Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_09NUM02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade Principal e Encerramento
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a imagem abaixo e solicite que os alunos resolvam o problema em seus cadernos.
Caso não seja possível compartilhar a imagem, escreva o problema em forma de texto. Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, elas podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos a solução, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicitar que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Posteriormente o slide com a solução pode ser compartilhado.
Atividade principal
Professor(a), para realizar a Atividade principal siga como o sugerido na Retomada. Talvez, nesse momento de aulas remotas, não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Sugerimos que você grave um vídeo explicando a solução e nele mostre aos alunos o quadro de sistema de numeração, os alunos podem se confundir na interpretação do quadro apresentado nesta atividade. Caso o envio do vídeo não seja possível você pode compartilhar a imagem a seguir e explicar com um texto a posição dos números em cada célula do quadro.
Você pode sugerir que os alunos façam as divisões na calculadora e analisem o que ocorre com os números e a posição da vírgula.
Encerramento
Professor(a), compartilhe com os alunos a imagem a seguir e solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, o que compreenderam da relação entre a vírgula e a multiplicação por 10, 100 e 1000
Para interagir com os estudantes, verbalize ou envie em texto as perguntas propostas no “Discuta com a turma”.
Raio X
Professor(a), sugerimos que a atividade do Raio X seja enviada aos alunos, e que a resolução seja feita através de cálculo mental.
Convite às famílias
Professor, sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem utilizar a atividade presente no “Raio X” para questionar seus familiares sobre a multiplicação de números por 10, 100 e 1000. Será que há um modo de realizar esses cálculos mentalmente e rapidamente?
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_09NUM02
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
AULA 09
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes