FIORIN - Modalização
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos argumentativos
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: Para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, sugiro esta leitura.
FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, São Paulo, nº44, p.171-192, 2000. Disponível aqui
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos sintam dificuldades de interpretar e aplicar os modalizadores menos recorrentes na linguagem cotidiana.
Referências sobre o assunto:
FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para a sua turma. Em seguida, indague aos alunos o que eles recordam sobre argumentação. Provavelmente eles responderão que são textos utilizados para expor ideias ou convencer alguém de algo.
- Pergunte-os de que forma eles costumam defender as suas ideias em uma conversa entre amigos.
Essa provocação tem o objetivo de ir despertando nos alunos a ideia de movimentos argumentativos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia a frase do slide para os alunos e peça que eles falem o pensam a respeito do tema. Explique aos alunos que o termo “maioridade” relaciona-se à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos proposta na de Emenda Constitucional 171/93.
- Para aprofundamento sobre o tema, leia aqui. Você também encontrará mais informações aqui.
- Deixe que os alunos falem espontaneamente.
- Em seguida, retome com os alunos o conceito de argumentação, mostrando a eles que a manifestação de cada um deles emitia um ponto de vista de discordância ou concordância. Com isso, a aula pode seguir para o desenvolvimento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Explore o cartaz, orientando os alunos a identificarem os pontos de vista empregados no discurso.
- Este cartaz pode ser encontrado aqui.
- Conduza as identificações do argumentos a partir das perguntas:
- Quais itens sustentam um ponto de vista, sem negar outro? (Respostas: 1, 2, 3, 4, 6, 7, 13, 15,17).
- Quais itens argumentam, negando um outro ponto de vista? (Respostas: 5, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16,18).
- A partir deste momento da aula, você deve ir introduzindo as nomenclaturas e entendimentos sobre os movimentos argumentativos. Você pode, para subsidiar este momento, buscar mais informações aqui.
- Pergunte aos alunos se eles conseguiram encontrar algum argumento que versasse sobre os prós e os contras do tema abordado. Aqui, provavelmente os alunos não encontrarão respostas, pois não há argumentação de concessão no cartaz, então passe para o tópico seguinte.
- Neste momento, peça que aos alunos reflitam e levantem hipóteses de argumentos que pudessem abrir concessões a alguns argumentos do cartaz. Possibilidade de resposta: Caso a maioridade seja reduzida, embora diminuam as ondas de crimes, as reincidências aindas seriam grandes por causa da fragilidade do sistema prisional brasileiro.
- Em seguida, após os alunos se manifestarem, anote algumas respostas no quadro e explique que o que eles acabaram de fazer foi uma argumentação por concessão.
Desenvolvimento
Orientações:
- Neste slide, a intenção é sistematizar o conhecimento acerca dos modos de argumentar; explique para os alunos os conceitos elencados no slide.
- Explique aos alunos que esses conceitos são os movimentos que constituem a argumentação. Que são movimentos necessários para o objetivo da argumentação que é o convencimento acerca de um ponto de vista. Explique que nem sempre em uma situação de argumentação todos os movimentos aparecem.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Para o fechamento desta aula, apresente o cartaz do slide e leia o texto em destaque.
- Agora, realize, oralmente as indagações acerca da argumentação:
- Que tipo de movimento argumentativo está evidente no trecho em destaque? (Resposta: Argumentação por sustentação)
- É possível construir uma refutação. Vamos tentar? (Resposta: Eleger um deputado federal da sua região não garante mais desenvolvimento para a sua área).
- Crie uma argumentação por concessão. (Sugestão de resposta: Embora um deputado federal atue diretamente na aplicação
dos recursos do país, isso não garante que ele será um bom político).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Compartilhe o tema da aula com sua turma, pelo WhatsApp. Em seguida, indague o que os alunos recordam sobre argumentação. Pergunte de que forma costumam defender suas ideias em uma conversa entre amigos. Essa provocação tem o objetivo de ir despertando nos alunos a ideia de movimentos argumentativos.
Introdução
Encaminhe a frase do slide (veja no plano original) aos alunos e peça que registrem em seus cadernos o que pensam a respeito do tema. Explique que o termo “maioridade” relaciona-se à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, proposta na Emenda Constitucional 171/93, disponível aqui. Para aprofundamento sobre o tema, leia o texto disponível aqui. Você também encontrará mais informações disponíveis aqui. Solicite que os alunos falem espontaneamente sobre o assunto. Desafie-os a gravar áudios ou vídeos com suas impressões, e a postá-los no grupo da turma. Em seguida, retome o conceito de argumentação, mostrando que a manifestação de cada um deles emitia um ponto de vista de discordância ou concordância. Com isso, a aula pode seguir para o desenvolvimento.
Desenvolvimento
Explore o cartaz disponível aqui, orientando os alunos a identificarem os pontos de vista empregados no discurso. Conduza as identificações do argumentos a partir das perguntas: quais itens sustentam um ponto de vista, sem negar outro? (Respostas: 1, 2, 3, 4, 6, 7, 13, 15, 17.) Quais itens argumentam, negando um outro ponto de vista? (Respostas: 5, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18.) A partir deste momento da aula, você deve ir introduzindo as nomenclaturas e entendimentos sobre os movimentos argumentativos. Você pode, para subsidiar este momento, encontrar mais informações disponíveis aqui. Pergunte aos alunos se eles conseguiram encontrar algum argumento que versasse sobre os prós e os contras do tema abordado. Peça que reflitam e levantem hipóteses de argumentos que pudessem abrir concessões a alguns argumentos do cartaz. Possibilidade de resposta: caso a maioridade seja reduzida, embora diminuam-se as ondas de crimes, as reincidências aindas seriam grandes por causa da fragilidade do sistema prisional brasileiro. Neste slide (veja no plano original), a intenção é sistematizar o conhecimento acerca dos modos de argumentar; explique para os alunos os conceitos elencados no slide. Explique que esses conceitos são os movimentos que constituem a argumentação, necessários para seu objetivo: o convencimento acerca de um ponto de vista. Explique que nem sempre, em uma situação de argumentação, todos os movimentos aparecem. Para possibilitar essa reflexão, encaminhe aos alunos os questionamentos e explicações como documento no Word, pelo WhatsApp.
Fechamento
Para o fechamento desta aula, apresente o cartaz do slide (veja no plano original) e peça que leiam o texto em destaque. Realize indagações acerca da argumentação: que tipo de movimento argumentativo está evidente no trecho em destaque? (Resposta: Argumentação por sustentação.) É possível construir uma refutação. Vamos tentar? (Resposta: Eleger um deputado federal da sua região não garante mais desenvolvimento para a sua área.) Crie uma argumentação por concessão. (Sugestão de resposta: Embora um deputado federal atue diretamente na aplicação dos recursos do país, isso não garante que ele será um bom político).
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a pesquisar junto aos alunos sobre maioridade penal, e a argumentar sobre pontos prós e contras para que tentem chegar juntos a um consenso, auxiliando assim o aluno a se manifestar com segurança e argumentos consistentes perante a turma.