14570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A origem do haicai e seus contextos de produção e recepção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A origem do haicai e seus contextos de produção e recepção

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. Esta aula trabalha com a metodologia de aula invertida, por isso, peça aos alunos uma pesquisa prévia solicitada como tarefa. Acesse as orientações aqui. Acesse o roteiro de pesquisa aqui. Caso a pesquisa prévia não seja possível, pode-se pedir para que os alunos pesquisem durante a aula, fazendo, para isso, o devido remanejamento do tempo de acordo com necessidade de cada turma.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Telefone, tablet ou computador com acesso à internet, projetor de slide, cópias do roteiro de pesquisa. Alternativa para falta de internet: sugira aos alunos pesquisa em biblioteca da cidade ou imprima o material teórico que permita aos alunos a pesquisa sobre haicais. Caso necessário, consultar referências sobre o assunto, indicadas abaixo. Neste caso, é preciso levar para a sala cartolinas ou folhas sulfites para que os alunos possam construir o guia sobre haicai.

Dificuldades antecipadas: Ordenar as informações pesquisadas de forma coesa. Compreender, em linhas gerais, o modernismo. Para solucioná-las, as orientações do professor aos alunos durante prática da pesquisa e a intervenção, durante a apresentação - para conduzir aspectos que julgar pertinentes - são fundamentais.

Referências sobre o gênero:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ Acesso em: 13 ago. 2018

FRANCHETTI, Paulo. O haicai no Brasil. Alea: estudos neolatinos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007 Acesso em: 13 ago. 2018

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

IENDO, V. F. Recepção do haikai na literatura amazonense: Luiz Bacellar e Anibal Beça. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12769/1/2015_VirginiaFerreiradeCastroIendo.pdf Acesso em: 13 ago. 2018

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942 Acesso em: 13 ago. 2018

Revista prosa, verso e arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ Acesso em: 13 ago. 2018.

Sumaúma Haicai. Disponível em: http://www.sumauma.net/ Acesso em: 13 ago 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva as informações no quadro. Apresente aos alunos o objetivo da aula: conhecer a origem do haicai e como ele chega ao Brasil.
  • Para desenvolver esta aula, é imprescindível que os alunos tenham feito previamente a pesquisa sugerida no slide 1. A pesquisa pode ser feita em casa ou, se houver tempo disponível, em aula prévia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Crie um documento online (sugestão: Google Docs, ou Word365, Wiki) e compartilhe com a sala, dando aos alunos permissão para edição.
  • Informe aos alunos que, ao longo da aula, será construído em conjunto um documento chamado “Guia sobre o haicai”, em que serão colocadas as informações pertinentes sobre o gênero, pesquisadas em casa ou em aula anterior. Este documento será alimentado ao longo das aulas desta sequência.
  • Projete o slide ou escreva as informações no quadro.
  • Com base nas perguntas do slide, retome com os alunos o que eles aprenderam/já sabem sobre o haicai. Ouça o que eles têm a dizer sobre o gênero e conduza a discussão, fazendo as interferências necessárias, para que as informações apresentadas nesta discussão sejam corretas. O propósito desta etapa é retomar, oralmente o que os alunos sabem sobre o gênero, ativando conhecimentos prévios. É importante dar voz aos alunos; no entanto, algumas interferências podem ser necessárias.
  • Durante a discussão, eles deverão escolher um colega que será o responsável por registrar por escrito as informações no documento compartilhado online. Promova um rodízio com os alunos de forma que todos do grupo sejam responsáveis por registrar alguma resposta ou informação. Esta dinâmica será adotada ao longo de toda a aula, por isso, pense na distribuição e escolha dos alunos de acordo com o perfil da sala (número de alunos, computadores disponíveis).
  • Caso não haja possibilidade de construir documento online compartilhado, eleja alguns representantes para escrever o guia em uma folha sulfite ou cartaz que será afixado no mural/parede da sala, ou coloque as respostas no quadro e peça para que os alunos anotem no caderno.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, acesse as respostas aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Para o desenvolvimento da aula, pressupõe-se que os alunos tenham pesquisado previamente a respeito, seguindo as orientações disponíveis no slide 1 e reapresentadas nos Materiais complementares. Para referências bibliográficas, consulte slide 1.
  • Reúna os alunos por tema e peça para que eles organizem, selecionando, entre as informações pesquisadas, aquelas que serão compartilhadas com a sala, além do haicai escolhido, já que, para todos os temas, os alunos devem ter pesquisado um haicai que queiram ler para a sala no fim da sua apresentação.
  • O objetivo desta aula é a socialização de informações rápidas e pontuais. Oriente os alunos a selecionar as informações descobertas.
  • Caso a pesquisa prévia, conforme orientações no slide de abertura, não seja possível. Amplie o tempo da aula, levando os alunos à sala de informática para pesquisa.

Materiais complementares:

Acesse a sugestão de roteiro para pesquisa aqui

Caso julgue necessário, acesse sugestões de respostas para o roteiro aqui

Sugestão de bibliografia para pesquisa:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ Acesso em: 13 ago. 2018

FRANCHETTI, Paulo. O haicai no Brasil. Alea: estudos neolatinos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007 Acesso em: 13 ago. 2018

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

IENDO, V. F. Recepção do haikai na literatura amazonense: Luiz Bacellar e Anibal Beça. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12769/1/2015_VirginiaFerreiradeCastroIendo.pdf Acesso em: 13 ago. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942 Acesso em: 13 ago 2018

Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ Acesso em: 13 ago. 2018.

Sumaúma Haicai. Disponível em: http://www.sumauma.net/ Acesso em: 13 ago. 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a apresentar as descobertas, respeitando a ordem dos temas. Seria interessante colocá-los em roda/círculo, assim, a dinâmica de uma Roda de conversa sobre o assunto pode contribuir para um trabalho mais colaborativo. Além disso, colocá-los em roda/círculo facilita o contato visual entre todos os alunos da sala.
  • Faça a mediação dos conteúdos apresentados e complemente-os, se julgar necessário.
  • Peça para que os alunos alimentem o “guia sobre o haicai” durante as apresentações. Se o arquivo for colaborativo, feito em plataforma online, cada grupo pode ficar responsável por um trecho do documento. Se for um cartaz, alguns alunos podem ficar responsáveis por completá-lo durante a aula ou após a discussão, em casa.
  • Cuide do tempo de apresentação de cada grupo para que todos possam falar.
  • Peça para que cada grupo leia o haicai selecionado ao longo da pesquisa e justifique sua escolha. Incentive-os a fazer uma leitura performática.
  • Peça para os alunos complementarem o documento criado com as descobertas feitas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e peça para que eles observem a imagem. O objetivo, aqui, é o contato visual com os aspectos do haicai escrito em ideograma e com as ilustrações, para a apreciação. Este contato pode aproximar os alunos dos aspectos da cultura japonesa.
  • Projete o vídeo da Adriana Calcanhoto sobre haicai, acesse o link aqui
  • Termine a aula solicitando aos alunos que busquem, ao longo da semana, olhar para os lugares por onde passam procurando detalhes que poderiam se transformar em poesia, assim como fez Oshima Ryôta ao retratar a cerejeira.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. Esta aula trabalha com a metodologia de aula invertida, por isso, peça aos alunos uma pesquisa prévia solicitada como tarefa. Acesse as orientações aqui. Acesse o roteiro de pesquisa aqui. Caso a pesquisa prévia não seja possível, pode-se pedir para que os alunos pesquisem durante a aula, fazendo, para isso, o devido remanejamento do tempo de acordo com necessidade de cada turma.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Telefone, tablet ou computador com acesso à internet, projetor de slide, cópias do roteiro de pesquisa. Alternativa para falta de internet: sugira aos alunos pesquisa em biblioteca da cidade ou imprima o material teórico que permita aos alunos a pesquisa sobre haicais. Caso necessário, consultar referências sobre o assunto, indicadas abaixo. Neste caso, é preciso levar para a sala cartolinas ou folhas sulfites para que os alunos possam construir o guia sobre haicai.

Dificuldades antecipadas: Ordenar as informações pesquisadas de forma coesa. Compreender, em linhas gerais, o modernismo. Para solucioná-las, as orientações do professor aos alunos durante prática da pesquisa e a intervenção, durante a apresentação - para conduzir aspectos que julgar pertinentes - são fundamentais.

Referências sobre o gênero:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ Acesso em: 13 ago. 2018

FRANCHETTI, Paulo. O haicai no Brasil. Alea: estudos neolatinos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007 Acesso em: 13 ago. 2018

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

IENDO, V. F. Recepção do haikai na literatura amazonense: Luiz Bacellar e Anibal Beça. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12769/1/2015_VirginiaFerreiradeCastroIendo.pdf Acesso em: 13 ago. 2018

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942 Acesso em: 13 ago. 2018

Revista prosa, verso e arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ Acesso em: 13 ago. 2018.

Sumaúma Haicai. Disponível em: http://www.sumauma.net/ Acesso em: 13 ago 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva as informações no quadro. Apresente aos alunos o objetivo da aula: conhecer a origem do haicai e como ele chega ao Brasil.
  • Para desenvolver esta aula, é imprescindível que os alunos tenham feito previamente a pesquisa sugerida no slide 1. A pesquisa pode ser feita em casa ou, se houver tempo disponível, em aula prévia.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Crie um documento online (sugestão: Google Docs, ou Word365, Wiki) e compartilhe com a sala, dando aos alunos permissão para edição.
  • Informe aos alunos que, ao longo da aula, será construído em conjunto um documento chamado “Guia sobre o haicai”, em que serão colocadas as informações pertinentes sobre o gênero, pesquisadas em casa ou em aula anterior. Este documento será alimentado ao longo das aulas desta sequência.
  • Projete o slide ou escreva as informações no quadro.
  • Com base nas perguntas do slide, retome com os alunos o que eles aprenderam/já sabem sobre o haicai. Ouça o que eles têm a dizer sobre o gênero e conduza a discussão, fazendo as interferências necessárias, para que as informações apresentadas nesta discussão sejam corretas. O propósito desta etapa é retomar, oralmente o que os alunos sabem sobre o gênero, ativando conhecimentos prévios. É importante dar voz aos alunos; no entanto, algumas interferências podem ser necessárias.
  • Durante a discussão, eles deverão escolher um colega que será o responsável por registrar por escrito as informações no documento compartilhado online. Promova um rodízio com os alunos de forma que todos do grupo sejam responsáveis por registrar alguma resposta ou informação. Esta dinâmica será adotada ao longo de toda a aula, por isso, pense na distribuição e escolha dos alunos de acordo com o perfil da sala (número de alunos, computadores disponíveis).
  • Caso não haja possibilidade de construir documento online compartilhado, eleja alguns representantes para escrever o guia em uma folha sulfite ou cartaz que será afixado no mural/parede da sala, ou coloque as respostas no quadro e peça para que os alunos anotem no caderno.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, acesse as respostas aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Para o desenvolvimento da aula, pressupõe-se que os alunos tenham pesquisado previamente a respeito, seguindo as orientações disponíveis no slide 1 e reapresentadas nos Materiais complementares. Para referências bibliográficas, consulte slide 1.
  • Reúna os alunos por tema e peça para que eles organizem, selecionando, entre as informações pesquisadas, aquelas que serão compartilhadas com a sala, além do haicai escolhido, já que, para todos os temas, os alunos devem ter pesquisado um haicai que queiram ler para a sala no fim da sua apresentação.
  • O objetivo desta aula é a socialização de informações rápidas e pontuais. Oriente os alunos a selecionar as informações descobertas.
  • Caso a pesquisa prévia, conforme orientações no slide de abertura, não seja possível. Amplie o tempo da aula, levando os alunos à sala de informática para pesquisa.

Materiais complementares:

Acesse a sugestão de roteiro para pesquisa aqui

Caso julgue necessário, acesse sugestões de respostas para o roteiro aqui

Sugestão de bibliografia para pesquisa:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ Acesso em: 13 ago. 2018

FRANCHETTI, Paulo. O haicai no Brasil. Alea: estudos neolatinos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007 Acesso em: 13 ago. 2018

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

IENDO, V. F. Recepção do haikai na literatura amazonense: Luiz Bacellar e Anibal Beça. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12769/1/2015_VirginiaFerreiradeCastroIendo.pdf Acesso em: 13 ago. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942 Acesso em: 13 ago 2018

Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ Acesso em: 13 ago. 2018.

Sumaúma Haicai. Disponível em: http://www.sumauma.net/ Acesso em: 13 ago. 2018

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Convide os alunos a apresentar as descobertas, respeitando a ordem dos temas. Seria interessante colocá-los em roda/círculo, assim, a dinâmica de uma Roda de conversa sobre o assunto pode contribuir para um trabalho mais colaborativo. Além disso, colocá-los em roda/círculo facilita o contato visual entre todos os alunos da sala.
  • Faça a mediação dos conteúdos apresentados e complemente-os, se julgar necessário.
  • Peça para que os alunos alimentem o “guia sobre o haicai” durante as apresentações. Se o arquivo for colaborativo, feito em plataforma online, cada grupo pode ficar responsável por um trecho do documento. Se for um cartaz, alguns alunos podem ficar responsáveis por completá-lo durante a aula ou após a discussão, em casa.
  • Cuide do tempo de apresentação de cada grupo para que todos possam falar.
  • Peça para que cada grupo leia o haicai selecionado ao longo da pesquisa e justifique sua escolha. Incentive-os a fazer uma leitura performática.
  • Peça para os alunos complementarem o documento criado com as descobertas feitas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e peça para que eles observem a imagem. O objetivo, aqui, é o contato visual com os aspectos do haicai escrito em ideograma e com as ilustrações, para a apreciação. Este contato pode aproximar os alunos dos aspectos da cultura japonesa.
  • Projete o vídeo da Adriana Calcanhoto sobre haicai, acesse o link aqui
  • Termine a aula solicitando aos alunos que busquem, ao longo da semana, olhar para os lugares por onde passam procurando detalhes que poderiam se transformar em poesia, assim como fez Oshima Ryôta ao retratar a cerejeira.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano