Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas das atividades.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem desconhecer o que sejam marcadores argumentativos na resenha; nesse caso, apresente o conceito para a classe. Consulte as referências sobre o assunto, caso julgue necessário.
Referências sobre o assunto:
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
HOFFMANN, Celso Almiro. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/63/47>. Acesso em: 15 set. 2018.
KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015.
PEIXOTO, Otoniel. Operadores argumentativos. 2014. Disponível em: < https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/04/operadores-argumentativos.html>. Acesso em: 15 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apenas leia o tema da aula para os alunos, sem se alongar em definições, que serão retomadas mais à frente .
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em quartetos e distribua cópias das frases que compõem a sinopse do livro “O menino do pijama listrado”, disponíveis em materiais complementares. A opção por grupo de quatro elementos visa à integração e possibilita um trabalho colaborativo.
- Peça aos alunos que organizem as frases, de forma a obter um parágrafo coeso e coerente. O texto original será apresentado no slide seguinte.
Materiais complementares:
Para acessar as frases, clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Apresente o texto original e peça aos alunos que comparem com o texto organizado por eles.
- Na sequência, pergunte à sala:
a) Foi difícil organizar as frases? (Espera-se que os alunos tenham encontrado pouca dificuldade na realização da tarefa). b) Qual(ais) elemento(s) guiaram a organização dos períodos? (Espera-se que os alunos sinalizem que foram guiados pelos marcadores argumentativos, ainda que não tenham, obrigatoriamente, que empregar essa nomenclatura.) c) Haveria outra possibilidade de organização do texto? Comentem. (Torne observável aos alunos que a presença de marcadores tão específicos dificilmente permitiria outra forma de organização, sem que houvesse quebra da coesão e resultasse em um texto incoerente. A única opção viável seria a inversão do primeiro parágrafo que, diante da ausência de um marcador específico, poderia iniciar o texto).
- Observe as respostas e introduza o assunto da aula, explicando, brevemente, a função dos marcadores argumentativos: termos da língua que têm por função indicar a força argumentativa dos enunciados, a direção (o sentido) para que apontam os argumentos. Você encontra mais informações sobre o assunto em referências ao professor, no primeiro slide.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações
- Exiba o slide para a classe e, no caso de estar seguindo a sequência na íntegra, retome brevemente os recursos de linguagem persuasiva e peça aos alunos que apontem exemplos no parágrafo inicial da resenha. (Exemplos de linguagem persuasiva: emprego de adjetivos como “genial”, “primorosa”, “clara”, “surpreendente”, “forte” e da construção “prende o leitor”).
- Mantenha os alunos em grupos e distribua cópias dessa resenha. O texto para impressão está disponível em materiais complementares.
- Peça voluntários para realizar a leitura oral para a sala.
Materiais complementares:
Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o slide para a turma; caso prefira, distribua cópias das atividades ligadas ao texto, disponíveis em materiais complementares.
- Peça aos grupos que reflitam sobre as questões apresentadas.
- Indique alguns representantes de cada equipe para compartilharem as conclusões com a sala.
- Na questão 1, é importante que o aluno perceba que o resenhista refere-se ao livro, que desde as páginas iniciais surpreende o leitor. Na questão 2A, verifique se os alunos perceberam que o resenhista retoma o fato de que o livro é surpreendente por revelar detalhes sobre a trama aos poucos, atraindo a atenção do leitor; na 2B, são possibilidades de resposta: o que se sucede, dessa forma...dessa maneira… desse modo… Na questão 3, um exemplo de transição se verifica em “Se por um lado foi arriscado escrever sobre a Alemanha Nazista pelos olhos de uma criança – metáfora explícita de sinceridade e, acima de tudo, inocência -, por outro foi o golpe de mestre de John Boyne e o grande diferencial deste romance.”
Materiais complementares:
Para acessar as atividades, clique aqui.
Para acessar as sugestões de resposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o novo slide para a turma; caso prefira, distribua cópias das atividades ligadas ao texto, disponíveis em materiais complementares.
- Novamente, peça aos grupos que reflitam sobre as questões apresentadas.
- Indique novos representantes de cada equipe para compartilharem as conclusões com a sala.
- Na questão 4A, a resposta correta é o item III; na 4B, espera-se que os alunos percebam que se trata de uma pergunta retórica, ou seja, uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, mas sim promover uma reflexão do leitor sobre determinado assunto; por fim, na questão 5, espera-se que o aluno perceba, através dos argumentos elencados, que a função do texto é estimular a leitura do livro. Caso julgue necessário, acesse também as respostas esperadas.
Materiais complementares:
Para acessar as atividades, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Agora, peça aos alunos que se dividam em duplas.
- Apresente o slide acima e peça aos pares que identifiquem as expressões atitudinais presentes nos enunciados, explicando de que forma a presença delas interfere na argumentação estabelecida. As respostas esperadas são:
- Ainda – Há uma ideia de concessão implícita: o livro, aparentemente, tem problemas, mas, no geral, vale a pena ser lido.
- Melhor – Fica implícita a ideia de que o livro tem qualidades; dentre elas, a melhor é que a história é baseada em fatos reais.
- De fato – a expressão reforça a opinião do emissor sobre o caráter intrigante da obra.
- Até – O emissor não faz uma objeção contundente ao fato de assistir ao filme, mas faz uma ressalva de que preferia ler o livro em primeiro lugar.
- Já – demonstra a surpresa do interlocutor diante da rapidez na leitura apresentada pelo outro.
Materiais complementares:
Para acessar as atividades, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que, individualmente, reflitam e comentem sobre a questão apresentada. espera-se que eles percebam que, da forma como foram construídos, os enunciados apontam para direções diferentes. No primeiro, o argumento de que o livro é bom é enfraquecido pela sua extensão; no segundo, a direção é oposta: o fato de o livro ser bom faz com que a extensão da obra não a prejudique.
- A seguir,peça a eles que compartilhem suas conclusões com a classe. (indique voluntários, incentivando a participação do maior número possível de alunos.)
- Torne observável aos alunos que, além de garantirem a coesão e a coerência, o uso dos marcadores argumentativos deve sinalizar, implícita ou explicitamente, a direção do pensamento do emissor.