climáticas e que, embora seja possível ter alguma noção de qual é o clima presente nos estados e regiões, trata-se de uma noção muito genérica, não sendo possível estabelecer “que roupa levar” para uma viagem, apenas sabendo qual é o estado de destino.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o mapa para que os alunos tenham noção de que há diversos biomas (domínios morfoclimáticos) distribuídos ao longo do território nacional e que sua distribuição está bastante bem definida e estudada. Frise que a informação referente aos biomas é bem mais relevante que a informação do estado de destino para que se defina qual roupa um turista deve levar numa eventual viagem. Material de apoio a ser entregue aos alunos, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PrMvJYBnYk3N7mXNmbTJffw7H2JHYgB9DmZeTQSr8DruPUnf3CkZR7sy9QZA/material-complementar-mao-na-massa-cie08-12tu05.pdf.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de 4 ou 6. Para cada grupo, entregue o mapa impresso disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PrMvJYBnYk3N7mXNmbTJffw7H2JHYgB9DmZeTQSr8DruPUnf3CkZR7sy9QZA/material-complementar-mao-na-massa-cie08-12tu05.pdf. Explique a atividade que será realizada: você fará a apresentação de fotos das paisagens naturais do Brasil e, a partir delas, os alunos deverão, mediante análise das características climáticas presentes e identificáveis através das imagens, classificar (identificar a que bioma pertencem), determinar quais vestimentas são mais apropriadas para cada tipo de paisagem e tentar localizar/relacionar a paisagem da fotografia com sua respectiva região no mapa dos domínios morfogeológicos. Apresente as fotos de cada um dos biomas identificados no mapa (floresta amazônica, cerrado, caatinga, floresta de araucárias, pradarias, mata atlântica) separadamente, um de cada vez.

Apresentada a paisagem em foto, solicite aos alunos que descrevam a paisagem considerando os aspectos climáticos (temperatura, chuvas, umidade…) e, feito isso, que eles suponham a qual região do mapa aquela paisagem pertence. Esta primeira parte deste “mão na massa” pode ser conduzido por você instigando os alunos à discussão, ou melhor, com os alunos divididos em grupos recebendo as fotos numeradas e o mapa impressos, com o objetivo de localizar a qual das regiões delimitadas no mapa aquela paisagem fotografada pertence e se eles sabem nomear aquele ambiente apresentado. É claro que, nesse ponto, o conhecimento prévio do aluno acerca de um bioma como o Pantanal, por exemplo, com sua paisagem úmida, alagadiça em boa parte, vegetação típica e localização geográfica, poderão auxiliar o aluno a assertivas corretas, mas é importante que você, nesta etapa ou na “sistematização”, resgate os conhecimentos elaborados e construídos nas aulas anteriores, a fim de justificar a ocorrência daquela paisagem naquela localidade. O próprio Pantanal, por exemplo, localiza-se numa latitude que, em outros continentes, é indicativa de paisagens áridas e desérticas, e se estabelece no Brasil muito em função dos rios aéreos que trazem um aporte de água para a região.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Foto ilustrativa da Floresta Amazônica (Item 1 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Foto ilustrativa do Cerrado (Item 2 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Foto ilustrativa da Caatinga (Item 4 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Foto ilustrativa de Floresta de Araucárias (Item 5 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Foto ilustrativa do Pantanal (localizado na região do cerrado, atingida pelos rios aéreos, que conferem à esta região a umidade que a caracteriza).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Foto ilustrativa de Pradarias (Item 6 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Foto ilustrativa da Mata Atlântica (Item 3 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Complete a legenda designando corretamente cada bioma à sua respectiva região. Uma vez completada a legenda, com as áreas referentes aos diversos biomas brasileiros devidamente identificadas, estabeleça a discussão acerca das condições climáticas e de relevo que são determinantes para o estabelecimento de cada um destes biomas em suas respectivas regiões. Tenha em mãos o mapa de relevo do país e o esquema construído nas aulas anteriores, identificando os caminhos dos rios aéreos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Mapa de relevo para acompanhar a sistematização.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5, que tem por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. Nesta aula vamos caracterizar e localizar os diversos biomas naturais brasileiros (caatinga, cerrado, mata atlântica, floresta amazônica, clima de montanha…)

Materiais necessários para a aula: Mapa “os domínios naturais do Brasil” e fotos das diversas paisagens naturais brasileiras. Mais informações: AB’SABER, Aziz. Os Domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades Paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Também em: https://www.algosobre.com.br/geografia/dominios-morfloclimaticos-brasileiros-os-segundo-aziz-ab-saber.html.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula para os alunos. Comente com eles que esta é uma aula de conclusão do processo iniciado na aula 1 de 5, que tem como objetivo caracterizar as paisagens naturais do Brasil e que, para isso, a aula se desenvolverá de forma similar a um jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o slide para os alunos. O texto contido no slide deve servir como uma espécie de revisão daquilo que foi trabalhado nas 4 aulas anteriores, que eram preparatórias para esta aula de conclusão. Servirá também de orientação para o trabalho desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora para a classe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente o mapa político do Brasil aos alunos e discuta com eles o quanto que a informação acerca do estado permite, ou não, determinar as condições climáticas que um turista encontrará. É importante neste momento investigar as noções prévias que os alunos possuem, corretas ou não, associando os estados ou até mesmo as regiões do país ao perfil climático vigente naqueles espaços. Também é importante estabelecer que a divisão política é, em grande medida, arbitrário, desvinculada das questões climáticas e que, embora seja possível ter alguma noção de qual é o clima presente nos estados e regiões, trata-se de uma noção muito genérica, não sendo possível estabelecer “que roupa levar” para uma viagem, apenas sabendo qual é o estado de destino.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o mapa para que os alunos tenham noção de que há diversos biomas (domínios morfoclimáticos) distribuídos ao longo do território nacional e que sua distribuição está bastante bem definida e estudada. Frise que a informação referente aos biomas é bem mais relevante que a informação do estado de destino para que se defina qual roupa um turista deve levar numa eventual viagem. Material de apoio a ser entregue aos alunos, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PrMvJYBnYk3N7mXNmbTJffw7H2JHYgB9DmZeTQSr8DruPUnf3CkZR7sy9QZA/material-complementar-mao-na-massa-cie08-12tu05.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida os alunos em grupos de 4 ou 6. Para cada grupo, entregue o mapa impresso disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PrMvJYBnYk3N7mXNmbTJffw7H2JHYgB9DmZeTQSr8DruPUnf3CkZR7sy9QZA/material-complementar-mao-na-massa-cie08-12tu05.pdf. Explique a atividade que será realizada: você fará a apresentação de fotos das paisagens naturais do Brasil e, a partir delas, os alunos deverão, mediante análise das características climáticas presentes e identificáveis através das imagens, classificar (identificar a que bioma pertencem), determinar quais vestimentas são mais apropriadas para cada tipo de paisagem e tentar localizar/relacionar a paisagem da fotografia com sua respectiva região no mapa dos domínios morfogeológicos. Apresente as fotos de cada um dos biomas identificados no mapa (floresta amazônica, cerrado, caatinga, floresta de araucárias, pradarias, mata atlântica) separadamente, um de cada vez.

Apresentada a paisagem em foto, solicite aos alunos que descrevam a paisagem considerando os aspectos climáticos (temperatura, chuvas, umidade…) e, feito isso, que eles suponham a qual região do mapa aquela paisagem pertence. Esta primeira parte deste “mão na massa” pode ser conduzido por você instigando os alunos à discussão, ou melhor, com os alunos divididos em grupos recebendo as fotos numeradas e o mapa impressos, com o objetivo de localizar a qual das regiões delimitadas no mapa aquela paisagem fotografada pertence e se eles sabem nomear aquele ambiente apresentado. É claro que, nesse ponto, o conhecimento prévio do aluno acerca de um bioma como o Pantanal, por exemplo, com sua paisagem úmida, alagadiça em boa parte, vegetação típica e localização geográfica, poderão auxiliar o aluno a assertivas corretas, mas é importante que você, nesta etapa ou na “sistematização”, resgate os conhecimentos elaborados e construídos nas aulas anteriores, a fim de justificar a ocorrência daquela paisagem naquela localidade. O próprio Pantanal, por exemplo, localiza-se numa latitude que, em outros continentes, é indicativa de paisagens áridas e desérticas, e se estabelece no Brasil muito em função dos rios aéreos que trazem um aporte de água para a região.

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Orientações: Foto ilustrativa da Floresta Amazônica (Item 1 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

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Orientações: Foto ilustrativa do Cerrado (Item 2 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

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Orientações: Foto ilustrativa da Caatinga (Item 4 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

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Orientações: Foto ilustrativa de Floresta de Araucárias (Item 5 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

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Orientações: Foto ilustrativa do Pantanal (localizado na região do cerrado, atingida pelos rios aéreos, que conferem à esta região a umidade que a caracteriza).

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Orientações: Foto ilustrativa de Pradarias (Item 6 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

Slide Plano Aula

Orientações: Foto ilustrativa da Mata Atlântica (Item 3 na legenda do mapa disponibilizado aos alunos).

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Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Complete a legenda designando corretamente cada bioma à sua respectiva região. Uma vez completada a legenda, com as áreas referentes aos diversos biomas brasileiros devidamente identificadas, estabeleça a discussão acerca das condições climáticas e de relevo que são determinantes para o estabelecimento de cada um destes biomas em suas respectivas regiões. Tenha em mãos o mapa de relevo do país e o esquema construído nas aulas anteriores, identificando os caminhos dos rios aéreos.

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Orientações: Mapa de relevo para acompanhar a sistematização.

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