Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Encaminhe aos alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula: Vamos discutir sobre moradia? Comente que irão produzir um texto oral curto para colocarem em prática as estratégias de introdução e de retomada no texto, ou seja, de introdução e de progressão referencial. Ressalte que produzirão um texto oral e farão a análise do que produziram. Para isso, precisarão de muita organização para cumprir o objetivo da aula.
Introdução
Divida a turma em cinco grupos. Solicite que se organizem em grupos pelo WhatsApp, combinando momentos específicos de encontros por chamada de vídeo ou áudio. Apresente a seguinte situação hipotética: os alunos foram convidados para participarem de um documentário sobre o uso das novas tecnologias por jovens nos dias de hoje, que será veiculado principalmente entre educadores e pais, para mostrar a importância da utilização desses aparelhos. Após apresentar essas informações relacionadas à situação comunicativa, que tem caráter mais formal e exige a variante padrão, dê os comandos disponíveis aqui.
Desenvolvimento
Dê início à atividade orientando, supervisionando os trabalhos das equipes e cronometrando o tempo de acordo com a organização: discussão sobre o tema e planejamento do conteúdo; gravação do vídeo. Ao final das gravações, peça que as encaminhem a você e aos colegas pelo grupo do WhatsApp. É importante que consigam introduzir e manter a progressão referencial no texto utilizando-se dos variados recursos já apresentados nesta e nas aulas anteriores desta sequência de atividades. Ao final de cada vídeo, faça os seguintes questionamentos: qual objeto foi introduzido inicialmente no texto? Como esse objeto foi retomado? O grupo utilizou quais estratégias para retomá-lo? Quais seriam outras possibilidades de retomada desses objetos para promover a progressão no texto por meio das retomadas?
Fechamento
Ao final das apresentações, retome mais uma a importância da introdução de objetos no texto, da retomada desses objetos e da introdução de novos para que o texto progrida. Peça aos alunos para avaliarem brevemente a atividade da qual participaram. A avaliação pode se dar com a utilização de emojis (curtir ou não curtir - sorriso, sério ou triste). Feche a aula reforçando a importância da utilização desses recursos na produção do texto e da necessidade de domínio de um bom repertório para que todos possamos interagir de maneira produtiva nos contextos mais formais.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a conversar com os alunos e dar seus depoimentos em relação à tecnologia e à educação: será que podem caminhar juntas? Quais as possibilidades?