14563
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Movimentos argumentativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Movimentos argumentativos

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: Para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, sugiro esta leitura.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, São Paulo, nº44, p.171-192, 2000. Disponível aqui

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos sintam dificuldades de interpretar e aplicar os modalizadores menos recorrentes na linguagem cotidiana.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em: .

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a sua turma. Em seguida, indague aos alunos o que eles recordam sobre argumentação. Provavelmente eles responderão que são textos utilizados para expor ideias ou convencer alguém de algo.
  • Pergunte-os de que forma eles costumam defender as suas ideias em uma conversa entre amigos.

Essa provocação tem o objetivo de ir despertando nos alunos a ideia de movimentos argumentativos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia a frase do slide para os alunos e peça que eles falem o pensam a respeito do tema. Explique aos alunos que o termo “maioridade” relaciona-se à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos proposta na de Emenda Constitucional 171/93.
  • Para aprofundamento sobre o tema, leia aqui. Você também encontrará mais informações aqui.
  • Deixe que os alunos falem espontaneamente.
  • Em seguida, retome com os alunos o conceito de argumentação, mostrando a eles que a manifestação de cada um deles emitia um ponto de vista de discordância ou concordância. Com isso, a aula pode seguir para o desenvolvimento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Explore o cartaz, orientando os alunos a identificarem os pontos de vista empregados no discurso.
  • Este cartaz pode ser encontrado aqui.
  • Conduza as identificações do argumentos a partir das perguntas:
  • Quais itens sustentam um ponto de vista, sem negar outro? (Respostas: 1, 2, 3, 4, 6, 7, 13, 15,17).
  • Quais itens argumentam, negando um outro ponto de vista? (Respostas: 5, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16,18).
  • A partir deste momento da aula, você deve ir introduzindo as nomenclaturas e entendimentos sobre os movimentos argumentativos. Você pode, para subsidiar este momento, buscar mais informações aqui.
  • Pergunte aos alunos se eles conseguiram encontrar algum argumento que versasse sobre os prós e os contras do tema abordado. Aqui, provavelmente os alunos não encontrarão respostas, pois não há argumentação de concessão no cartaz, então passe para o tópico seguinte.
  • Neste momento, peça que aos alunos reflitam e levantem hipóteses de argumentos que pudessem abrir concessões a alguns argumentos do cartaz. Possibilidade de resposta: Caso a maioridade seja reduzida, embora diminuam as ondas de crimes, as reincidências aindas seriam grandes por causa da fragilidade do sistema prisional brasileiro.
  • Em seguida, após os alunos se manifestarem, anote algumas respostas no quadro e explique que o que eles acabaram de fazer foi uma argumentação por concessão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Neste slide, a intenção é sistematizar o conhecimento acerca dos modos de argumentar; explique para os alunos os conceitos elencados no slide.
  • Explique aos alunos que esses conceitos são os movimentos que constituem a argumentação. Que são movimentos necessários para o objetivo da argumentação que é o convencimento acerca de um ponto de vista. Explique que nem sempre em uma situação de argumentação todos os movimentos aparecem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, apresente o cartaz do slide e leia o texto em destaque.
  • Agora, realize, oralmente as indagações acerca da argumentação:
  • Que tipo de movimento argumentativo está evidente no trecho em destaque? (Resposta: Argumentação por sustentação)
  • É possível construir uma refutação. Vamos tentar? (Resposta: Eleger um deputado federal da sua região não garante mais desenvolvimento para a sua área).
  • Crie uma argumentação por concessão. (Sugestão de resposta: Embora um deputado federal atue diretamente na aplicação
    dos recursos do país, isso não garante que ele será um bom político).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: Para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, sugiro esta leitura.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, São Paulo, nº44, p.171-192, 2000. Disponível aqui

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos sintam dificuldades de interpretar e aplicar os modalizadores menos recorrentes na linguagem cotidiana.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em: .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a sua turma. Em seguida, indague aos alunos o que eles recordam sobre argumentação. Provavelmente eles responderão que são textos utilizados para expor ideias ou convencer alguém de algo.
  • Pergunte-os de que forma eles costumam defender as suas ideias em uma conversa entre amigos.

Essa provocação tem o objetivo de ir despertando nos alunos a ideia de movimentos argumentativos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia a frase do slide para os alunos e peça que eles falem o pensam a respeito do tema. Explique aos alunos que o termo “maioridade” relaciona-se à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos proposta na de Emenda Constitucional 171/93.
  • Para aprofundamento sobre o tema, leia aqui. Você também encontrará mais informações aqui.
  • Deixe que os alunos falem espontaneamente.
  • Em seguida, retome com os alunos o conceito de argumentação, mostrando a eles que a manifestação de cada um deles emitia um ponto de vista de discordância ou concordância. Com isso, a aula pode seguir para o desenvolvimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Explore o cartaz, orientando os alunos a identificarem os pontos de vista empregados no discurso.
  • Este cartaz pode ser encontrado aqui.
  • Conduza as identificações do argumentos a partir das perguntas:
  • Quais itens sustentam um ponto de vista, sem negar outro? (Respostas: 1, 2, 3, 4, 6, 7, 13, 15,17).
  • Quais itens argumentam, negando um outro ponto de vista? (Respostas: 5, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16,18).
  • A partir deste momento da aula, você deve ir introduzindo as nomenclaturas e entendimentos sobre os movimentos argumentativos. Você pode, para subsidiar este momento, buscar mais informações aqui.
  • Pergunte aos alunos se eles conseguiram encontrar algum argumento que versasse sobre os prós e os contras do tema abordado. Aqui, provavelmente os alunos não encontrarão respostas, pois não há argumentação de concessão no cartaz, então passe para o tópico seguinte.
  • Neste momento, peça que aos alunos reflitam e levantem hipóteses de argumentos que pudessem abrir concessões a alguns argumentos do cartaz. Possibilidade de resposta: Caso a maioridade seja reduzida, embora diminuam as ondas de crimes, as reincidências aindas seriam grandes por causa da fragilidade do sistema prisional brasileiro.
  • Em seguida, após os alunos se manifestarem, anote algumas respostas no quadro e explique que o que eles acabaram de fazer foi uma argumentação por concessão.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Neste slide, a intenção é sistematizar o conhecimento acerca dos modos de argumentar; explique para os alunos os conceitos elencados no slide.
  • Explique aos alunos que esses conceitos são os movimentos que constituem a argumentação. Que são movimentos necessários para o objetivo da argumentação que é o convencimento acerca de um ponto de vista. Explique que nem sempre em uma situação de argumentação todos os movimentos aparecem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, apresente o cartaz do slide e leia o texto em destaque.
  • Agora, realize, oralmente as indagações acerca da argumentação:
  • Que tipo de movimento argumentativo está evidente no trecho em destaque? (Resposta: Argumentação por sustentação)
  • É possível construir uma refutação. Vamos tentar? (Resposta: Eleger um deputado federal da sua região não garante mais desenvolvimento para a sua área).
  • Crie uma argumentação por concessão. (Sugestão de resposta: Embora um deputado federal atue diretamente na aplicação
    dos recursos do país, isso não garante que ele será um bom político).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP23 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP31 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano