Atividade para impressão - Introdução
Introdução
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas das atividades.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem desconhecer o que sejam marcadores argumentativos na resenha; nesse caso, apresente o conceito para a classe. Consulte as referências sobre o assunto, caso julgue necessário.
Referências sobre o assunto:
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
HOFFMANN, Celso Almiro. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/63/47>. Acesso em: 15 set. 2018.
KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015.
PEIXOTO, Otoniel. Operadores argumentativos. 2014. Disponível em: < https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/04/operadores-argumentativos.html>. Acesso em: 15 set. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar as frases, clique aqui.
Orientações:
a) Foi difícil organizar as frases? (Espera-se que os alunos tenham encontrado pouca dificuldade na realização da tarefa). b) Qual(ais) elemento(s) guiaram a organização dos períodos? (Espera-se que os alunos sinalizem que foram guiados pelos marcadores argumentativos, ainda que não tenham, obrigatoriamente, que empregar essa nomenclatura.) c) Haveria outra possibilidade de organização do texto? Comentem. (Torne observável aos alunos que a presença de marcadores tão específicos dificilmente permitiria outra forma de organização, sem que houvesse quebra da coesão e resultasse em um texto incoerente. A única opção viável seria a inversão do primeiro parágrafo que, diante da ausência de um marcador específico, poderia iniciar o texto).
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações
Materiais complementares:
Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar as atividades, clique aqui.
Para acessar as sugestões de resposta, clique aqui.
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar as atividades, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar as atividades, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Atividade para impressão - Introdução
Introdução
Atividade para impressão - Exercício slide 6
Exercício slide 6
Resolução da atividade - Exercícios slides 6 a 8
resolução dos Exercícios slides 6 a 8
Atividade para impressão - Exercício slide 7
Exercício slide 7
Atividade para impressão - Exercício slide 8
Exercício slide 8
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, oriente que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação pelo WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Envie aos grupos os trechos que compõem a sinopse do livro “O menino do pijama listrado”, disponíveis em materiais complementares, pedindo que, em conjunto, organizem os fragmentos na ordem que acharem mais adequada. Quando acabarem, disponibilize a eles o texto original junto com as perguntas sugeridas (veja no segundo slide de Introdução). Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Envie às equipes a resenha sobre “O menino do pijama listrado” junto com as questões dos slides Desenvolvimento. Oriente, por um áudio a ser enviado às equipes, que todos leiam o texto e respondam, em conjunto, as atividades da aula, percebendo, na resenha, a presença de marcadores argumentativos. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as respostas, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, promova um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.
Fechamento
Em um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos interpretem as duas frases do slide Fechamento, perguntando se elas expressam a mesma coisa. Os alunos podem deixar as suas respostas no WhatsApp da turma para que todos tenham acesso.
Convite às famílias
Convide a família a ler ou a assistir à obra “O menino do Pijama listrado”. Incentive também a leitura de múltiplos textos em casa, pedindo que os alunos, quando lerem ou assistirem a alguma coisa, comentem sobre o que acharam aos familiares, elencando pontos fortes e fracos do livro ou do filme.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: