14573
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A função dos marcadores temporais em biografias romanceadas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A função dos marcadores temporais em biografias romanceadas

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, cópias de atividades elaboradas a partir da análise linguística/semiótica de textos pré-selecionados.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender o conceito de marcadores temporais para perceber sua importância no estabelecimento das relações de sentido. Nesse caso, retomar o conceito e revisitar, especialmente, a classe dos advérbios.

Referências sobre o assunto:

LOPES, Noêmia. Como ensinar o uso de marcadores temporais na produção de textos. Nova Escola. 2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2000/como-ensinar-o-uso-de-marcadores-temporais-na-producao-de-textos>.

SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; OLIVEIRA, Flávia Cristina Candido de. Organizadores temporais e pronomes na construção do texto narrativo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 29- 47, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v14n1/03.pdf>.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e questione a turma sobre o significado de “marcadores temporais”.
  • Caso julgue necessário, retome o conceito com a classe.

Materiais complementares: Consulte matéria sobre o emprego de marcadores temporais publicada pela revista Nova Escola, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2000/como-ensinar-o-uso-de-marcadores-temporais-na-producao-de-textos

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo aos alunos, pedindo a eles que prestem especial atenção à forma como o diretor marca a passagem do tempo. Para acessá-lo, clique aqui.

???(TheLighthouse)---by???(Po Chou Chi). 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=425&v=MQzldrC870s>.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna os alunos em duplas e exiba as questões para a turma.
  • Peça aos pares que discutam as questões propostas. O trabalho em duplas será útil para uma troca rápida de ideias na localização de informações que não estão na superfície do texto.
  • Indique alguns alunos para compartilharem suas respostas com a classe.
  • Caso haja disparidade nas informações, conduzir a correção. Seguem expectativas de resposta:

É importante que os alunos percebam que muitos anos se passaram; algo em torno de trinta, talvez; além do relógio e do calendário - formas mais evidentes de se marcar a passagem do tempo - podemos perceber que os anos passam através das mudanças nas feições do pai e do filho, na evolução das embarcações, na alternância das estações do ano, no acúmulo de cartas na caixa do correio, por exemplo; por fim,é desejável que os alunos percebam que o diretor Po Cho Chi procurou expressar sua visão do tempo, revelou a importância dos laços familiares e de valorizar determinados momentos da vida, que é transitória.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando à classe se eles se lembram quem foi que Frida Kahlo. Caso tenham dificuldades em lembrar, retome com os alunos que ela foi uma artista mexicana, que lutou pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.
  • Divida os alunos em pequenos grupos e distribua cópias do capítulo de abertura (recortado em períodos) da biografia romanceada de Frida Kahlo em que somos apresentados a seu pai, Wilhelm Kahlo.
  • Explique aos alunos que eles terão que ordenar os períodos. O trabalho em pequenos grupos permite que os alunos trabalhem colaborativamente. O texto para impressão está disponível em materiais complementares e a versão original será exibida no próximo slide.

Materiais complementares: Para acessar o texto para impressão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba a versão original do texto e esclareça aos alunos que, em se tratando de textos verbais, precisamos lançar mão de recursos específicos para demarcar a passagem do tempo. Neste caso, as palavras produzem sentido e organizam os elementos da realidade.
  • Caso deseje, distribua cópias da versão original para os alunos. O texto para impressão está disponível em materiais complementares.
  • Peça aos alunos que procedam à leitura do texto, individualmente, atentando para a presença das palavras que se relacionam à passagem do tempo: os marcadores temporais.
  • Solicite a eles que grifem ou copiem no caderno todas as palavras ou expressões que demarcam a passagem do tempo nesse texto. Espera-se que eles consigam identificar todos os marcadores: “em 1872”, “quando começa essa história”, “naquele final de adolescência”, “uma ano se passou”.

Materiais complementares:

Para acessar o texto para impressão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna, novamente, os alunos em pequenos grupos.
  • Exiba as questões para a sala e peça aos alunos que discutam e anotem as respostas no caderno.
  • Selecione um integrante de cada equipe para responder à questão indicada por você.
  • A cada rodada, pergunte às demais equipes se todos concordam com a resposta dada, estimulando a participação do maior número possível de alunos.
  • Caso haja divergência nas respostas, conduza a correção. A sugestão de respostas está disponível em materiais complementares.

Materiais complementares: Para acessar as sugestões de respostas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o slide ou distribua cópias da atividade para a sala. O texto para impressão está disponível em materiais complementares.
  • Volte a reunir os alunos em pequenos grupos e peça a eles que completem as lacunas, elegendo palavras ou expressões que se refiram à passagem do tempo, de forma a produzir um texto coerente, que faça sentido. Explique que pode haver mais de uma resposta adequada e os trios devem escolher apenas uma para completar o texto. A divisão em trios pode propiciar uma boa troca de ideias.
  • Peça a um integrante de cada equipe que leia a nova versão do texto.
  • Chame a atenção dos alunos para possíveis inadequações, considerando as regras de concordância da língua.
  • Não se espera, nesse momento, que os alunos cheguem à versão igual ao texto original. A atividade se presta à experimentação e levantamento de hipóteses.

Materiais complementares: Caso deseje imprimir cópias do texto, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o slide para a sala, ou reproduza seu conteúdo no quadro, explicando que essas foram as palavras/expressões retiradas do texto original. Alerte os alunos que elas não estão na ordem correta.
  • Ainda em grupos, peça aos alunos que reestruturem o texto, utilizando apenas essas opções, sem repetí-las, caso suas escolhas tenham sido diferentes das opções listadas nesse momento.

Obs. As respostas esperadas constam do próximo slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o texto original para os alunos e peça a eles que comparem os resultados. Caso não conte com um projetor, leia o texto para a classe.
  • Torne observável aos alunos que nenhum marcador se repetiu e pergunte a eles que efeito essa variedade causou no texto. Espera-se que eles percebam que a não repetição dos termos contribuiu para garantir a coesão e a progressão dessa passagem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua cópias desta tabela aos alunos, reunidos em grupos. O agrupamento garantirá dinamismo à atividade.
  • Chame a atenção da sala para o fato de que ela contempla alguns tipos de marcadores temporais possíveis. Caso deseje, amplie a lista com outras possibilidades. Confira opções nas sugestões de resposta.
  • A seguir, distribua fichas com exemplos desses marcadores. Você encontra o arquivo em materiais complementares.
  • Peça aos alunos que distribuam as fichas nos espaços corretos.
  • Durante o tempo determinado para a tarefa, os alunos deverão distribuir o maior número possível de fichas. Caso haja tempo disponível, deverão, ainda, incluir exemplos próprios, escrevendo-os nos locais correspondentes.
  • A cada resposta correta, atribua um ponto a cada equipe. No caso dos exemplos “extras”, dois pontos a cada sugestão adequada.
  • Anuncie a equipe campeã.
  • Encerre a aula, pedindo aos alunos que concluam qual a função dos marcadores temporais em biografias. Espera-se que os alunos percebam que o gênero biografia obedece a uma sequência cronológica dos eventos e que os marcadores temporais são indispensáveis para organizar a passagem do tempo e guiar o leitor.

Materiais complementares:

Para acessar a tabela e as fichas, clique aqui.

Para acessar as sugestões de respostas, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, cópias de atividades elaboradas a partir da análise linguística/semiótica de textos pré-selecionados.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender o conceito de marcadores temporais para perceber sua importância no estabelecimento das relações de sentido. Nesse caso, retomar o conceito e revisitar, especialmente, a classe dos advérbios.

Referências sobre o assunto:

LOPES, Noêmia. Como ensinar o uso de marcadores temporais na produção de textos. Nova Escola. 2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2000/como-ensinar-o-uso-de-marcadores-temporais-na-producao-de-textos>.

SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; OLIVEIRA, Flávia Cristina Candido de. Organizadores temporais e pronomes na construção do texto narrativo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 29- 47, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v14n1/03.pdf>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e questione a turma sobre o significado de “marcadores temporais”.
  • Caso julgue necessário, retome o conceito com a classe.

Materiais complementares: Consulte matéria sobre o emprego de marcadores temporais publicada pela revista Nova Escola, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2000/como-ensinar-o-uso-de-marcadores-temporais-na-producao-de-textos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo aos alunos, pedindo a eles que prestem especial atenção à forma como o diretor marca a passagem do tempo. Para acessá-lo, clique aqui.

???(TheLighthouse)---by???(Po Chou Chi). 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=425&v=MQzldrC870s>.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna os alunos em duplas e exiba as questões para a turma.
  • Peça aos pares que discutam as questões propostas. O trabalho em duplas será útil para uma troca rápida de ideias na localização de informações que não estão na superfície do texto.
  • Indique alguns alunos para compartilharem suas respostas com a classe.
  • Caso haja disparidade nas informações, conduzir a correção. Seguem expectativas de resposta:

É importante que os alunos percebam que muitos anos se passaram; algo em torno de trinta, talvez; além do relógio e do calendário - formas mais evidentes de se marcar a passagem do tempo - podemos perceber que os anos passam através das mudanças nas feições do pai e do filho, na evolução das embarcações, na alternância das estações do ano, no acúmulo de cartas na caixa do correio, por exemplo; por fim,é desejável que os alunos percebam que o diretor Po Cho Chi procurou expressar sua visão do tempo, revelou a importância dos laços familiares e de valorizar determinados momentos da vida, que é transitória.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando à classe se eles se lembram quem foi que Frida Kahlo. Caso tenham dificuldades em lembrar, retome com os alunos que ela foi uma artista mexicana, que lutou pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.
  • Divida os alunos em pequenos grupos e distribua cópias do capítulo de abertura (recortado em períodos) da biografia romanceada de Frida Kahlo em que somos apresentados a seu pai, Wilhelm Kahlo.
  • Explique aos alunos que eles terão que ordenar os períodos. O trabalho em pequenos grupos permite que os alunos trabalhem colaborativamente. O texto para impressão está disponível em materiais complementares e a versão original será exibida no próximo slide.

Materiais complementares: Para acessar o texto para impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba a versão original do texto e esclareça aos alunos que, em se tratando de textos verbais, precisamos lançar mão de recursos específicos para demarcar a passagem do tempo. Neste caso, as palavras produzem sentido e organizam os elementos da realidade.
  • Caso deseje, distribua cópias da versão original para os alunos. O texto para impressão está disponível em materiais complementares.
  • Peça aos alunos que procedam à leitura do texto, individualmente, atentando para a presença das palavras que se relacionam à passagem do tempo: os marcadores temporais.
  • Solicite a eles que grifem ou copiem no caderno todas as palavras ou expressões que demarcam a passagem do tempo nesse texto. Espera-se que eles consigam identificar todos os marcadores: “em 1872”, “quando começa essa história”, “naquele final de adolescência”, “uma ano se passou”.

Materiais complementares:

Para acessar o texto para impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna, novamente, os alunos em pequenos grupos.
  • Exiba as questões para a sala e peça aos alunos que discutam e anotem as respostas no caderno.
  • Selecione um integrante de cada equipe para responder à questão indicada por você.
  • A cada rodada, pergunte às demais equipes se todos concordam com a resposta dada, estimulando a participação do maior número possível de alunos.
  • Caso haja divergência nas respostas, conduza a correção. A sugestão de respostas está disponível em materiais complementares.

Materiais complementares: Para acessar as sugestões de respostas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o slide ou distribua cópias da atividade para a sala. O texto para impressão está disponível em materiais complementares.
  • Volte a reunir os alunos em pequenos grupos e peça a eles que completem as lacunas, elegendo palavras ou expressões que se refiram à passagem do tempo, de forma a produzir um texto coerente, que faça sentido. Explique que pode haver mais de uma resposta adequada e os trios devem escolher apenas uma para completar o texto. A divisão em trios pode propiciar uma boa troca de ideias.
  • Peça a um integrante de cada equipe que leia a nova versão do texto.
  • Chame a atenção dos alunos para possíveis inadequações, considerando as regras de concordância da língua.
  • Não se espera, nesse momento, que os alunos cheguem à versão igual ao texto original. A atividade se presta à experimentação e levantamento de hipóteses.

Materiais complementares: Caso deseje imprimir cópias do texto, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o slide para a sala, ou reproduza seu conteúdo no quadro, explicando que essas foram as palavras/expressões retiradas do texto original. Alerte os alunos que elas não estão na ordem correta.
  • Ainda em grupos, peça aos alunos que reestruturem o texto, utilizando apenas essas opções, sem repetí-las, caso suas escolhas tenham sido diferentes das opções listadas nesse momento.

Obs. As respostas esperadas constam do próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o texto original para os alunos e peça a eles que comparem os resultados. Caso não conte com um projetor, leia o texto para a classe.
  • Torne observável aos alunos que nenhum marcador se repetiu e pergunte a eles que efeito essa variedade causou no texto. Espera-se que eles percebam que a não repetição dos termos contribuiu para garantir a coesão e a progressão dessa passagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua cópias desta tabela aos alunos, reunidos em grupos. O agrupamento garantirá dinamismo à atividade.
  • Chame a atenção da sala para o fato de que ela contempla alguns tipos de marcadores temporais possíveis. Caso deseje, amplie a lista com outras possibilidades. Confira opções nas sugestões de resposta.
  • A seguir, distribua fichas com exemplos desses marcadores. Você encontra o arquivo em materiais complementares.
  • Peça aos alunos que distribuam as fichas nos espaços corretos.
  • Durante o tempo determinado para a tarefa, os alunos deverão distribuir o maior número possível de fichas. Caso haja tempo disponível, deverão, ainda, incluir exemplos próprios, escrevendo-os nos locais correspondentes.
  • A cada resposta correta, atribua um ponto a cada equipe. No caso dos exemplos “extras”, dois pontos a cada sugestão adequada.
  • Anuncie a equipe campeã.
  • Encerre a aula, pedindo aos alunos que concluam qual a função dos marcadores temporais em biografias. Espera-se que os alunos percebam que o gênero biografia obedece a uma sequência cronológica dos eventos e que os marcadores temporais são indispensáveis para organizar a passagem do tempo e guiar o leitor.

Materiais complementares:

Para acessar a tabela e as fichas, clique aqui.

Para acessar as sugestões de respostas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano