Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
No mesmo vídeo, diga que os alunos produzirão colaborativamente um guia sobre haicais. Antes disso, crie um arquivo no Google Docs e compartilhe com os alunos para que consigam alimentar e editar o documento. No vídeo, faça as perguntas da Introdução. Peça que os alunos enviem as suas respostas, por meio de áudio ou mensagem de texto, no WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Oriente, em um áudio ou mensagem de texto, que os alunos se dividam em grupos, criando um grupo de WhatsApp para que eles discutam e usem esse canal para resolver as atividades da aula de forma colaborativa. Dê um tema para cada grupo fazer a pesquisa, conforme o roteiro de pesquisa disponível no slide Desenvolvimento. Assim que coletados, peça que os alunos enviem no WhatsApp da turma, em forma de síntese, as descobertas que fizeram durante as pesquisas. Se for possível, marque um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, no qual os grupos poderão apresentar as suas pesquisas. Ao final, quando todos tiverem compartilhado, peça que um aluno de cada grupo preencha o guia de haicai, por meio do link do Google Docs, que deve ser compartilhado.
Fechamento
Envie aos alunos a imagem e a música disponíveis no último slide do plano de aula para que leiam e identifiquem como a temática do cotidiano está muito presente nesse gênero. Oriente-os a procurar a poesia durante a semana, em seus cotidianos.
Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para observar como a poesia é frequente no nosso cotidiano. Convide-os a registrar, se possível, em fotos ou vídeos, momentos singulares de poesia: um abraço, o pôr do sol, o nascer do dia, o voo de um pássaro, uma refeição, um sorriso etc. Faça com que os alunos enxerguem a poesia em suas vidas, em família.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_03SQA02
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
AULA 03
AULA 05
AULA 08
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes