14571
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - É possível identificar uma opinião?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre É possível identificar uma opinião?

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender como são utilizadas adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais por autores de artigos de opinião para expressar seus pontos de vista de modo implícito ou explícito.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, disponível para impressão aqui. Versão online aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para manipular as diferentes modalidades apreciativas.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: A negociação em Artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa. n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204>. Acesso em: 9 jul. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do Gelne, v. 8, n. 12, p. 71-86, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11519>. Acesso em: 9 jul. 2018.

SILVESTRE, Paulo. Quem aguenta tanta opinião (e intolerância) nas redes sociais? Brasil: Estadão. 2017. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 8 ago. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles percebem que algumas palavras nos textos jornalísticos, em geral, demarcam a opinião dos autores.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos que a utilização de alguns termos permite a identificação das opiniões do redator do artigo.
  • Explique que estas palavras são denominadas modalidades apreciativas.
  • Proponha um desafio em forma de questionamento: É possível perceber o tema que será abordado neste artigo de opinião por meio do título?
  • Sugira uma reflexão sobre a imagem: Qual seria sua relação com o texto?

Materiais complementares: Artigo de opinião impresso (acesse aqui), data show e computador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Faça uma leitura conjunta de cada parágrafo do artigo de opinião reconstruído pelos alunos (com as novas modalidades apreciativas).
  • Acentue que esta troca de palavras não deve alterar a função de modalidade apreciativa.
  • Peça que os alunos reflitam sobre os diferentes efeitos de sentido que a alteração destas palavras provoca nos parágrafos.

Materiais complementares: Resolução de atividade (sugestão de resposta)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender como são utilizadas adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais por autores de artigos de opinião para expressar seus pontos de vista de modo implícito ou explícito.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, disponível para impressão aqui. Versão online aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para manipular as diferentes modalidades apreciativas.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: A negociação em Artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa. n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204>. Acesso em: 9 jul. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do Gelne, v. 8, n. 12, p. 71-86, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11519>. Acesso em: 9 jul. 2018.

SILVESTRE, Paulo. Quem aguenta tanta opinião (e intolerância) nas redes sociais? Brasil: Estadão. 2017. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 8 ago. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles percebem que algumas palavras nos textos jornalísticos, em geral, demarcam a opinião dos autores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos que a utilização de alguns termos permite a identificação das opiniões do redator do artigo.
  • Explique que estas palavras são denominadas modalidades apreciativas.
  • Proponha um desafio em forma de questionamento: É possível perceber o tema que será abordado neste artigo de opinião por meio do título?
  • Sugira uma reflexão sobre a imagem: Qual seria sua relação com o texto?

Materiais complementares: Artigo de opinião impresso (acesse aqui), data show e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
  • Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
  • Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Faça uma leitura conjunta de cada parágrafo do artigo de opinião reconstruído pelos alunos (com as novas modalidades apreciativas).
  • Acentue que esta troca de palavras não deve alterar a função de modalidade apreciativa.
  • Peça que os alunos reflitam sobre os diferentes efeitos de sentido que a alteração destas palavras provoca nos parágrafos.

Materiais complementares: Resolução de atividade (sugestão de resposta)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano