A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia e caixas de som; cartolinas e cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos apresentem dificuldades em sistematizar a estrutura de uma notícia, visto que muitas crianças não têm contato cotidianamente com o gênero notícia, por isso recomenda-se o uso desse plano em sequência. Alguns alunos também podem ter dificuldades para trabalhar em grupo, divergências nas tomadas de decisões, necessitando assim o auxílio do professor de maiores orientações no passo a passo das atividades e mediação do professor para solucionar os conflitos.
Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 19 de set. de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
2. Mostre então o vídeo que explica a origem da fábrica Lego, para que os alunos que não conhecem o brinquedo possam entender do que se trata a entrevista.
Materiais complementares:
Para acessar o vídeo clique aqui.
Texto: Jornal Joca Online. Inventor de Lego. 2015. Disponível em:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Comentário: A atividade pode ser realizada com menos integrantes no grupo, isso fica a critério do professor. É importante levar em consideração que um grupo menor levará mais tempo para realizar a atividade, pois são muitas tarefas a realizar na criação da notícia.
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Esse é um período em que estamos diariamente conectados com notícias de jornais escritos, rádio e telejornais. Nesse contexto, o gênero notícia está mais perto do que nunca das crianças.
Aproveite a oportunidade para criar notícias e/ou reportagens junto com elas. Sugira que brinquem de jornalistas e proponha que a criança escolha um acontecimento atual sobre um tema pré-selecionado por você.
Conversem sobre o que vocês sabem a respeito do tema e façam algumas anotações tentando responder:
- O quê ocorreu?
- Quem participou?
- Quando, onde, como e por que isso ocorreu ou vem ocorrendo?
Por fim, peça para que ela crie uma chamada para a notícia, organize a parte escrita ao lado de alguma imagem e “publique” na parede de casa.
Sugira que a criança registre a publicação em uma foto e compartilhe, entretendo quem está longe com as atualizações do mais novo repórter da família.
Se quiser ampliar o trabalho para uma reportagem, peça para que ela escolha alguém para entrevistar, completando o texto com depoimentos ou com mais informações de pesquisa.
Lendas indígenas são de tradição oral, o que significa que foram contadas e recontadas de pai para filho, passando de uma geração para a outra. Sugira que experimente em casa uma roda de narrativas orais e peça o auxílio da família para isso.
Oriente-os que na roda os mais velhos podem começar contando alguma história da família, tentando lembrar detalhes da experiência como cores, sons, sabores e sensações presentes.
Em seguida, o desafio dos mais novos deverá ser recontar as histórias de seus pais e avós para outras pessoas, tentando lembrar de descrever com detalhes:
- O início da narrativa (onde aconteceu, quando e com quem);
- O meio (o que de fato ocorreu);
- O desfecho (como tudo terminou).
Explique que esse será um momento rico e prazeroso para toda família!
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: