Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, smartphone.
Obs.: Para a realização do trabalho, faça um levantamento entre os alunos sobre quem tem telefones celulares com a opção de filmagem e com cabo USB para que levem para a aula. É importante que isso seja avisado com antecedência tanto para os alunos como para a coordenação pedagógica, pois o aparelho será utilizado para fins educativos.
Dificuldades antecipadas: Textualizar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial na produção de textos orais.
Referências sobre o assunto:
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. 3ª ed. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão produzir um texto oral curto para que ponham em prática as estratégias de introdução e de retomada no texto, ou seja, de introdução e de progressão referencial. Ressalte que eles produzirão texto oral na sala e farão a análise do que produziram. Para isso, precisarão de muita organização para cumprir com o objetivo da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Divida a turma em cinco grupos. Cada grupo deve ter no mínimo um telefone celular para realizar a gravação.
- Apresente a seguinte seguinte situação hipotética: os alunos foram convidados a participar de um documentário sobre o uso das novas tecnologias por jovens nos dias de hoje, que será veiculado principalmente entre educadores e pais para mostrar a importância da utilização destes aparelhos. Após apresentar essas informações relacionadas à situação comunicativa, que tem caráter mais formal e exige a variante padrão, dê os comandos a seguir.
- Discutam entre si sobre como os telefones celulares podem ajudar os jovens a estudar e a aprender na escola.
- Anotem as ideias apresentadas no caderno. Essas anotações são importantes para a produção do texto. Lembrem-se que vocês podem dar exemplos de aplicativos e também podem dar exemplos pessoais para defender a ideia.
- Escolham um ou dois alunos do grupo que farão a gravação do depoimento.
- Realizem a gravação do vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, apresentando as ideias discutidas em grupo.
- Utilizem os conhecimentos aprendidos nas duas aulas anteriores: introduzam a informação principal e retomem-na utilizando recursos como uso de sinônimo, de outras expressões ou de pronomes. Lembrem-se quem seriam os possíveis interlocutores do seu vídeo: educadores, pais e comunidade escolar.
- Passe o arquivo da gravação ao professor/à professora, para que ele/ela faça os próximos procedimentos de análise.
Material complementar: Para imprimir os comandos clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Dê início à atividade orientando, supervisionando os trabalhos das equipes e cronometrando o tempo de acordo com a seguinte organização:
- Discussão sobre o tema e planejamento do conteúdo: até 5 minutos.
- Organização e gravação do vídeo: até 5 minutos. O vídeo pode ser gravado dentro da sala de aula, mas também é interessante que utilizem algum outro espaço da escola, desde que seja permitido pela coordenação e que os alunos façam adequada gestão do tempo.
2. Para esta parte, sugere-se o tempo de 25 minutos. Ao final das gravações, recolha os arquivos para exibição na sala de aula e análise.
3. Lembre-se que a aula está pautada na prática de linguagem “Análise Linguística e Semiótica” com o foco na utilização dos recursos de introdução e retomada em contextos formais de produção da linguagem. É importante que os alunos consigam introduzir e manter a progressão referencial no texto utilizando-se dos variados recursos já apresentados nesta e nas outras aulas anteriores desta sequência de atividades.
4. Parabenize o trabalho desenvolvido pelas equipes, exiba cada vídeo e, ao final de cada um, faça os seguintes questionamentos: Qual objeto foi introduzido inicialmente no texto? Como esse objeto foi retomado? O grupo utilizou quais estratégias para retomá-lo? Quais seriam as outras possibilidades de retomada desses objetos para promover a progressão no texto por meio das retomadas?
5. Se necessário, anote trechos no quadro branco para analisar juntamente com os alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Ao final das apresentações, retome mais uma vez sobre a importância da introdução de objetos no texto, da retomada desses objetos e da introdução de novos para que o texto progrida.
- Peça aos alunos para avaliarem brevemente a atividade da qual participaram.
- Feche a aula reforçando a importância da utilização desses recursos na produção do texto e da necessidade de domínio de um bom repertório para que todos possamos interagir de maneira produtiva nos contextos mais formais.