14565
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Figuras de linguagem no gênero conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Figuras de linguagem no gênero conto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Figuras de linguagem no gênero conto
Finalidade da aula: Analisar os efeitos de sentido decorrentes do emprego das figuras de linguagem comparação e metáfora no conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti; e o emprego da ironia no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, para entender como contribuem para a caracterização dos elementos da  narrativa.
Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos clássicos e contemporâneos
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários / Variação linguística
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54, EF69LP55
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO9_01SQA07

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas