14572
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Um convite à escrita utilizando modalidades apreciativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Um convite à escrita utilizando modalidades apreciativas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Aponte, brevemente, o percurso para a realização da aula.

Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, explique o conceito de modalidades apreciativas, conforme as orientações do primeiro slide de Desenvolvimento. Após isso, no mesmo vídeo, leia em voz alta o artigo de opinião indicado no slide e afirme que os alunos deverão utilizar o texto lido como modelo para uma produção textual.

Desenvolvimento
No mesmo arquivo de vídeo ou áudio, peça que os alunos se organizem em duplas para discutir (via WhatsApp) a atividade que será proposta. Ainda no vídeo ou áudio, solicite a produção do artigo de opinião, como apontado no plano de aula. Caso julgue necessário, envie aos alunos uma síntese sobre as modalidades apreciativas, para que eles possam relembrar e utilizar esses elementos linguísticos em seus textos de forma mais produtiva. Ao final da atividade, peça que um aluno de cada dupla entregue os textos produzidos por e-mail (ou pelo canal mais acessível às duplas).

Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada dupla, por meio de um áudio a ser enviado ao grupo de WhatsApp da turma, leia o artigo produzido e, no mesmo áudio, aponte os elementos linguísticos utilizados no texto que funcionam como modalizadores apreciativos. Durante essa exposição, interaja com os alunos via WhatsApp. Se possível, ao final da exposição, disponibilize todos os textos produzidos aos alunos.

Convite às famílias
Convide a família para ajudar a revisar o texto produzido pelas duplas, indicando se há coerência, se é convincente e se a escrita é clara e pertinente. Mostrar a produção textual para outra pessoal é uma excelente oportunidade para reavaliar o texto.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_04ATS03

(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas