Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Professor, utilize essa atividade para retomar as operações básicas e a ideia de operação inversa. Caso queira, você pode imprimir e/ou acessar a resolução dessa atividade abaixo.
Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as operações básicas, para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Na primeira sequência, como encontramos os números faltantes?
- Na segunda e terceira sequência, podemos proceder da mesma maneira?
- Existe mais de uma resposta possível para cada expressão numérica?
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, peça para que eles realizem a atividade algumas vezes escolhendo números diferentes. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem representações diferenciadas e reflexões sobre possíveis erros. Permita que eles construam uma estratégia e tirem suas próprias conclusões.
Propósito: Utilizar as operações básicas para compreender e justificar a regularidade presente nessa atividade.
Discuta com a turma:
- Quais foram os resultados obtidos?
- Por que o resultados são iguais? (Caso os alunos tenham percebido isso)
- Como você chegou a esse resultado? (Caso algum aluno tenha chegado num resultado diferente)
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 5 a 9)
Orientações: Professor, apresente essas soluções aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles. Destaque a utilização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição/subtração.
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- As soluções encontradas pelo Cauê e pelo Bruno coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
- Quais são os pontos em comum?
- E as diferenças?
Discussão das soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discussão das soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discussão das soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discussão das soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.
Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque a utilização das operações básicas, a ideia de operação inversa e a propriedade distributiva.
Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.
Discuta com a turma:
- Como as operações básicas podem nos ajudar a resolver situações cotidianas?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Proceda da mesma forma realizada na atividade principal. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.
Propósito: Avaliar o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas com mais de uma operação através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os resultados obtidos?
- A restrição “Pense em um número par” interfere no resultado final?
- O que acontecerá se escolhermos um número ímpar?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar