14568
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Figuras de linguagem e variação linguística na caracterização das personagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Figuras de linguagem e variação linguística na caracterização das personagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula. Diga que irão ler o conto "Maria", de Conceição Evaristo, e pergunte se eles conhecem ou já ouviram falar de Maria da Penha. Peça que eles relatem brevemente o que sabem e enviem as respostas por WhatsApp.

Introdução
Envie, por meio do grupo de WhatsApp, a imagens do slide de Introdução e diga que se refere ao conto "Maria". Peça que eles levantem hipóteses a partir da imagem do olho chorando. Oriente-os a enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma, para que todos possam vê-las.

Desenvolvimento
Envie, por meio do grupo de WhatsApp, um vídeo aos alunos com as imagens do segundo slide de Desenvolvimento e explique a eles o que é antítese e metonímia, mostrando como elas aparecem nas figuras. Depois, disponibilize aos alunos o conto "Maria", de Conceição Evaristo, e peça que leiam. Quando acabarem, envie um vídeo junto com a lista de atividades, explicando o que os alunos precisam realizar nesta aula: dê preferência para as atividades dos dois últimos slides do plano de aula e peça que eles as façam, observando as frases retiradas do conto, de modo a perceber a metonímia e a antítese presentes. Oriente-os a enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma, para que todos possam vê-las.

Fechamento
Para fechar a aula, sugira que os alunos enviem, via WhatsApp ou mensagem de texto, o que aprenderam durante a aula, fazendo uma síntese sobre os efeitos da antítese e da metonímia nos contos. Oriente-os por áudio ou mensagem de texto. Peça que eles encaminham as suas respostas no canal de comunicação estabelecido.

Convite às famílias
Convide a família a fazer uma pesquisa sobre a biografia de Maria da Penha, e encontrar informações, via busca na internet, da Lei Nº11.340 (Lei Maria da Penha), que protege mulheres contra agressões.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_01SQA08

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas