14562
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego de adjetivos como modalizadores da argumentação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O emprego de adjetivos como modalizadores da argumentação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: Slide Carnival (tutorial disponível aqui); plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).

Tema
Compartilhe o tema da aula com a turma, pelo WhatsApp. Explore os conhecimentos prévios dos alunos sobre os adjetivos e a argumentação, indagando o que lembram sobre esses conteúdos. Explique que os adjetivos formam uma classe de palavras e questione como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor. Nesta aula, no entanto, os adjetivos serão explorados como modalizadores auxiliadores da argumentação. Para aprofundar o conteúdo, leia o texto disponível aqui. Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não conseguirão enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte.

Introdução
Peça aos alunos que descrevam, com o máximo de detalhes possível, as duas salas de aula do slide (veja no plano original). Solicite que registrem em seus cadernos. Pergunte o que as palavras anotadas representam. Resposta esperada: as características das duas salas de aula. Por fim, pergunte se eles acham que a caracterização de elementos pode ser útil no fortalecimento de uma argumentação. Faça esses questionamentos por meio de um documento no Word, encaminhado pelo WhatsApp, ou por slides do PowerPoint ou Slide Carnival (veja em Recursos Opcionais).

Desenvolvimento
Como a proposta desta aula é explorar o adjetivo como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este panfleto de um país de língua portuguesa. Mais informações sobre o candidato apresentado estão disponíveis aqui. Para aprofundamento sobre adjetivos modalizadores, leia o texto disponível aqui. Apresente o panfleto acima para os alunos e desafie-os a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma estejam caracterizando, acrescendo a ele a percepção ou juízo de valor do enunciador. Os alunos poderão citar várias respostas, dentre as quais: a palavra “conduta”, na proposta 1, é caracterizada por: política, leal e honesta. Encaminhe as duas propostas aos alunos. Peça que leiam e circulem as palavras que acreditam estar caracterizando outras. Chame a atenção dos alunos para os aspectos de concordância e para as posições em que o adjetivo pode aparecer nas construções, em ordem direta ou indireta, o que pode causar mudança de sentido. Sistematize os conceitos compartilhando também o slide (veja no plano original) com os alunos, e passe para o seguinte. Para finalizar esta parte da aula, peça aos alunos que reescrevam a proposta do panfleto alterando os adjetivos, de forma a manter a intencionalidade do autor, que é convencer o leitor.

Fechamento
Para finalizar esta aula, divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas. Compartilhe o cartaz do slide (veja no plano original) com a turma e peça que cada grupo elabore um cartaz de propaganda política, com frases sucintas de propostas, como no exemplo acima, empregando adjetivos que ajudem a convencer o leitor acerca das propostas. Oriente-os a imaginar melhorias para a sua cidade. Solicite que compartilhem seus cartazes com os colegas, no grupo do WhatsApp. O cartaz está disponível aqui. Observação: para a atividade em grupos, solicite que os alunos organizem momentos de reunião por chamada de vídeo ou áudio entre os integrantes. Os cartazes podem ser feitos em folhas de ofício, cartolina ou com a plataforma de design gráfico Canva (veja em Recursos Opcionais).

Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos na confecção dos cartazes, com ideias e materiais.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_10SQA08

(EF89LP23) Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados.

(EF89LP31) Analisar e utilizar modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade de uma proposição, tais como os asseverativos – quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.) ou discorda de (“de jeito nenhum, de forma alguma”) uma ideia; e os quase-asseverativos, que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas