14573
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A função dos marcadores temporais em biografias romanceadas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A função dos marcadores temporais em biografias romanceadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio de sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Diga que os alunos irão estudar os marcadores textuais por meio de biografias. Anuncie que, para esta aula, será interessante que os alunos se organizem em grupos, utilizando o WhatsApp, para realizar a atividade. Ainda no mesmo áudio ou vídeo, diga que eles devem assistir ao vídeo indicado no plano (envie-o via link pelo WhatsApp ou por e-mail), pedindo que fiquem atentos à passagem de tempo. Peça que, em grupos, por meio do WhatsApp, os alunos discutam as questões presentes no slides de Introdução. Solicite que cada grupo escolha um aluno como representante para que ele se encarregue de enviar o que produzirem. Estabeleça um prazo para enviarem suas discussões (por-email ou por mensagem de texto no WhatsApp) e finalize sua comunicação.

Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, apresente aos alunos quem foi Frida Khalo. Logo após isso, envie a eles (por WhatsApp, email etc.) os fragmentos da biografia romanceada de Frida (disponível no plano de aula) e explique a atividade: ordenar os fragmentos de acordo com os marcadores temporais. Solicite que cada grupo escolha um aluno como representante para que ele se encarregue de enviar o que produzirem. Quando receber todas as atividades, envie um novo vídeo, agora lendo o texto original (ver nos slides de Desenvolvimento) e tecendo alguns comentários sobre a importância dos marcadores temporais nas biografias. Ao final do vídeo, peça que, em grupos, pelo WhatsApp, os alunos: (i) marquem as expressões que indicam passagem de tempo na biografia original; (ii) respondam às questões (que deverão ser enviadas junto com o áudio ou vídeo) levantadas nos dois últimos slides de Desenvolvimento. Sugira que apenas um aluno do grupo envie as respostas ao professor (por foto, email, WhatsApp etc.). Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Por mensagem ou áudio, por fim, depois de todas as atividades, peça que os alunos deem exemplos de marcadores temporais, conforme a tabela no slide de Fechamento, respondendo por mensagem ou por e-mail. Seria interessante, ao final, que as respostas de todos os alunos fossem compartilhadas com os colegas em algum documento criado pelo professor. Também poderá ser feita uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meets seguindo o mesmo roteiro do slide de Fechamento.

Convite às famílias
Que tal sugerir que as famílias de seus alunos conheçam um pouquinho mais sobre Frida Khalo? Você pode indicar, em um áudio complementar, algumas obras da artista, além de links de páginas com as suas pinturas. Uma sugestão é sugerir a leitura da biografia da pintora, enriquecendo a atividade do plano de aula.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_04SQA07

(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas