14559
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Identificando os elementos da propaganda política em sala de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Identificando os elementos da propaganda política em sala de aula

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia; Dado, papel creative colorido para impressão dos cards do jogo.

Informações sobre o gênero: Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.

Dificuldades antecipadas: Ao tentar conceituar com os alunos o conceito de política os alunos podem entender como partidarização ou mesmo doutrinação, estabeleça com eles que não será permitido falar sobre partidos, ou mesmo campos políticos ideológicos nesta aula.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.

http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Professor, para iniciar esta aula, exiba o slide e, após a leitura do título da aula, questione os alunos sobre os conhecimentos prévios que eles trazem a respeito da participação democrática e do gênero textual propaganda política. Esses conhecimentos foram trabalhados na aula 1 desta sequência de 15 aulas. Indague aos alunos sobre seus conhecimentos a respeito da condição de cidadãos: Vocês conhecem seus direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros? (Provavelmente os alunos responderão sobre os direitos mais comuns que forem convenientes a eles: direito de ter escola, direito de ter moradia, direito à saúde.)
  • No decorrer desta aula, vá sugerindo a importância de se conhecer direitos e deveres para o pleno exercício da cidadania.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente aos alunos as perguntas no slide, peça a eles que, organizados espontaneamente em trios, respondam às perguntas provocadoras de reflexão. Professor, se você considerar o campo de respostas possíveis muito amplo, poderá apresentar um formulário com respostas objetivas em V ou F , lembre-se que aqui queremos que os alunos reconheçam e se sintam parte fundamental da política. Todos precisam participar, não precisam responder todas as perguntas individualmente, mas todos precisam se manifestar.
  • Possibilidades de respostas:
  • O que é política ?
  • Organização social,
  • Convenções que possibilitem a vida em sociedade de forma harmônica,
  • Conjunto de normas que regulam a vida dos grupos humanos. (ver texto no link)
  • Outras? Quais: ______________________________________
  • Quais espaços você reconhece como políticos?

a) escola,

b) igrejas e templos,

c) sindicatos,

d) assembléias,

e) condomínios,

f) grupos, clubes, associações, conselhos … etc?

  • Como se pode participar de ações políticas?
  • Voto,
  • Grêmios,
  • Representantes de turma,
  • Ong’s,
  • Campanhas,
  • assessorias,
  • Greve.

IV. Para você das participações listadas abaixo, quais podem ser classificadas como políticas ? (esta questão pode ter todas estas possibilidades de respostas marcadas.

  • manifestações,
  • pesquisas,
  • reivindicações,
  • consultas públicas,
  • fiscalização de órgãos e serviços públicos
  • plebiscitos

Agora, professor, peça aos alunos que, individualmente, escolham uma das formas das participações listadas acima para indicar como se dá o funcionamento e a importância dessa ação.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1. Professor, leve para a sala de aula esse recorte da notícia e leia o trecho com os alunos. (material aqui)

Distribua o texto para os alunos, peça a eles que comentem possíveis razões desse desinteresse.

Provavelmente entre as respostas você terá: corrupção, desânimo, apatia, desconhecimento de canais de participação ou expressões como: não muda nada, tudo ladrão.

Depois da participação dos alunos, discuta com eles com base no texto de Marilena Chauí (ver link aqui) sobre a origem da política.

No texto de referência, temos a origem da política como necessidade do homem se organizar em sociedade: pela razão, consenso ou natureza em prol da harmonia e do bem comum. Você pode retomar o conceito de polis, e explicar para os alunos sobre raiz etimológica da palavra política, do grego politikos, que significa “cívico”. O termo politikos, por sua vez, se originou a partir da palavra polites, que quer dizer “cidadão”, que se originou de polis, traduzido por “cidade”.

Numa sociedade como a da Grécia Antiga, em que a vida pública interessava a todos os cidadãos, os politikos eram aqueles que se dedicavam ao governo da polis ("a cidade” ou “o Estado"), colocando o bem comum acima de seus interesses individuais.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Agora, apresente o texto Governar, de Carlos Drummond de Andrade, e peça para que os alunos leiam o texto. A referência do texto é ANDRADE, Carlos Drummond de. Governar. In: Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record.
  • Peça aos alunos que identifiquem partes no texto que contenham:
  • os anseios dos eleitores (governasse para o bem de todos)
  • a plataforma do candidato (Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem)
  • a consequência do impasse entre ambos. (dissolução da república)

Após, fazerem essas atividades, os alunos devem redigir um esboço de propaganda política que poderia ter sido usada por Martim. As propagandas políticas precisam relacionar imagem e texto, ter um slogan, estabelecer um público-alvo, e ser persuasiva, levando o eleitor a aderir a sua campanha ou mesmo ideologia. Retome com os alunos alguns aspectos gerais: número, propostas, partido, slogan.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha que, assim como no conto, eles joguem Governar, embora as regras desse sejam diferentes do texto, leia as instruções constantes no manual, distribua os personagens e os seus respectivos cartões de orientações.

Orientações do jogo:

  • Com um dado, todos os alunos devem jogar. Os alunos que tirarem 6 no lançamento do dado serão escolhidos candidatos ao cargo de governar. (escolha os 3 primeiros)
  • Ainda por sorteio do dado, escolha o aluno que será o Juiz Eleitoral. Esse Juiz será responsável por dizer o que pode e o que não pode na propaganda, bem como assegurar que todos tenham igualdade de participação do processo.
  • Os três deverão apresentar propostas que tratem dos temas educação, saúde e segurança voltados para a juventude.
  • No momento do jogo, eles costumam ficar agitados, por isso lembre-os que assim como na democracia o jogo tem regras, e os cidadãos precisam respeitar para o bom andamento do exercício.
  • Jogos de representação proporcionam muita aprendizagem. Se eles gostarem você poderá continuar jogando em todas as aulas e estabelecendo mais critérios das propagandas políticas, e revendo as iniciais, de forma que seja possível melhorar em cada versão.
  • As orientações do jogo e maiores procedimentos estão neste link 1 e aqui os cartões dos jogos link 2 .

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações?

  • Peça que os alunos apresentem suas propostas neste momento.
  • Estabeleça o tempo da apresentação das propostas políticas de cada um dos candidatos e as solicitações dos grupos (1 minutos para cada).
  • Apresente o slide e peça a eles que respondam oralmente do que cada um tem fome. As palavras do slide contemplam algumas necessidades humanas, e a hierarquia entre elas é individual cada pessoa tem suas próprias definições.Reforce com eles que cada um pode dizer qual a sua estando, ou não, no slide.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia; Dado, papel creative colorido para impressão dos cards do jogo.

Informações sobre o gênero: Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.

Dificuldades antecipadas: Ao tentar conceituar com os alunos o conceito de política os alunos podem entender como partidarização ou mesmo doutrinação, estabeleça com eles que não será permitido falar sobre partidos, ou mesmo campos políticos ideológicos nesta aula.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.

http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Professor, para iniciar esta aula, exiba o slide e, após a leitura do título da aula, questione os alunos sobre os conhecimentos prévios que eles trazem a respeito da participação democrática e do gênero textual propaganda política. Esses conhecimentos foram trabalhados na aula 1 desta sequência de 15 aulas. Indague aos alunos sobre seus conhecimentos a respeito da condição de cidadãos: Vocês conhecem seus direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros? (Provavelmente os alunos responderão sobre os direitos mais comuns que forem convenientes a eles: direito de ter escola, direito de ter moradia, direito à saúde.)
  • No decorrer desta aula, vá sugerindo a importância de se conhecer direitos e deveres para o pleno exercício da cidadania.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente aos alunos as perguntas no slide, peça a eles que, organizados espontaneamente em trios, respondam às perguntas provocadoras de reflexão. Professor, se você considerar o campo de respostas possíveis muito amplo, poderá apresentar um formulário com respostas objetivas em V ou F , lembre-se que aqui queremos que os alunos reconheçam e se sintam parte fundamental da política. Todos precisam participar, não precisam responder todas as perguntas individualmente, mas todos precisam se manifestar.
  • Possibilidades de respostas:
  • O que é política ?
  • Organização social,
  • Convenções que possibilitem a vida em sociedade de forma harmônica,
  • Conjunto de normas que regulam a vida dos grupos humanos. (ver texto no link)
  • Outras? Quais: ______________________________________
  • Quais espaços você reconhece como políticos?

a) escola,

b) igrejas e templos,

c) sindicatos,

d) assembléias,

e) condomínios,

f) grupos, clubes, associações, conselhos … etc?

  • Como se pode participar de ações políticas?
  • Voto,
  • Grêmios,
  • Representantes de turma,
  • Ong’s,
  • Campanhas,
  • assessorias,
  • Greve.

IV. Para você das participações listadas abaixo, quais podem ser classificadas como políticas ? (esta questão pode ter todas estas possibilidades de respostas marcadas.

  • manifestações,
  • pesquisas,
  • reivindicações,
  • consultas públicas,
  • fiscalização de órgãos e serviços públicos
  • plebiscitos

Agora, professor, peça aos alunos que, individualmente, escolham uma das formas das participações listadas acima para indicar como se dá o funcionamento e a importância dessa ação.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1. Professor, leve para a sala de aula esse recorte da notícia e leia o trecho com os alunos. (material aqui)

Distribua o texto para os alunos, peça a eles que comentem possíveis razões desse desinteresse.

Provavelmente entre as respostas você terá: corrupção, desânimo, apatia, desconhecimento de canais de participação ou expressões como: não muda nada, tudo ladrão.

Depois da participação dos alunos, discuta com eles com base no texto de Marilena Chauí (ver link aqui) sobre a origem da política.

No texto de referência, temos a origem da política como necessidade do homem se organizar em sociedade: pela razão, consenso ou natureza em prol da harmonia e do bem comum. Você pode retomar o conceito de polis, e explicar para os alunos sobre raiz etimológica da palavra política, do grego politikos, que significa “cívico”. O termo politikos, por sua vez, se originou a partir da palavra polites, que quer dizer “cidadão”, que se originou de polis, traduzido por “cidade”.

Numa sociedade como a da Grécia Antiga, em que a vida pública interessava a todos os cidadãos, os politikos eram aqueles que se dedicavam ao governo da polis ("a cidade” ou “o Estado"), colocando o bem comum acima de seus interesses individuais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Agora, apresente o texto Governar, de Carlos Drummond de Andrade, e peça para que os alunos leiam o texto. A referência do texto é ANDRADE, Carlos Drummond de. Governar. In: Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record.
  • Peça aos alunos que identifiquem partes no texto que contenham:
  • os anseios dos eleitores (governasse para o bem de todos)
  • a plataforma do candidato (Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem)
  • a consequência do impasse entre ambos. (dissolução da república)

Após, fazerem essas atividades, os alunos devem redigir um esboço de propaganda política que poderia ter sido usada por Martim. As propagandas políticas precisam relacionar imagem e texto, ter um slogan, estabelecer um público-alvo, e ser persuasiva, levando o eleitor a aderir a sua campanha ou mesmo ideologia. Retome com os alunos alguns aspectos gerais: número, propostas, partido, slogan.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha que, assim como no conto, eles joguem Governar, embora as regras desse sejam diferentes do texto, leia as instruções constantes no manual, distribua os personagens e os seus respectivos cartões de orientações.

Orientações do jogo:

  • Com um dado, todos os alunos devem jogar. Os alunos que tirarem 6 no lançamento do dado serão escolhidos candidatos ao cargo de governar. (escolha os 3 primeiros)
  • Ainda por sorteio do dado, escolha o aluno que será o Juiz Eleitoral. Esse Juiz será responsável por dizer o que pode e o que não pode na propaganda, bem como assegurar que todos tenham igualdade de participação do processo.
  • Os três deverão apresentar propostas que tratem dos temas educação, saúde e segurança voltados para a juventude.
  • No momento do jogo, eles costumam ficar agitados, por isso lembre-os que assim como na democracia o jogo tem regras, e os cidadãos precisam respeitar para o bom andamento do exercício.
  • Jogos de representação proporcionam muita aprendizagem. Se eles gostarem você poderá continuar jogando em todas as aulas e estabelecendo mais critérios das propagandas políticas, e revendo as iniciais, de forma que seja possível melhorar em cada versão.
  • As orientações do jogo e maiores procedimentos estão neste link 1 e aqui os cartões dos jogos link 2 .
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações?

  • Peça que os alunos apresentem suas propostas neste momento.
  • Estabeleça o tempo da apresentação das propostas políticas de cada um dos candidatos e as solicitações dos grupos (1 minutos para cada).
  • Apresente o slide e peça a eles que respondam oralmente do que cada um tem fome. As palavras do slide contemplam algumas necessidades humanas, e a hierarquia entre elas é individual cada pessoa tem suas próprias definições.Reforce com eles que cada um pode dizer qual a sua estando, ou não, no slide.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano