14569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Expressões denotativas e conotativas no gênero conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Expressões denotativas e conotativas no gênero conto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). 

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula. Pergunte retoricamente se eles lembram o que são os adjetivos e diga que, para a aula, será utilizado o conto "A Cartomante", que foi utilizado nas aulas anteriores (verifique os planos desta sequência de atividades).

Introdução
Envie aos alunos, no grupo de WhatsApp, um vídeo que apresente a frase e a imagem da cigana, como aparece no slide Introdução. Peça que eles atribuam a frase e a imagem à cartomante, do conto "A Cartomante", e instigue como os adjetivos “grandes”, “sonsos” e “agudos” acrescentam informações sobre a personalidade da personagem. Oriente-os a enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma, para que todos possam vê-las.

Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, oriente os alunos a se organizarem em grupo de até 5 integrantes, para interagir em um grupo de WhatsApp que deverá ser criado para essa atividade. Peça que cada grupo fique com um dos itens disponíveis do primeiro slide de Desenvolvimento (sobre os efeitos de sentido do uso do adjetivo no conto) e que tenham em mãos o conto "A Cartomante". Peça que cada grupo procure, no conto, os adjetivos que provocam os efeitos de sentido escolhido por eles. Quando acabarem, peça, por mensagem de texto ou áudio, que os alunos façam um mapa mental, conforme as orientações dos planos de aula. Para isso, opte pela utilização do Canva (acesse aqui), com o qual os grupos podem criar diversos modelos de mapas conceituais, a partir de modelos/designs previamente elaborados e disponíveis para edição. Oriente que um aluno de cada grupo entregue os mapas mentais e poste no grupo de WhatsApp da turma, para que todos vejam. Você também pode mandar as orientações por escrito.

Fechamento
Para fechar a aula, sugira que os alunos enviem, via WhatsApp ou mensagem de texto, o que aprenderam durante a aula, fazendo uma síntese sobre os efeitos de sentido do uso de adjetivos nos contos. Oriente-os por áudio ou mensagem de texto. Peça que eles encaminham as suas respostas no canal de comunicação estabelecido. Em contexto de isolamento social, evite atividades longas, que exigiriam, por exemplo, a leitura de um novo texto nesta parte da aula.

Convite às famílias
Convide a família a assistir às adaptações do conto "A Cartomante" no YouTube, onde há vários exemplares e bons vídeos produzidos pelos alunos de vários lugares do Brasil. Compare como as descrições são feitas no conto e como é a representação visual feita para a produção do vídeo. Sugira que os alunos produzam, também em família, as suas versões do conto em outras linguagens: vídeo, história em quadrinhos, ilustrações etc.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_01SQA09

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas