9944
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Encontrando números

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Descrever estratégias para solucionar atividades que podem contemplar a utilização de mais de uma operação. Retomar a ideia de operação inversa. Aplicar propriedade distributiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Henrique Silva,

 

Objetivo da aula select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Felipe Henrique Silva

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Objetivos específicos

  • Descrever estratégias para solucionar atividades  que podem contemplar a utilização de mais de uma operação.
  • Retomar a ideia de operação inversa.
  • Aplicar a propriedade distributiva.

Conceito-chave

Operação inversa e propriedade distributiva.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, utilize essa atividade para retomar as operações básicas e a ideia de operação inversa. Caso queira, você pode imprimir e/ou acessar a resolução dessa atividade abaixo.

Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as operações básicas, para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Na primeira sequência, como encontramos os números faltantes?
  • Na segunda e terceira sequência, podemos proceder da mesma maneira?
  • Existe mais de uma resposta possível para cada expressão numérica?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, peça para que eles realizem a atividade algumas vezes escolhendo números diferentes. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem representações diferenciadas e reflexões sobre possíveis erros. Permita que eles construam uma estratégia e tirem suas próprias conclusões.

Propósito: Utilizar as operações básicas para compreender e justificar a regularidade presente nessa atividade.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os resultados obtidos?
  • Por que o resultados são iguais? (Caso os alunos tenham percebido isso)
  • Como você chegou a esse resultado? (Caso algum aluno tenha chegado num resultado diferente)

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 5 a 9)

Orientações: Professor, apresente essas soluções aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles. Destaque a utilização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição/subtração.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • As soluções encontradas pelo Cauê e pelo Bruno coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
  • Quais são os pontos em comum?
  • E as diferenças?

Discussão das soluções select-down

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discussão das soluções select-down

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discussão das soluções select-down

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discussão das soluções select-down

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.

Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque a utilização das operações básicas, a ideia de operação inversa e a propriedade distributiva.

Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.

Discuta com a turma:

  • Como as operações básicas podem nos ajudar a resolver situações cotidianas?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Proceda da mesma forma realizada na atividade principal. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Propósito: Avaliar o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas com mais de uma operação através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os resultados obtidos?
  • A restrição “Pense em um número par” interfere no resultado final?
  • O que acontecerá se escolhermos um número ímpar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Felipe Henrique Silva

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Objetivos específicos

  • Descrever estratégias para solucionar atividades  que podem contemplar a utilização de mais de uma operação.
  • Retomar a ideia de operação inversa.
  • Aplicar a propriedade distributiva.

Conceito-chave

Operação inversa e propriedade distributiva.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, utilize essa atividade para retomar as operações básicas e a ideia de operação inversa. Caso queira, você pode imprimir e/ou acessar a resolução dessa atividade abaixo.

Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as operações básicas, para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Na primeira sequência, como encontramos os números faltantes?
  • Na segunda e terceira sequência, podemos proceder da mesma maneira?
  • Existe mais de uma resposta possível para cada expressão numérica?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, peça para que eles realizem a atividade algumas vezes escolhendo números diferentes. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem representações diferenciadas e reflexões sobre possíveis erros. Permita que eles construam uma estratégia e tirem suas próprias conclusões.

Propósito: Utilizar as operações básicas para compreender e justificar a regularidade presente nessa atividade.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os resultados obtidos?
  • Por que o resultados são iguais? (Caso os alunos tenham percebido isso)
  • Como você chegou a esse resultado? (Caso algum aluno tenha chegado num resultado diferente)

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 5 a 9)

Orientações: Professor, apresente essas soluções aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles. Destaque a utilização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição/subtração.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • As soluções encontradas pelo Cauê e pelo Bruno coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
  • Quais são os pontos em comum?
  • E as diferenças?

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.

Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque a utilização das operações básicas, a ideia de operação inversa e a propriedade distributiva.

Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.

Discuta com a turma:

  • Como as operações básicas podem nos ajudar a resolver situações cotidianas?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Proceda da mesma forma realizada na atividade principal. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Propósito: Avaliar o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas com mais de uma operação através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os resultados obtidos?
  • A restrição “Pense em um número par” interfere no resultado final?
  • O que acontecerá se escolhermos um número ímpar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano