14577
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uma introdução à referenciação e progressão referencial no gênero documentário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre gênero documentário

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, smartphone.

Obs.: Para a realização do trabalho, faça um levantamento entre os alunos sobre quem tem telefones celulares com a opção de filmagem e com cabo USB para que levem para a aula. É importante que isso seja avisado com antecedência tanto para os alunos como para a coordenação pedagógica, pois o aparelho será utilizado para fins educativos.

Dificuldades antecipadas: Textualizar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial na produção de textos orais.

Referências sobre o assunto:

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. 3ª ed. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão produzir um texto oral curto para que ponham em prática as estratégias de introdução e de retomada no texto, ou seja, de introdução e de progressão referencial. Ressalte que eles produzirão texto oral na sala e farão a análise do que produziram. Para isso, precisarão de muita organização para cumprir com o objetivo da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em cinco grupos. Cada grupo deve ter no mínimo um telefone celular para realizar a gravação.
  • Apresente a seguinte seguinte situação hipotética: os alunos foram convidados a participar de um documentário sobre o uso das novas tecnologias por jovens nos dias de hoje, que será veiculado principalmente entre educadores e pais para mostrar a importância da utilização destes aparelhos. Após apresentar essas informações relacionadas à situação comunicativa, que tem caráter mais formal e exige a variante padrão, dê os comandos a seguir.
  • Discutam entre si sobre como os telefones celulares podem ajudar os jovens a estudar e a aprender na escola.
  • Anotem as ideias apresentadas no caderno. Essas anotações são importantes para a produção do texto. Lembrem-se que vocês podem dar exemplos de aplicativos e também podem dar exemplos pessoais para defender a ideia.
  • Escolham um ou dois alunos do grupo que farão a gravação do depoimento.
  • Realizem a gravação do vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, apresentando as ideias discutidas em grupo.
  • Utilizem os conhecimentos aprendidos nas duas aulas anteriores: introduzam a informação principal e retomem-na utilizando recursos como uso de sinônimo, de outras expressões ou de pronomes. Lembrem-se quem seriam os possíveis interlocutores do seu vídeo: educadores, pais e comunidade escolar.
  • Passe o arquivo da gravação ao professor/à professora, para que ele/ela faça os próximos procedimentos de análise.

Material complementar: Para imprimir os comandos clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Dê início à atividade orientando, supervisionando os trabalhos das equipes e cronometrando o tempo de acordo com a seguinte organização:
  • Discussão sobre o tema e planejamento do conteúdo: até 5 minutos.
  • Organização e gravação do vídeo: até 5 minutos. O vídeo pode ser gravado dentro da sala de aula, mas também é interessante que utilizem algum outro espaço da escola, desde que seja permitido pela coordenação e que os alunos façam adequada gestão do tempo.

2. Para esta parte, sugere-se o tempo de 25 minutos. Ao final das gravações, recolha os arquivos para exibição na sala de aula e análise.

3. Lembre-se que a aula está pautada na prática de linguagem “Análise Linguística e Semiótica” com o foco na utilização dos recursos de introdução e retomada em contextos formais de produção da linguagem. É importante que os alunos consigam introduzir e manter a progressão referencial no texto utilizando-se dos variados recursos já apresentados nesta e nas outras aulas anteriores desta sequência de atividades.

4. Parabenize o trabalho desenvolvido pelas equipes, exiba cada vídeo e, ao final de cada um, faça os seguintes questionamentos: Qual objeto foi introduzido inicialmente no texto? Como esse objeto foi retomado? O grupo utilizou quais estratégias para retomá-lo? Quais seriam as outras possibilidades de retomada desses objetos para promover a progressão no texto por meio das retomadas?

5. Se necessário, anote trechos no quadro branco para analisar juntamente com os alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final das apresentações, retome mais uma vez sobre a importância da introdução de objetos no texto, da retomada desses objetos e da introdução de novos para que o texto progrida.
  • Peça aos alunos para avaliarem brevemente a atividade da qual participaram.
  • Feche a aula reforçando a importância da utilização desses recursos na produção do texto e da necessidade de domínio de um bom repertório para que todos possamos interagir de maneira produtiva nos contextos mais formais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, smartphone.

Obs.: Para a realização do trabalho, faça um levantamento entre os alunos sobre quem tem telefones celulares com a opção de filmagem e com cabo USB para que levem para a aula. É importante que isso seja avisado com antecedência tanto para os alunos como para a coordenação pedagógica, pois o aparelho será utilizado para fins educativos.

Dificuldades antecipadas: Textualizar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial na produção de textos orais.

Referências sobre o assunto:

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. 3ª ed. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão produzir um texto oral curto para que ponham em prática as estratégias de introdução e de retomada no texto, ou seja, de introdução e de progressão referencial. Ressalte que eles produzirão texto oral na sala e farão a análise do que produziram. Para isso, precisarão de muita organização para cumprir com o objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em cinco grupos. Cada grupo deve ter no mínimo um telefone celular para realizar a gravação.
  • Apresente a seguinte seguinte situação hipotética: os alunos foram convidados a participar de um documentário sobre o uso das novas tecnologias por jovens nos dias de hoje, que será veiculado principalmente entre educadores e pais para mostrar a importância da utilização destes aparelhos. Após apresentar essas informações relacionadas à situação comunicativa, que tem caráter mais formal e exige a variante padrão, dê os comandos a seguir.
  • Discutam entre si sobre como os telefones celulares podem ajudar os jovens a estudar e a aprender na escola.
  • Anotem as ideias apresentadas no caderno. Essas anotações são importantes para a produção do texto. Lembrem-se que vocês podem dar exemplos de aplicativos e também podem dar exemplos pessoais para defender a ideia.
  • Escolham um ou dois alunos do grupo que farão a gravação do depoimento.
  • Realizem a gravação do vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, apresentando as ideias discutidas em grupo.
  • Utilizem os conhecimentos aprendidos nas duas aulas anteriores: introduzam a informação principal e retomem-na utilizando recursos como uso de sinônimo, de outras expressões ou de pronomes. Lembrem-se quem seriam os possíveis interlocutores do seu vídeo: educadores, pais e comunidade escolar.
  • Passe o arquivo da gravação ao professor/à professora, para que ele/ela faça os próximos procedimentos de análise.

Material complementar: Para imprimir os comandos clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Dê início à atividade orientando, supervisionando os trabalhos das equipes e cronometrando o tempo de acordo com a seguinte organização:
  • Discussão sobre o tema e planejamento do conteúdo: até 5 minutos.
  • Organização e gravação do vídeo: até 5 minutos. O vídeo pode ser gravado dentro da sala de aula, mas também é interessante que utilizem algum outro espaço da escola, desde que seja permitido pela coordenação e que os alunos façam adequada gestão do tempo.

2. Para esta parte, sugere-se o tempo de 25 minutos. Ao final das gravações, recolha os arquivos para exibição na sala de aula e análise.

3. Lembre-se que a aula está pautada na prática de linguagem “Análise Linguística e Semiótica” com o foco na utilização dos recursos de introdução e retomada em contextos formais de produção da linguagem. É importante que os alunos consigam introduzir e manter a progressão referencial no texto utilizando-se dos variados recursos já apresentados nesta e nas outras aulas anteriores desta sequência de atividades.

4. Parabenize o trabalho desenvolvido pelas equipes, exiba cada vídeo e, ao final de cada um, faça os seguintes questionamentos: Qual objeto foi introduzido inicialmente no texto? Como esse objeto foi retomado? O grupo utilizou quais estratégias para retomá-lo? Quais seriam as outras possibilidades de retomada desses objetos para promover a progressão no texto por meio das retomadas?

5. Se necessário, anote trechos no quadro branco para analisar juntamente com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final das apresentações, retome mais uma vez sobre a importância da introdução de objetos no texto, da retomada desses objetos e da introdução de novos para que o texto progrida.
  • Peça aos alunos para avaliarem brevemente a atividade da qual participaram.
  • Feche a aula reforçando a importância da utilização desses recursos na produção do texto e da necessidade de domínio de um bom repertório para que todos possamos interagir de maneira produtiva nos contextos mais formais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP56 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano