14570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A origem do haicai e seus contextos de produção e recepção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A origem do haicai e seus contextos de produção e recepção

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Introdução
No mesmo vídeo, diga que os alunos produzirão colaborativamente um guia sobre haicais. Antes disso, crie um arquivo no Google Docs e compartilhe com os alunos para que consigam alimentar e editar o documento. No vídeo, faça as perguntas da Introdução. Peça que os alunos enviem as suas respostas, por meio de áudio ou mensagem de texto, no WhatsApp da turma.

Desenvolvimento
Oriente, em um áudio ou mensagem de texto, que os alunos se dividam em grupos, criando um grupo de WhatsApp para que eles discutam e usem esse canal para resolver as atividades da aula de forma colaborativa. Dê um tema para cada grupo fazer a pesquisa, conforme o roteiro de pesquisa disponível no slide Desenvolvimento. Assim que coletados, peça que os alunos enviem no WhatsApp da turma, em forma de síntese, as descobertas que fizeram durante as pesquisas. Se for possível, marque um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, no qual os grupos poderão apresentar as suas pesquisas. Ao final, quando todos tiverem compartilhado, peça que um aluno de cada grupo preencha o guia de haicai, por meio do link do Google Docs, que deve ser compartilhado.

Fechamento
Envie aos alunos a imagem e a música disponíveis no último slide do plano de aula para que leiam e identifiquem como a temática do cotidiano está muito presente nesse gênero. Oriente-os a procurar a poesia durante a semana, em seus cotidianos.

Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para observar como a poesia é frequente no nosso cotidiano. Convide-os a registrar, se possível, em fotos ou vídeos, momentos singulares de poesia: um abraço, o pôr do sol, o nascer do dia, o voo de um pássaro, uma refeição, um sorriso etc. Faça com que os alunos enxerguem a poesia em suas vidas, em família.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03SQA02

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas