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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Relação entre as populações humanas e a ação das placas tectônicas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre de que maneiras a população humana lida e convive com os fenômenos sísmicos provocados pelo movimento das placas tectônicas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É mais bem desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE7_15TU01, CIE7_15TU02, CIE7_15TU03 e CIE7_15TU04.

Materiais necessários para a aula: papéis diversificados, papelão, palitos de madeira (sorvete), palitos de dente, massa de modelar, areia/terra, água, bacias, elásticos, fita adesiva, cola, lápis para desenho diversificados e pequenos brinquedos que representem elementos da paisagem (pessoas, animais, vegetação, etc.).

Material de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o título para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Explique aos alunos que a comunidade científica e a sociedade em geral só passou a ter conhecimento sobre a estrutura do interior do planeta e a dinâmica das placas tectônicas a partir do século XX, ou seja, após toda a história de ocupação dos continentes pela humanidade já ter se estabelecido, assim como a formação das sociedades humanas e suas culturas (países, comunidades etc.). Utilize as imagens presentes no slide para dar ênfase ao fato de que existem situações bem distintas de convivência entre os seres humanos que vivem em um determinado lugar e as consequências oriundas da movimentação das placas tectônicas. Os países desenvolvidos possuem um avançado conhecimento científico e tecnológico para lidar com as consequências do movimento das placas (o Japão, por exemplo, retratado na imagem mais acima no slide), enquanto os países em subdesenvolvimento ou estado de pobreza extrema praticamente não possuem nenhum meio de se prevenir desses fenômenos naturais (o Haiti, por exemplo, retratado na imagem mais abaixo no slide).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas ideias. Independente do que for exposto, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: O objetivo da atividade que deve ser desenvolvida nessa etapa da aula é trabalhar em equipe na busca de técnicas que ajudem a evitar os efeitos da ação de terremotos. Para isso, a turma deve ser inicialmente organizada em grupos compostos preferencialmente por 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve construir em equipe alguma ideia que impeça ou minimize os efeitos dos tremores (terremotos) sobre as construções de uma cidade. Após essa idealização, cada grupo deve confeccionar um modelo (maquete) que demonstre o que desenvolveu. Para a confecção dos modelos, disponibilize aos alunos os seguintes materiais: papéis diversificados, papelão, palitos de madeira (sorvete), palitos de dente, massa de modelar, areia/terra, água, bacias, elásticos, fita adesiva, cola, lápis para desenho diversificados, pequenos brinquedos que representem elementos da paisagem (pessoas, animais, vegetação, etc.), barbante e outras materiais que julgar adequado. Reaproveitamento de materiais que seriam descartados também é uma boa opção de uso. Auxilie os alunos ao longo da realização da atividade, orientando cada grupo sobre o que deve ser desenvolvido. Busque realizar a organização dos grupos, distribuição dos materiais e explicação da atividade em até 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 28 minutos para a realização da atividade em si.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para que cada grupo de alunos exponha os resultados da atividade: ideia e modelo (maquete). O tempo sugerido para este slide em específico é de até 6 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha os exemplos de tecnologias empregadas na prevenção dos efeitos dos fenômenos sísmicos nas imagens contidas no slide e busque relacionar com os modelos que foram apresentados pelos alunos, caso seja possível. Essas imagens apresentam técnicas da engenharia sísmica empregadas na construção de prédios no Japão, um dos países que convive com fenômenos sísmicos constantemente e que precisou se adaptar a essa condição natural. A imagem superior esquerda mostra uma estrutura de grande peso, em forma de pêndulo e que serve para gerar contrapeso ao balanço de prédios de grande altura. A imagem superior direita mostra como a vidraçaria das janelas dos prédios estão adaptadas para ter amortecimento na hora dos tremores causados pelos terremotos. A imagem inferior esquerda mostra um sistema de amortecimento situado no alicerce e no interior das paredes de um prédio. A imagem inferior direita mostra um prédio de pequeno porte com paredes reforçadas. Retome a questão disparadora e enfatize a importância do conhecimento científico para o desenvolvimento de novas tecnologias. O tempo sugerido para este slide em específico é de até 4 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É mais bem desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE7_15TU01, CIE7_15TU02, CIE7_15TU03 e CIE7_15TU04.

Materiais necessários para a aula: papéis diversificados, papelão, palitos de madeira (sorvete), palitos de dente, massa de modelar, areia/terra, água, bacias, elásticos, fita adesiva, cola, lápis para desenho diversificados e pequenos brinquedos que representem elementos da paisagem (pessoas, animais, vegetação, etc.).

Material de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o título para os alunos.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Explique aos alunos que a comunidade científica e a sociedade em geral só passou a ter conhecimento sobre a estrutura do interior do planeta e a dinâmica das placas tectônicas a partir do século XX, ou seja, após toda a história de ocupação dos continentes pela humanidade já ter se estabelecido, assim como a formação das sociedades humanas e suas culturas (países, comunidades etc.). Utilize as imagens presentes no slide para dar ênfase ao fato de que existem situações bem distintas de convivência entre os seres humanos que vivem em um determinado lugar e as consequências oriundas da movimentação das placas tectônicas. Os países desenvolvidos possuem um avançado conhecimento científico e tecnológico para lidar com as consequências do movimento das placas (o Japão, por exemplo, retratado na imagem mais acima no slide), enquanto os países em subdesenvolvimento ou estado de pobreza extrema praticamente não possuem nenhum meio de se prevenir desses fenômenos naturais (o Haiti, por exemplo, retratado na imagem mais abaixo no slide).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas ideias. Independente do que for exposto, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

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Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: O objetivo da atividade que deve ser desenvolvida nessa etapa da aula é trabalhar em equipe na busca de técnicas que ajudem a evitar os efeitos da ação de terremotos. Para isso, a turma deve ser inicialmente organizada em grupos compostos preferencialmente por 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve construir em equipe alguma ideia que impeça ou minimize os efeitos dos tremores (terremotos) sobre as construções de uma cidade. Após essa idealização, cada grupo deve confeccionar um modelo (maquete) que demonstre o que desenvolveu. Para a confecção dos modelos, disponibilize aos alunos os seguintes materiais: papéis diversificados, papelão, palitos de madeira (sorvete), palitos de dente, massa de modelar, areia/terra, água, bacias, elásticos, fita adesiva, cola, lápis para desenho diversificados, pequenos brinquedos que representem elementos da paisagem (pessoas, animais, vegetação, etc.), barbante e outras materiais que julgar adequado. Reaproveitamento de materiais que seriam descartados também é uma boa opção de uso. Auxilie os alunos ao longo da realização da atividade, orientando cada grupo sobre o que deve ser desenvolvido. Busque realizar a organização dos grupos, distribuição dos materiais e explicação da atividade em até 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 28 minutos para a realização da atividade em si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para que cada grupo de alunos exponha os resultados da atividade: ideia e modelo (maquete). O tempo sugerido para este slide em específico é de até 6 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha os exemplos de tecnologias empregadas na prevenção dos efeitos dos fenômenos sísmicos nas imagens contidas no slide e busque relacionar com os modelos que foram apresentados pelos alunos, caso seja possível. Essas imagens apresentam técnicas da engenharia sísmica empregadas na construção de prédios no Japão, um dos países que convive com fenômenos sísmicos constantemente e que precisou se adaptar a essa condição natural. A imagem superior esquerda mostra uma estrutura de grande peso, em forma de pêndulo e que serve para gerar contrapeso ao balanço de prédios de grande altura. A imagem superior direita mostra como a vidraçaria das janelas dos prédios estão adaptadas para ter amortecimento na hora dos tremores causados pelos terremotos. A imagem inferior esquerda mostra um sistema de amortecimento situado no alicerce e no interior das paredes de um prédio. A imagem inferior direita mostra um prédio de pequeno porte com paredes reforçadas. Retome a questão disparadora e enfatize a importância do conhecimento científico para o desenvolvimento de novas tecnologias. O tempo sugerido para este slide em específico é de até 4 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

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