Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Kit multimídia para projeção de slides, atividade fotocopiada, folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.
Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.
DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em:
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.
Referências sobre o assunto:
FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para a turma.
- Explore os conhecimentos prévios dos alunos sobre os adjetivos e a argumentação, indagando o que eles lembram desses conteúdos.
- Explique que os adjetivos formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
- Nesta aula, no entanto, os adjetivos serão explorados como modalizadores auxiliadores da argumentação. Para aprofundar o conteúdo, leia aqui.
- Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que descrevam, com o máximo de detalhes possível as duas salas de aula do slide.
- Anote no quadro algumas características que eles externarem. Possibilidades de respostas: SALA 1: antiga, escura, vazia, organizada, limpa; SALA 2: moderna, clara, vazia, limpa, organizada.
- Releia com os alunos as palavras anotadas no quadro e pergunte o que elas representam. Resposta esperada: as características das duas salas de aula.
- Por fim, pergunte aos alunos se eles acham que a caracterização de elementos pode ser útil no fortalecimento de uma argumentação. Possibilidade de resposta: sim, pois quanto mais se disser as características de algo, ele poderá ser mais atrativo ou não.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
- Como a proposta desta aula é explorar o adjetivo como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este panfleto de um país de língua portuguesa. Para obter maiores informações sobre o candidato apresentado, leia aqui.
- Para aprofundamento sobre adjetivos modalizadores, leia aqui.
CÂMARA, Fernanda. Estudo dos modalizadores: uma concepção teórico-prática. Disponível em:
- Apresente o panfleto acima para os alunos. Leia as propostas e desafie os alunos a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma estejam caracterizando, acrescendo a ele a percepção ou juízo de valor do enunciador. Os alunos poderão citar várias respostas, dentre as quais: A palavra “conduta”, na proposta 1, é caracterizada por: política, leal e honesta.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima as duas propostas e entregue para os alunos. Peça que eles leiam e circulem as palavras que eles acreditam estar caracterizando outras palavras.
- Peça a alguns alunos que falem as palavras circuladas e a quem elas se referem, anote os pares de palavras no quadro. Agora analise com os alunos que tipo de importância elas realçam nas propostas.
- Possibilidades de algumas respostas:
Da proposta 3:
Portugal – livre: dá a ideia de liberdade para o país e essa ideia interessa ao povo
Portugal – próspero: remete à ideia de crescimento do país e essa ideia conquista o povo.
Portugal – justa: dá a ideia de justiça para todos e essa igualdade desperta interesse do povo.
Da proposta 5:
Revisão - profunda: será uma revisão detalhada e isso é importante para modificar uma lei como uma constituição.
Sociedade – civil: explica exatamente de qual parcela da população se trata.
- Chame a atenção dos alunos para os aspectos de concordância e para as posições em que o adjetivo pode aparecer nas construção, em ordem direta ou indireta, o que pode causar mudança de sentido.
Desenvolvimento
Orientações:
- Sistematize os conceitos, lendo o slide para os alunos, então passe para o seguinte.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para finalizar esta parte da aula, peça aos alunos que reescrevam a proposta acima, alterando os adjetivos, de forma a manter a intencionalidade do panfleto que é de convencer o leitor.
- Possibilidade de respostas: Garantir a liberdade e a segurança de todos os cidadãos e uma conduta governamental boa e limpa, conforme com as expectativas dos eleitores.
- Peça a alguns alunos que leiam as suas alterações e anote algumas no quadro para que haja uma partilha mais visível com a turma. Mais uma vez, chame a atenção para os aspectos de concordância e discutam se após alterada, a proposta manteve a sua intenção de convencimento.
Fechamento
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações:
- Para finalizar esta aula, divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas. Apresente o cartaz do slide para a turma e peça que cada grupo elabore um cartaz de propaganda política, com frases sucintas de propostas, como no exemplo acima, empregando adjetivos que ajudem a convencer o leitor acerca das propostas.
- Oriente-os a imaginar melhorias para a sua cidade.
- Após a conclusão, monte um mural na turma com os cartazes produzidos para que a turma possa identificar o emprego dos adjetivos nos cartazes.
Materiais complementares: Folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.
Este cartaz pode ser encontrado aqui.