Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Aponte, brevemente, o percurso para a realização da aula.
Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, explique o conceito de modalidades apreciativas, conforme as orientações do primeiro slide de Desenvolvimento. Após isso, no mesmo vídeo, leia em voz alta o artigo de opinião indicado no slide e afirme que os alunos deverão utilizar o texto lido como modelo para uma produção textual.
Desenvolvimento
No mesmo arquivo de vídeo ou áudio, peça que os alunos se organizem em duplas para discutir (via WhatsApp) a atividade que será proposta. Ainda no vídeo ou áudio, solicite a produção do artigo de opinião, como apontado no plano de aula. Caso julgue necessário, envie aos alunos uma síntese sobre as modalidades apreciativas, para que eles possam relembrar e utilizar esses elementos linguísticos em seus textos de forma mais produtiva. Ao final da atividade, peça que um aluno de cada dupla entregue os textos produzidos por e-mail (ou pelo canal mais acessível às duplas).
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada dupla, por meio de um áudio a ser enviado ao grupo de WhatsApp da turma, leia o artigo produzido e, no mesmo áudio, aponte os elementos linguísticos utilizados no texto que funcionam como modalizadores apreciativos. Durante essa exposição, interaja com os alunos via WhatsApp. Se possível, ao final da exposição, disponibilize todos os textos produzidos aos alunos.
Convite às famílias
Convide a família para ajudar a revisar o texto produzido pelas duplas, indicando se há coerência, se é convincente e se a escrita é clara e pertinente. Mostrar a produção textual para outra pessoal é uma excelente oportunidade para reavaliar o texto.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_04ATS03
(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes