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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O papel coesivo dos marcadores espaciais em biografias romanceadas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre O papel coesivo dos marcadores espaciais em biografias romanceadas

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado através do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Através das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, Mapa-múndi (projete uma imagem do mapa ou traga o próprio mapa para a sala); cópias de textos, cópias de série de exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a função dos pronomes e advérbios como importantes marcadores espaciais; nesse caso, talvez seja necessário recordar as funções dessas classes morfológicas para garantir a coesão textual. Além disso, espera-se que os alunos já tenham domínio sobre os conceitos de coesão e coerência; caso julgue necessário, retome o sentido dos termos: coesão - ligação harmoniosa entre as partes, utilizada na gramática como forma de obter um enunciado claro e de fácil compreensão; coerência - sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2018

TEIXEIRA, José. De cá para lá e de aqui para aí: rede de valores semânticos dos marcadores espaciais cá/lá/(acolá) e aqui/aí/ali. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4579.pdf>. Acesso em 23 out. 2018.

Para maiores informações sobre “coerência”, acesse https://www.significados.com.br/coerencia/

Para maiores informações sobre “coesão”, acesse https://www.significados.com.br/coesao/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e questione a turma sobre o significado de “marcadores espaciais”.
  • Caso julgue necessário, retome o conceito com a classe, explicando aos alunos que, nas biografias romanceadas, os marcadores espaciais servem para situar o leitor no espaço em que se passa a narrativa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que o vídeo resume, em poucos minutos, a trajetória de Frida Kahlo.
  • Exiba o vídeo, disponível aqui.

MILANO, Natália. #2 FRIDA KAHLO / O Álbum das Mulheres Incríveis. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kOmaiyYfKpY>.

  • Questione os alunos se os fatos apresentados já eram de seu conhecimento ou ampliaram sua visão sobre a artista mexicana.
  • Dê especial destaque aos lugares pelos quais Frida Kahlo passou, pedindo aos alunos que enumerem aqueles citados no vídeo. (No vídeo são citados México (em especial a casa azul) e Nova Iorque).

Materiais complementares: Há outros documentários e filmes sobre Frida, disponíveis na internet. Para acessar outro excelente material, clique aqui.

Frida Kahlo 50 fatos. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=USFTW161nQk>. Acesso em 5 de dezembro de 2018

Caso deseje, indique aos alunos o longa-metragem sobre a vida dessa artista, intitulado Frida (direção de Julie Taymor, 2002), protagonizado pela atriz Salma Hayek.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide com o fragmento do texto e distribua cópias da versão ampliada, disponível em materiais complementares, aos alunos.
  • Solicite voluntários para realizar uma leitura compartilhada do texto.
  • Exiba um mapa-múndi e auxilie os alunos na localização das regiões mencionadas no texto.

Materiais complementares:

Para ter acesso à versão ampliada do texto, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna os alunos em duplas e peça a eles que discutam as questões acima. Exiba o slide ou distribua cópias das questões disponíveis em materiais complementares. O trabalho em duplas será útil para uma troca rápida de ideias na localização de informações que não estão na superfície do texto.
  • Solicite a algumas duplas que relatem suas conclusões para a sala.

São respostas esperadas: Em 1) - O texto faz referência a uma Europa mais elitizada em termos de cultura: França, Holanda, Bélgica, Inglaterra Itália… berços de grandes mestres da pintura; em 2) “Aquela”; em 3) O termo denota distanciamento. Observe que o pronome em questão é empregado para descrever aquilo que não está próximo do emissor.

Materiais complementares: Para cópias das perguntas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que retomem a leitura do texto e, ainda em duplas, respondam às questões propostas.
  • Indique outras duplas para compartilharem suas respostas.
  • Conduza a correção. As respostas esperadas são: em 4) Lá=Paris/ dessa= Viagem à Itália (em que conheceu Pompéia, Veneza, Florença, Verona, Ravena)/ Aí= México; em 5) Espera-se que o aluno perceba que o emprego de tais palavras melhora a coesão do texto, eliminando repetições que poderiam prejudicar o estilo do autor. Os marcadores espaciais (e temporais) contribuem para situar o leitor e garantir a coesão textual.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba esse novo slide para a classe.
  • Leia o texto do novo exercício para a sala, reforçando a pronúncia das palavras repetidas, para que o aluno perceba que as repetições prejudicam a fluência da leitura.
  • Após a leitura, pergunte aos alunos:
  • Observe as palavras em destaque. Qual o efeito que tantas repetições causam? Espera-se que os alunos percebam que as repetições empobrecem o texto.
  • O que as palavras em negrito demarcam? Os alunos devem observar que as palavras demarcam espaços.
    O que seria necessário para que a leitura fluísse melhor? É importante que o aluno perceba que teríamos que eliminar tantas repetições, através do emprego de sinônimos, adjetivos e advérbios, por exemplo.
  • Por fim, peça aos alunos que, individualmente, reescrevam o enunciado, eliminando termos repetidos ou substituindo as palavras destacadas por outros marcadores espaciais, melhorando a coesão do texto.
  • Caso prefira, distribua cópias do exercício, disponíveis em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o exercício, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua cópias de um novo texto aos alunos. A versão completa está disponível em materiais complementares.
  • Solicite voluntários para realizar a leitura compartilhada do texto.
  • Peça aos alunos que, individualmente, desenhem esse quadro, buscando seguir as indicações presentes no texto. A proposta tem por objetivo demonstrar como a presença de marcadores espaciais de fato guiam o leitor, de forma que a disposição dos elementos nos desenhos devem se aproximar da obra original.
  • Finalizados os esboços, peça aos alunos que comparem os desenhos com os colegas, identificando semelhanças e diferenças entre as imagens.

Materiais complementares: Para acessar o texto na íntegra, acesse aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Exiba a imagem do quadro original, acessando https://artsandculture.google.com/story/-QLCA772QViFIg?hl=pt-BRarteref.com/exposicoes-2/retrato-de-kahlo-nao-poderia-ir-para-os-eua-em-um-momento-melhor/
  • Pergunte aos alunos se o quadro assemelha-se ao que eles imaginaram.
  • Retome a leitura do texto anterior mais uma vez, relacionando os marcadores espaciais empregados pelo narrador com a disposição dos elementos do quadro. Por exemplo, a bandeira dos EUA no alto, à direita, assim como todos os elementos que remetem à Detroit, como as chaminés e os prédios. À esquerda, elementos que remetem ao México, como o templo asteca, vestígios pré-colombianos.
  • Por fim, pergunte à classe: Qual a finalidade de marcadores espaciais em um texto? Espera-se que os alunos concluam que os marcadores situam a narrativa no espaço, além de contribuírem para a coesão e coerência textual.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado através do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Através das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, Mapa-múndi (projete uma imagem do mapa ou traga o próprio mapa para a sala); cópias de textos, cópias de série de exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a função dos pronomes e advérbios como importantes marcadores espaciais; nesse caso, talvez seja necessário recordar as funções dessas classes morfológicas para garantir a coesão textual. Além disso, espera-se que os alunos já tenham domínio sobre os conceitos de coesão e coerência; caso julgue necessário, retome o sentido dos termos: coesão - ligação harmoniosa entre as partes, utilizada na gramática como forma de obter um enunciado claro e de fácil compreensão; coerência - sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2018

TEIXEIRA, José. De cá para lá e de aqui para aí: rede de valores semânticos dos marcadores espaciais cá/lá/(acolá) e aqui/aí/ali. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4579.pdf>. Acesso em 23 out. 2018.

Para maiores informações sobre “coerência”, acesse https://www.significados.com.br/coerencia/

Para maiores informações sobre “coesão”, acesse https://www.significados.com.br/coesao/

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e questione a turma sobre o significado de “marcadores espaciais”.
  • Caso julgue necessário, retome o conceito com a classe, explicando aos alunos que, nas biografias romanceadas, os marcadores espaciais servem para situar o leitor no espaço em que se passa a narrativa.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que o vídeo resume, em poucos minutos, a trajetória de Frida Kahlo.
  • Exiba o vídeo, disponível aqui.

MILANO, Natália. #2 FRIDA KAHLO / O Álbum das Mulheres Incríveis. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kOmaiyYfKpY>.

  • Questione os alunos se os fatos apresentados já eram de seu conhecimento ou ampliaram sua visão sobre a artista mexicana.
  • Dê especial destaque aos lugares pelos quais Frida Kahlo passou, pedindo aos alunos que enumerem aqueles citados no vídeo. (No vídeo são citados México (em especial a casa azul) e Nova Iorque).

Materiais complementares: Há outros documentários e filmes sobre Frida, disponíveis na internet. Para acessar outro excelente material, clique aqui.

Frida Kahlo 50 fatos. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=USFTW161nQk>. Acesso em 5 de dezembro de 2018

Caso deseje, indique aos alunos o longa-metragem sobre a vida dessa artista, intitulado Frida (direção de Julie Taymor, 2002), protagonizado pela atriz Salma Hayek.

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Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide com o fragmento do texto e distribua cópias da versão ampliada, disponível em materiais complementares, aos alunos.
  • Solicite voluntários para realizar uma leitura compartilhada do texto.
  • Exiba um mapa-múndi e auxilie os alunos na localização das regiões mencionadas no texto.

Materiais complementares:

Para ter acesso à versão ampliada do texto, clique aqui.

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Orientações:

  • Reúna os alunos em duplas e peça a eles que discutam as questões acima. Exiba o slide ou distribua cópias das questões disponíveis em materiais complementares. O trabalho em duplas será útil para uma troca rápida de ideias na localização de informações que não estão na superfície do texto.
  • Solicite a algumas duplas que relatem suas conclusões para a sala.

São respostas esperadas: Em 1) - O texto faz referência a uma Europa mais elitizada em termos de cultura: França, Holanda, Bélgica, Inglaterra Itália… berços de grandes mestres da pintura; em 2) “Aquela”; em 3) O termo denota distanciamento. Observe que o pronome em questão é empregado para descrever aquilo que não está próximo do emissor.

Materiais complementares: Para cópias das perguntas, clique aqui.

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Orientações:

  • Peça aos alunos que retomem a leitura do texto e, ainda em duplas, respondam às questões propostas.
  • Indique outras duplas para compartilharem suas respostas.
  • Conduza a correção. As respostas esperadas são: em 4) Lá=Paris/ dessa= Viagem à Itália (em que conheceu Pompéia, Veneza, Florença, Verona, Ravena)/ Aí= México; em 5) Espera-se que o aluno perceba que o emprego de tais palavras melhora a coesão do texto, eliminando repetições que poderiam prejudicar o estilo do autor. Os marcadores espaciais (e temporais) contribuem para situar o leitor e garantir a coesão textual.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba esse novo slide para a classe.
  • Leia o texto do novo exercício para a sala, reforçando a pronúncia das palavras repetidas, para que o aluno perceba que as repetições prejudicam a fluência da leitura.
  • Após a leitura, pergunte aos alunos:
  • Observe as palavras em destaque. Qual o efeito que tantas repetições causam? Espera-se que os alunos percebam que as repetições empobrecem o texto.
  • O que as palavras em negrito demarcam? Os alunos devem observar que as palavras demarcam espaços.
    O que seria necessário para que a leitura fluísse melhor? É importante que o aluno perceba que teríamos que eliminar tantas repetições, através do emprego de sinônimos, adjetivos e advérbios, por exemplo.
  • Por fim, peça aos alunos que, individualmente, reescrevam o enunciado, eliminando termos repetidos ou substituindo as palavras destacadas por outros marcadores espaciais, melhorando a coesão do texto.
  • Caso prefira, distribua cópias do exercício, disponíveis em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o exercício, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

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Orientações:

  • Distribua cópias de um novo texto aos alunos. A versão completa está disponível em materiais complementares.
  • Solicite voluntários para realizar a leitura compartilhada do texto.
  • Peça aos alunos que, individualmente, desenhem esse quadro, buscando seguir as indicações presentes no texto. A proposta tem por objetivo demonstrar como a presença de marcadores espaciais de fato guiam o leitor, de forma que a disposição dos elementos nos desenhos devem se aproximar da obra original.
  • Finalizados os esboços, peça aos alunos que comparem os desenhos com os colegas, identificando semelhanças e diferenças entre as imagens.

Materiais complementares: Para acessar o texto na íntegra, acesse aqui.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Exiba a imagem do quadro original, acessando https://artsandculture.google.com/story/-QLCA772QViFIg?hl=pt-BRarteref.com/exposicoes-2/retrato-de-kahlo-nao-poderia-ir-para-os-eua-em-um-momento-melhor/
  • Pergunte aos alunos se o quadro assemelha-se ao que eles imaginaram.
  • Retome a leitura do texto anterior mais uma vez, relacionando os marcadores espaciais empregados pelo narrador com a disposição dos elementos do quadro. Por exemplo, a bandeira dos EUA no alto, à direita, assim como todos os elementos que remetem à Detroit, como as chaminés e os prédios. À esquerda, elementos que remetem ao México, como o templo asteca, vestígios pré-colombianos.
  • Por fim, pergunte à classe: Qual a finalidade de marcadores espaciais em um texto? Espera-se que os alunos concluam que os marcadores situam a narrativa no espaço, além de contribuírem para a coesão e coerência textual.

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