14555
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Produzindo uma resenha crítica com a ajuda de adjuntos adnominais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre o ponto de vista defendido em uma resenha pelo uso dos adjuntos adnominais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Produzindo uma resenha crítica com a ajuda de adjuntos adnominais

Finalidade da aula: Deixar claro o ponto de vista defendido em uma resenha pelo uso dos adjuntos adnominais.

Ano:8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP09

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é deixar claro o ponto de vista defendido em uma resenha pelo uso dos adjuntos adnominais.

 

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor ou canetinha ou caneta marca texto, celular, tablet ou outros aparelhos eletrônicos com acesso à internet, PC, Datashow ou Google Drive, ou material impresso (caso não haja recursos tecnológicos) para a resenha do filme “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”.

Fonte: “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso”, Redação, disponível em: https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/resenha-animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald.html. Acesso em: 16 de novembro de 2018.

 

Dificuldades antecipadas: Talvez nem todos os alunos tenham conhecimento do universo de Harry Potter, criado por J.K.Rowling, e, por isso, não entendam algumas passagens subentendidas da resenha.

 

Referências sobre o assunto:

Fonte: Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara. disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 16 de setembro de 2018.

Fonte: COMPLEMENTO NOMINAL VS. ADJUNTO ADNOMINAL: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista, Arion de Souza Cruz, disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf. Acesso em: 15 de novembro de 2018.


Código: LPO8_08ATS03

(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas