14562
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego de adjetivos como modalizadores da argumentação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O emprego de adjetivos como modalizadores da argumentação

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Kit multimídia para projeção de slides, atividade fotocopiada, folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.

Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.

DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em: .

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em: .

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a turma.
  • Explore os conhecimentos prévios dos alunos sobre os adjetivos e a argumentação, indagando o que eles lembram desses conteúdos.
  • Explique que os adjetivos formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
  • Nesta aula, no entanto, os adjetivos serão explorados como modalizadores auxiliadores da argumentação. Para aprofundar o conteúdo, leia aqui.
  • Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que descrevam, com o máximo de detalhes possível as duas salas de aula do slide.
  • Anote no quadro algumas características que eles externarem. Possibilidades de respostas: SALA 1: antiga, escura, vazia, organizada, limpa; SALA 2: moderna, clara, vazia, limpa, organizada.
  • Releia com os alunos as palavras anotadas no quadro e pergunte o que elas representam. Resposta esperada: as características das duas salas de aula.
  • Por fim, pergunte aos alunos se eles acham que a caracterização de elementos pode ser útil no fortalecimento de uma argumentação. Possibilidade de resposta: sim, pois quanto mais se disser as características de algo, ele poderá ser mais atrativo ou não.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

  • Como a proposta desta aula é explorar o adjetivo como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este panfleto de um país de língua portuguesa. Para obter maiores informações sobre o candidato apresentado, leia aqui.
  • Para aprofundamento sobre adjetivos modalizadores, leia aqui.

CÂMARA, Fernanda. Estudo dos modalizadores: uma concepção teórico-prática. Disponível em: .

  • Apresente o panfleto acima para os alunos. Leia as propostas e desafie os alunos a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma estejam caracterizando, acrescendo a ele a percepção ou juízo de valor do enunciador. Os alunos poderão citar várias respostas, dentre as quais: A palavra “conduta”, na proposta 1, é caracterizada por: política, leal e honesta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima as duas propostas e entregue para os alunos. Peça que eles leiam e circulem as palavras que eles acreditam estar caracterizando outras palavras.
  • Peça a alguns alunos que falem as palavras circuladas e a quem elas se referem, anote os pares de palavras no quadro. Agora analise com os alunos que tipo de importância elas realçam nas propostas.
  • Possibilidades de algumas respostas:

Da proposta 3:

Portugal – livre: dá a ideia de liberdade para o país e essa ideia interessa ao povo

Portugal – próspero: remete à ideia de crescimento do país e essa ideia conquista o povo.

Portugal – justa: dá a ideia de justiça para todos e essa igualdade desperta interesse do povo.

Da proposta 5:

Revisão - profunda: será uma revisão detalhada e isso é importante para modificar uma lei como uma constituição.

Sociedade – civil: explica exatamente de qual parcela da população se trata.

  • Chame a atenção dos alunos para os aspectos de concordância e para as posições em que o adjetivo pode aparecer nas construção, em ordem direta ou indireta, o que pode causar mudança de sentido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sistematize os conceitos, lendo o slide para os alunos, então passe para o seguinte.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para finalizar esta parte da aula, peça aos alunos que reescrevam a proposta acima, alterando os adjetivos, de forma a manter a intencionalidade do panfleto que é de convencer o leitor.
  • Possibilidade de respostas: Garantir a liberdade e a segurança de todos os cidadãos e uma conduta governamental boa e limpa, conforme com as expectativas dos eleitores.
  • Peça a alguns alunos que leiam as suas alterações e anote algumas no quadro para que haja uma partilha mais visível com a turma. Mais uma vez, chame a atenção para os aspectos de concordância e discutam se após alterada, a proposta manteve a sua intenção de convencimento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações:

  • Para finalizar esta aula, divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas. Apresente o cartaz do slide para a turma e peça que cada grupo elabore um cartaz de propaganda política, com frases sucintas de propostas, como no exemplo acima, empregando adjetivos que ajudem a convencer o leitor acerca das propostas.
  • Oriente-os a imaginar melhorias para a sua cidade.
  • Após a conclusão, monte um mural na turma com os cartazes produzidos para que a turma possa identificar o emprego dos adjetivos nos cartazes.

Materiais complementares: Folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.

Este cartaz pode ser encontrado aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Kit multimídia para projeção de slides, atividade fotocopiada, folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.

Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.

DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em: .

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em: .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a turma.
  • Explore os conhecimentos prévios dos alunos sobre os adjetivos e a argumentação, indagando o que eles lembram desses conteúdos.
  • Explique que os adjetivos formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
  • Nesta aula, no entanto, os adjetivos serão explorados como modalizadores auxiliadores da argumentação. Para aprofundar o conteúdo, leia aqui.
  • Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que descrevam, com o máximo de detalhes possível as duas salas de aula do slide.
  • Anote no quadro algumas características que eles externarem. Possibilidades de respostas: SALA 1: antiga, escura, vazia, organizada, limpa; SALA 2: moderna, clara, vazia, limpa, organizada.
  • Releia com os alunos as palavras anotadas no quadro e pergunte o que elas representam. Resposta esperada: as características das duas salas de aula.
  • Por fim, pergunte aos alunos se eles acham que a caracterização de elementos pode ser útil no fortalecimento de uma argumentação. Possibilidade de resposta: sim, pois quanto mais se disser as características de algo, ele poderá ser mais atrativo ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

  • Como a proposta desta aula é explorar o adjetivo como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este panfleto de um país de língua portuguesa. Para obter maiores informações sobre o candidato apresentado, leia aqui.
  • Para aprofundamento sobre adjetivos modalizadores, leia aqui.

CÂMARA, Fernanda. Estudo dos modalizadores: uma concepção teórico-prática. Disponível em: .

  • Apresente o panfleto acima para os alunos. Leia as propostas e desafie os alunos a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma estejam caracterizando, acrescendo a ele a percepção ou juízo de valor do enunciador. Os alunos poderão citar várias respostas, dentre as quais: A palavra “conduta”, na proposta 1, é caracterizada por: política, leal e honesta.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima as duas propostas e entregue para os alunos. Peça que eles leiam e circulem as palavras que eles acreditam estar caracterizando outras palavras.
  • Peça a alguns alunos que falem as palavras circuladas e a quem elas se referem, anote os pares de palavras no quadro. Agora analise com os alunos que tipo de importância elas realçam nas propostas.
  • Possibilidades de algumas respostas:

Da proposta 3:

Portugal – livre: dá a ideia de liberdade para o país e essa ideia interessa ao povo

Portugal – próspero: remete à ideia de crescimento do país e essa ideia conquista o povo.

Portugal – justa: dá a ideia de justiça para todos e essa igualdade desperta interesse do povo.

Da proposta 5:

Revisão - profunda: será uma revisão detalhada e isso é importante para modificar uma lei como uma constituição.

Sociedade – civil: explica exatamente de qual parcela da população se trata.

  • Chame a atenção dos alunos para os aspectos de concordância e para as posições em que o adjetivo pode aparecer nas construção, em ordem direta ou indireta, o que pode causar mudança de sentido.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sistematize os conceitos, lendo o slide para os alunos, então passe para o seguinte.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para finalizar esta parte da aula, peça aos alunos que reescrevam a proposta acima, alterando os adjetivos, de forma a manter a intencionalidade do panfleto que é de convencer o leitor.
  • Possibilidade de respostas: Garantir a liberdade e a segurança de todos os cidadãos e uma conduta governamental boa e limpa, conforme com as expectativas dos eleitores.
  • Peça a alguns alunos que leiam as suas alterações e anote algumas no quadro para que haja uma partilha mais visível com a turma. Mais uma vez, chame a atenção para os aspectos de concordância e discutam se após alterada, a proposta manteve a sua intenção de convencimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações:

  • Para finalizar esta aula, divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas. Apresente o cartaz do slide para a turma e peça que cada grupo elabore um cartaz de propaganda política, com frases sucintas de propostas, como no exemplo acima, empregando adjetivos que ajudem a convencer o leitor acerca das propostas.
  • Oriente-os a imaginar melhorias para a sua cidade.
  • Após a conclusão, monte um mural na turma com os cartazes produzidos para que a turma possa identificar o emprego dos adjetivos nos cartazes.

Materiais complementares: Folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.

Este cartaz pode ser encontrado aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP23 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP31 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano