14555
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Produzindo uma resenha crítica com a ajuda de adjuntos adnominais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre o ponto de vista defendido em uma resenha pelo uso dos adjuntos adnominais.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é deixar claro o ponto de vista defendido em uma resenha pelo uso dos adjuntos adnominais.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Fonte: LIMA, Marcelo. “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso. Disponível em: <https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/resenha-animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald.html>. Acesso em: 16 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: Talvez nem todos os alunos tenham conhecimento do universo de Harry Potter, criado por J.K.Rowling, e, por isso, não entendam algumas passagens subentendidas da resenha.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles possuem o hábito de consumir produtos culturais como filmes, séries, novelas, peças teatrais, etc.
  • Questione se eles consultam a opinião de alguém antes de consumir tais produtos, através da frequente pergunta: “O que você achou?” Do filme, da série, da novela, da música… Se sim, de quem ou onde buscam referências sobre esses produtos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se alguma vez já receberam críticas positivas e negativas sobre o mesmo produto cultural (livro, série, filme…). Peça que exemplifiquem a situação e como resolveram o impasse: seguiram a visão otimista e consumiram o produto cultural ou a pessimista e desistiram dele?
  • Diga-lhes que há um gênero textual específico com essa finalidade (criticar apontando as qualidades e os defeitos) chamado “resenha crítica”.
  • Chame a atenção deles para o produto cultural (livro, seriado, exposição…, sempre um substantivo) ser o núcleo da crítica e as características sobre esse produto cultural apresentadas pelos adjuntos adnominais que produzirão os efeitos de sentido de: determinar ou indeterminar (artigo), quantificar (numeral), especificar (pronome), qualificar (positiva e negativamente; adjetivo).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a formarem grupos de 4-5 integrantes.
  • Peça para lerem o título da resenha crítica sobre o filme “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”.
  • Chame a atenção deles para identificarem à qual classe gramatical pertencem as palavras marcadas em amarelo (substantivos), em rosa (adjetivos) e em azul (artigo).
  • Demande a eles a leitura da resenha crítica “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso”, publicada no Jornal da Paraíba, atentando para o uso dos adjuntos adnominais que caracterizam os substantivos usados pelo colunista, de forma a perceber se a crítica é positiva, negativa ou trabalha com os dois aspectos do filme: o positivo e o negativo.
  • No título, por exemplo: animais são “fantásticos”, pois pertencem ao mundo da fantasia; crimes são determinados pelo artigo “os” e qualificados pelo agente que os cometeu “de Grindelwald”. O filme é “ambicioso”, o que poderia levar a uma interpretação positiva, mas que não se sustenta quando o escritor usa o verbo “tropeça” e alega que há tramas “em excesso.”
  • À medida que forem lendo, determine que eles identifiquem os efeitos de sentido positivos e/ou negativos (prós e contras) produzidos pelo jornalista na escolha dos adjuntos adnominais.

Material complementar:

LIMA, Marcelo. “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso. Disponível em: <https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/resenha-animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald.html>. Acesso em: 16 nov. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Divida os grupos da sala em duas grandes equipes: a dos prós e a dos contras.
  • Divida o quadro em duas partes e faça nele uma tabela dividida em: à esquerda “PRÓS” e à direita “CONTRAS”. Peça que um aluno de cada equipe fique posicionado com um giz ao lado da sua respectiva tabela.
  • Na sequência, determine que eles escrevam no quadro, na sua respectiva tabela, os adjuntos adnominais selecionados de acordo com o efeito de sentido proposto (positivo e negativo).
  • Depois de escritas, checar as informações colocadas na tabela. Deixe bem claro que algo positivo, no contexto da resenha, pode ter sido usado como negativo e vice-versa. Por exemplo: “ambicioso”, para o filme e “introvertido e deslocado” para o ator Eddie Redmayne foram usados no sentido positivo, e o jornalista deixa bem claro o porquê da sua escolha vocabular).

Esperam-se as seguintes informações:

“PRÓS”

filme “ambicioso”

“novo” filme

doses “de nostalgia”

mundo “mágico”

um “avanço”

“maiores” triunfos

“o poderoso” bruxo “das trevas”

“novos” subplots e personagens

“antiga” paixão

Eddie Redmayne amavelmente “introvertido e deslocado”

herói “necessário”

figura “essencial”

papéis “maiores”

trabalho mais “sintético e objetivo”

mundos “complexos e envolventes”

“CONTRAS”

tramas “em excesso”

onda “autoritária”

“maiores” falhas

mundo “trouxa”

bruxo “das trevas”

trama “simples”

“tonelada de novas” informações

tempo muito “curto”

“novo leque” de personagens

não ter propósito “específico”

aspecto “emocional”

adições “supérfluas”

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é deixar claro o ponto de vista defendido em uma resenha pelo uso dos adjuntos adnominais.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Fonte: LIMA, Marcelo. “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso. Disponível em: <https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/resenha-animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald.html>. Acesso em: 16 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: Talvez nem todos os alunos tenham conhecimento do universo de Harry Potter, criado por J.K.Rowling, e, por isso, não entendam algumas passagens subentendidas da resenha.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles possuem o hábito de consumir produtos culturais como filmes, séries, novelas, peças teatrais, etc.
  • Questione se eles consultam a opinião de alguém antes de consumir tais produtos, através da frequente pergunta: “O que você achou?” Do filme, da série, da novela, da música… Se sim, de quem ou onde buscam referências sobre esses produtos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se alguma vez já receberam críticas positivas e negativas sobre o mesmo produto cultural (livro, série, filme…). Peça que exemplifiquem a situação e como resolveram o impasse: seguiram a visão otimista e consumiram o produto cultural ou a pessimista e desistiram dele?
  • Diga-lhes que há um gênero textual específico com essa finalidade (criticar apontando as qualidades e os defeitos) chamado “resenha crítica”.
  • Chame a atenção deles para o produto cultural (livro, seriado, exposição…, sempre um substantivo) ser o núcleo da crítica e as características sobre esse produto cultural apresentadas pelos adjuntos adnominais que produzirão os efeitos de sentido de: determinar ou indeterminar (artigo), quantificar (numeral), especificar (pronome), qualificar (positiva e negativamente; adjetivo).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a formarem grupos de 4-5 integrantes.
  • Peça para lerem o título da resenha crítica sobre o filme “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”.
  • Chame a atenção deles para identificarem à qual classe gramatical pertencem as palavras marcadas em amarelo (substantivos), em rosa (adjetivos) e em azul (artigo).
  • Demande a eles a leitura da resenha crítica “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso”, publicada no Jornal da Paraíba, atentando para o uso dos adjuntos adnominais que caracterizam os substantivos usados pelo colunista, de forma a perceber se a crítica é positiva, negativa ou trabalha com os dois aspectos do filme: o positivo e o negativo.
  • No título, por exemplo: animais são “fantásticos”, pois pertencem ao mundo da fantasia; crimes são determinados pelo artigo “os” e qualificados pelo agente que os cometeu “de Grindelwald”. O filme é “ambicioso”, o que poderia levar a uma interpretação positiva, mas que não se sustenta quando o escritor usa o verbo “tropeça” e alega que há tramas “em excesso.”
  • À medida que forem lendo, determine que eles identifiquem os efeitos de sentido positivos e/ou negativos (prós e contras) produzidos pelo jornalista na escolha dos adjuntos adnominais.

Material complementar:

LIMA, Marcelo. “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”: ambicioso, filme tropeça com tramas em excesso. Disponível em: <https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/resenha-animais-fantasticos-os-crimes-de-grindelwald.html>. Acesso em: 16 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Divida os grupos da sala em duas grandes equipes: a dos prós e a dos contras.
  • Divida o quadro em duas partes e faça nele uma tabela dividida em: à esquerda “PRÓS” e à direita “CONTRAS”. Peça que um aluno de cada equipe fique posicionado com um giz ao lado da sua respectiva tabela.
  • Na sequência, determine que eles escrevam no quadro, na sua respectiva tabela, os adjuntos adnominais selecionados de acordo com o efeito de sentido proposto (positivo e negativo).
  • Depois de escritas, checar as informações colocadas na tabela. Deixe bem claro que algo positivo, no contexto da resenha, pode ter sido usado como negativo e vice-versa. Por exemplo: “ambicioso”, para o filme e “introvertido e deslocado” para o ator Eddie Redmayne foram usados no sentido positivo, e o jornalista deixa bem claro o porquê da sua escolha vocabular).

Esperam-se as seguintes informações:

“PRÓS”

filme “ambicioso”

“novo” filme

doses “de nostalgia”

mundo “mágico”

um “avanço”

“maiores” triunfos

“o poderoso” bruxo “das trevas”

“novos” subplots e personagens

“antiga” paixão

Eddie Redmayne amavelmente “introvertido e deslocado”

herói “necessário”

figura “essencial”

papéis “maiores”

trabalho mais “sintético e objetivo”

mundos “complexos e envolventes”

“CONTRAS”

tramas “em excesso”

onda “autoritária”

“maiores” falhas

mundo “trouxa”

bruxo “das trevas”

trama “simples”

“tonelada de novas” informações

tempo muito “curto”

“novo leque” de personagens

não ter propósito “específico”

aspecto “emocional”

adições “supérfluas”

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano