Atividade ou texto para impressão LP08_08ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Ampliando e modificando os substantivos com adjuntos adnominais
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adnominais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.
Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.
Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o texto a um mero resumo do filme (ou de outro produto cultural) ou não ter vocabulário variado o suficiente para expandir a crítica. Além disso, também poderão ter dificuldade em reconhecer as classes de palavras, sobretudo as que se referem ao nome.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.
CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Deixe claro aos alunos que todo discurso constitui-se de várias informações que são adicionadas de acordo com a intenção comunicativa do emissor em relação ao seu receptor. Por isso, os substantivos dificilmente aparecem sozinhos, a presença das outras classes gramaticais se faz fundamental para isso, como se elas fossem os “detalhes” que completassem os vários sentidos possíveis do núcleo. Um exemplo para essa situação poderia ser em relação a uma “prova” (substantivo), que dependendo dos interlocutores poderá ser “uma, duas…” (quantificativa), “fácil, difícil…” (qualificativa), “sua, minha…” (especificativa) ou ainda “a prova” (determinativa). Ou seja, colocamos efeitos “valorativos” ao discurso, tornando-o subjetivo.
- Explique que ao usar os substantivos em um texto, estes se tornam a parte fundamental para entendimento, mas que o uso das outras classe gramaticais podem determiná-los ou indeterminá-los, numerá-los, especificá-los e qualificá-los (positiva e negativamente). Por exemplo: em sala de aula, quando o aluno comenta sobre uma tarefa (substantivo), ele pode acrescentar a este núcleo: “chata”, “cansativa”, “imensa” = adjetivos; “a(s)” (= artigo) tarefa(s); “duas/três” (= numeral) tarefas; “sua/minha” (= pronome) tarefa.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as classes gramaticais do slide destacando a do substantivo.
Introdução
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro o sujeito da frase: “Os dois melhores diretores de Hollywood produziram um divertido filme: “Os Jovens Titãs em ação!”
- Peça que os alunos façam os círculos como no slide anterior e que o preencham agora com as palavras do sujeito.
- Ao centralizarem “diretores” (substantivo), pergunte aos alunos quais as funções das outras palavras associadas a “diretores”.
Espera-se que as respostas sejam:
“Os” determina quem são os diretores;
“dois” quantifica quantos foram os diretores;
“melhores” compara e qualifica-os entre os vários diretores existentes;
“de Hollywood” caracteriza de onde os diretores são para ressaltar sua importância, já que são da meca do cinema.
Introdução
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro o predicado da frase: “Os dois melhores diretores de Hollywood produziram um divertido filme: “Os Jovens Titãs em ação!”
- Peça que os alunos façam os círculos como no slide anterior e que o preencham agora com as palavras do predicado.
- Ao centralizarem “filme” (substantivo), pergunte aos alunos quais as funções das outras palavras associadas a “filme”.
Espera-se que as respostas sejam:
“um” indetermina o filme, pois há vários outros;
“divertido” qualifica positivamente o filme;;
“Os Jovens Titãs em ação!” particulariza o filme ao nomeá-lo.
Introdução
Orientações:
- Mostre a frase completa do slide acima e que foram separadas anteriormente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos a que tipo de texto pertence o título lido no slide e a imagem apresentada. Espera-se, pelo menos, que eles falem que é um texto sobre o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas”, como consta de forma explícita no título. Mas deve-se questioná-los, de maneira breve, qual é a principal intenção desse texto (“falar sobre a estreia do filme em questão), para quem ele é feito (para quem se interessa por filmes ou cinema, ou qualquer outro produto cultural); onde geralmente ele é veiculado (jornais, revistas, internet); quem o produz (alguém que conhece bem sobre o assunto, um jornalista, comentarista, expert). Ao fim, questione se alguém sabe como se chama o gênero textual que possui as características apresentadas anteriormente. Caso nenhum aluno responda, diga-lhes que é uma resenha crítica.
- Leia o título de uma resenha publicada no site do Jornal Joca: “Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! nos cinemas”.
- Pergunte se eles conhecem os personagens Jovens Titãs.
- Peça que identifiquem os substantivos no título (filme, Jovens, Ação, Cinemas).
- Questione quais substantivos tiveram palavras associadas a eles e que os modificaram de alguma forma (o filme - determina; Os Jovens - determina, Titãs - qualifica).
- Determine que os alunos se reúnam em grupos de 4-5 integrantes para:
a) lerem a resenha;
b) identificarem com um quadrado os substantivos como núcleo da oração;
c) circularem as palavras que estão diretamente relacionadas aos substantivos e escreverem seus efeitos de sentido: determinar, indeterminar, qualificar (positiva ou negativamente), quantificar ou especificar.
Material complementar:
Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 set. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
Material necessário: Para impressão da atividade clique aqui.
Para gabarito da atividade clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Antes de checar as respostas da atividade, pergunte aos alunos, em linhas gerais, sem aprofundamento da questão:
- se eles perceberam qual a intenção do texto lido (produzir uma crítica sobre um filme);
- se eles conseguem ter a certeza de que a crítica é positiva ou negativa e por quê (positiva pela escolha vocabular: “muitas e divertidas confusões”, na última linha do penúltimo parágrafo);
- se eles sabem o nome desse tipo de texto voltado para a análise de um produto cultural para indicá-lo ou não ao público-leitor. Caso a resposta seja negativa, fale que é função da resenha crítica, texto que é publicado na mídia para a divulgação de cultura.
- Agora, comece a checar as etapas da atividade:
- os substantivos encontrados;
- os termos associados aos substantivos;
- aqueles que modificam o significado dos substantivos;
- esses termos modificadores indicam o quê (determinação, indeterminação, quantificação, qualificação ou especificação).
- Tire as dúvidas à medida que surgirem e esclareça alguns pontos quando perceber alguma dificuldade por parte dos alunos.
- Finalize reforçando que esses termos modificadores dos substantivos são denominados adjuntos adnominais.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: mapa mental (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe à turma um breve vídeo, gravado pelo celular, com algumas reflexões. Deixe claro que todo discurso constitui-se de várias informações, que são adicionadas de acordo com a intenção comunicativa do emissor em relação ao seu receptor. Por isso, os substantivos dificilmente aparecem sozinhos. A presença das outras classes gramaticais se faz fundamental para isso, como se elas fossem os “detalhes” que completassem os vários sentidos possíveis do núcleo. Um exemplo para essa situação poderia ser em relação a uma “prova” (substantivo), que, dependendo dos interlocutores, poderá ser “uma, duas…” (quantificativa), “fácil, difícil…” (qualificativa), “sua, minha…” (especificativa) ou ainda “a prova” (determinativa). Ou seja, colocamos efeitos “valorativos” no discurso, tornando-o subjetivo. Explique que, ao usar os substantivos em um texto, eles se tornam a parte fundamental para o entendimento, mas que o uso das outras classes gramaticais podem determiná-los ou indeterminá-los, numerá-los, especificá-los e qualificá-los (positiva e negativamente). Por exemplo: em sala de aula, quando o aluno comenta sobre uma tarefa (substantivo), ele pode acrescentar ao núcleo: “chata”, “cansativa”, “imensa” = adjetivos; “a(s)” (= artigo) tarefa(s); “duas/três” (= numeral) tarefas; “sua/minha” (= pronome) tarefa.
Introdução
Em seguida, encaminhe-lhes uma apresentação em PowerPoint com as classes gramaticais do slide (veja no plano original), destacando a do substantivo. Apresente a frase: “Os dois melhores diretores de Hollywood produziram um divertido filme: Os Jovens Titãs em Ação!” Peça que os alunos façam os círculos como no slide anterior e que o preencham agora com as palavras do sujeito. Ao centralizarem “diretores” (substantivo), pergunte aos alunos quais as funções das outras palavras associadas a “diretores”. Espera-se que as respostas sejam: “Os” determina quem são os diretores; “dois” quantifica quantos foram os diretores; “melhores” compara e qualifica-os entre os vários diretores existentes; “de Hollywood” caracteriza de onde os diretores são para ressaltar sua importância, já que são da meca do cinema. Destaque o predicado da frase: “Os dois melhores diretores de Hollywood produziram um divertido filme: Os Jovens Titãs em Ação!” Peça que os alunos façam os círculos como no slide anterior e que o preencham agora com as palavras do predicado. Ao centralizarem “filme” (substantivo), pergunte aos alunos quais as funções das outras palavras associadas a “filme”. Espera-se que as respostas sejam: “um” indetermina o filme, pois há vários outros; “divertido” qualifica positivamente o filme; “Os Jovens Titãs em Ação!” particulariza o filme ao nomeá-lo. Mostre a frase completa do slide em questão, que foi separada anteriormente.
Desenvolvimento
Ainda na apresentação de PowerPoint, peça aos alunos que retomem os questionamentos da apresentação do tema. Ao fim, questione se alguém sabe como se chama o gênero textual que possui as características apresentadas anteriormente. Peça que respondam no grupo da turma. Caso nenhum aluno responda, diga-lhes que é uma resenha crítica. Encaminhe-lhes, como documento, pelo WhatsApp, o título de uma resenha publicada no site do Jornal Joca: “Estreia o filme Os Jovens Titãs em Ação! nos cinemas”. Pergunte se eles conhecem os personagens Jovens Titãs. Peça que identifiquem os substantivos no título (filme, Jovens, Ação, cinemas). Questione quais substantivos tiveram palavras associadas a eles e que os modificaram de alguma forma (o filme - determina; Os Jovens - determina, Titãs - qualifica). Determine que os alunos se reúnam em grupos de 4-5 integrantes para: a) ler a resenha; b) identificar com um quadrado os substantivos como núcleo da oração; c) circular as palavras que estão diretamente relacionadas aos substantivos e escrever seus efeitos de sentido: determinar, indeterminar, qualificar (positiva ou negativamente), quantificar ou especificar. Material complementar: resenha do Jornal Joca, disponível aqui. Material necessário: atividade disponível aqui. O gabarito da atividade está disponível aqui.
Fechamento
Solicite aos alunos que socializem suas impressões com a construção e o compartilhamento com a turma, pelo WhatsApp, de um mapa conceitual. Analise os mapas conceituais dos alunos e retifique-os ou corrobore-os. Veja o tutorial para fazer um bom mapa conceitual/mental em Recursos Opcionais.
Convite às famílias
Os alunos poderão ser convidados a assistir ao filme visitado na aula, como meio de entretenimento e relação com a temática abordada.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Ampliando e modificando os substantivos com adjuntos adnominais
Finalidade da aula: Reconhecer o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP09
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.
Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, Power Point, PC, Google Drive, ou material impresso (caso não haja recursos tecnológicos) para o texto da resenha.
Fonte: “Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 de setembro de. 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o texto a um mero resumo do filme (ou de outro produto cultural) ou não ter vocabulário variado o suficiente para expandir a crítica. Além disso, também poderão ter dificuldade em reconhecer as classes de palavras, sobretudo as que se referem ao nome.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara. disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 16 de setembro de 2018.
Fonte: COMPLEMENTO NOMINAL VS. ADJUNTO ADNOMINAL: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista, Arion de Souza Cruz, disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf. Acesso em: 15 de novembro de 2018.