14554
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ampliando e modificando os substantivos com adjuntos adnominais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Ampliando e modificando os substantivos com adjuntos adnominais

Finalidade da aula: Reconhecer o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP09

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.

 

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, Power Point, PC, Google Drive, ou material impresso (caso não haja recursos tecnológicos) para o texto da resenha.

Fonte: “Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 de setembro de. 2018.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o texto a um mero resumo do filme (ou de outro produto cultural) ou não ter vocabulário variado o suficiente para expandir a crítica. Além disso, também poderão ter dificuldade em reconhecer as classes de palavras, sobretudo as que se referem ao nome.

 

Referências sobre o assunto:

Fonte: Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara. disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 16 de setembro de 2018.

Fonte: COMPLEMENTO NOMINAL VS. ADJUNTO ADNOMINAL: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista, Arion de Souza Cruz, disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf. Acesso em: 15 de novembro de 2018.


Código: LPO8_08ATS02

(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas