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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação por 10, 100, 1000

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Compreender a regularidade da multiplicação de um número decimal por 10, 100, 1000 a partir da resolução de problemas.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Compreender a regularidade da multiplicação de um número decimal por 10, 100, 1000 a partir da resolução de problemas.

Conceito-chave

Ampliação da multiplicação com números racionais.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Papel;
  • Borracha;
  • Quadro do Sistema de Numeração Decimal.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Discutir o significado do número decimal de forma que o aluno compreenda esse número como sendo uma necessidade da ampliação dos números naturais.

Propósito: Pretende-se com esse momento da aula retomar o significado do número decimal.

Discuta com a turma:

  • Qual nome que é dado ao número que representa esta medida?
  • Para que serve a vírgula?
  • Em quais outras situações do seu dia você utiliza números escritos assim?
  • Qual é o significado de metade?
  • Existem outras formas de representar esta quantidade (metade)?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Discutir as diferentes possibilidades de representar a resposta do problema proposto, destacando a multiplicação como sendo uma delas e, em determinadas situações, a mais indicada.

Propósito: Nesta atividade pretende-se perceber o raciocínio multiplicativo do aluno.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com as resoluções apresentadas?
  • Esse problema trata de qual operação?
  • Você teria outra estratégia de resolução?
  • Na resolução de Fábio, o que significa “...mais metade”?
  • Na resolução de Maria, o que significa o número 5 após a vírgula?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Inicialmente, é sugerido que o aluno explore a atividade, elabore estratégias, crie hipóteses e analise a adequação da resposta encontrada para o problema indicado, individualmente. Em seguida, o aluno deve ser estimulado a discutir com o colega as estratégias utilizadas e as respostas encontradas. Após estes dois momentos, o professor deve conduzir uma discussão coletiva acerca da produção da turma.

Propósito: Aplicar o conhecimento de multiplicação entre o número decimal e um número natural quando esse número é 10, 100, 1000.

Discuta com a turma:

  • Você está com alguma dúvida sobre o problema proposto?
  • Por que você utilizou essa estratégia? Ela atende ao que o problema pede?
  • Você poderia pensar em uma outra forma para resolver?
  • Esse resultado é coerente com o contexto apresentado pelo problema?
  • O que significa dizer que o terreno é retangular?
  • Você pode representar esse terreno através de um desenho?
  • Explique como você pensou (imaginou) um terreno retangular para fazer esta representação.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugerimos como atividade complementar a proposta no link:

https://novaescola.org.br/conteudo/3484/multiplicar-por-10-por-100-e-por-1000.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual(ais) operação(ões) Carolina utilizou para resolver o problema?
  • Você concorda com a resolução de Carolina?
  • Você faria de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual(ais) operação(ões) Carolina utilizou para resolver o problema?
  • Você concorda com a resolução de Carolina?
  • Você faria de outra forma? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • A solução apresentada por Cauê responde ao problema?
  • O que você propõe de diferente do que Cauê fez?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
  • Observe o que ocorre com a vírgula?
  • Porque ela se “desloca”?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
  • Observe o que ocorre com a vírgula?
  • Porque ela se “desloca”?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
  • Observe o que ocorre com a vírgula?
  • Porque ela se “desloca”?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.

Propósito: Discutir sobre o aparente “deslocamento” da vírgula, atribuindo sentido a partir da reflexão da mudança de casa, por agrupamento de troca, no Sistema de Numeração Decimal.

Discussão com a turma:

  • Você identifica alguma relação entre a vírgula e a quantidade de zeros? Qual?
  • Na multiplicação 1,05 x 10 = 10,5 a unidade passou a ser dezena. Todas as vezes que multiplicarmos o número mudará de casa?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Essa atividade pretende de forma objetiva identificar o nível de articulação entre os conceitos discutidos na aula para a resolução de um problema.

Propósito: Identificar a habilidade do aluno para aplicar o conhecimento de multiplicação entre um número decimal por 10, 100, 1000 na resolução de problemas.

Discussão com a turma:

  • Quantas camisetas foram encomendadas?
  • A resposta encontrada é um número decimal?
  • Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver? Teria outra forma de fazer?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Compreender a regularidade da multiplicação de um número decimal por 10, 100, 1000 a partir da resolução de problemas.

Conceito-chave

Ampliação da multiplicação com números racionais.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Papel;
  • Borracha;
  • Quadro do Sistema de Numeração Decimal.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Discutir o significado do número decimal de forma que o aluno compreenda esse número como sendo uma necessidade da ampliação dos números naturais.

Propósito: Pretende-se com esse momento da aula retomar o significado do número decimal.

Discuta com a turma:

  • Qual nome que é dado ao número que representa esta medida?
  • Para que serve a vírgula?
  • Em quais outras situações do seu dia você utiliza números escritos assim?
  • Qual é o significado de metade?
  • Existem outras formas de representar esta quantidade (metade)?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Discutir as diferentes possibilidades de representar a resposta do problema proposto, destacando a multiplicação como sendo uma delas e, em determinadas situações, a mais indicada.

Propósito: Nesta atividade pretende-se perceber o raciocínio multiplicativo do aluno.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com as resoluções apresentadas?
  • Esse problema trata de qual operação?
  • Você teria outra estratégia de resolução?
  • Na resolução de Fábio, o que significa “...mais metade”?
  • Na resolução de Maria, o que significa o número 5 após a vírgula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Inicialmente, é sugerido que o aluno explore a atividade, elabore estratégias, crie hipóteses e analise a adequação da resposta encontrada para o problema indicado, individualmente. Em seguida, o aluno deve ser estimulado a discutir com o colega as estratégias utilizadas e as respostas encontradas. Após estes dois momentos, o professor deve conduzir uma discussão coletiva acerca da produção da turma.

Propósito: Aplicar o conhecimento de multiplicação entre o número decimal e um número natural quando esse número é 10, 100, 1000.

Discuta com a turma:

  • Você está com alguma dúvida sobre o problema proposto?
  • Por que você utilizou essa estratégia? Ela atende ao que o problema pede?
  • Você poderia pensar em uma outra forma para resolver?
  • Esse resultado é coerente com o contexto apresentado pelo problema?
  • O que significa dizer que o terreno é retangular?
  • Você pode representar esse terreno através de um desenho?
  • Explique como você pensou (imaginou) um terreno retangular para fazer esta representação.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugerimos como atividade complementar a proposta no link:

https://novaescola.org.br/conteudo/3484/multiplicar-por-10-por-100-e-por-1000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual(ais) operação(ões) Carolina utilizou para resolver o problema?
  • Você concorda com a resolução de Carolina?
  • Você faria de outra forma? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual(ais) operação(ões) Carolina utilizou para resolver o problema?
  • Você concorda com a resolução de Carolina?
  • Você faria de outra forma? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • A solução apresentada por Cauê responde ao problema?
  • O que você propõe de diferente do que Cauê fez?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
  • Observe o que ocorre com a vírgula?
  • Porque ela se “desloca”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
  • Observe o que ocorre com a vírgula?
  • Porque ela se “desloca”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.

Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
  • Observe o que ocorre com a vírgula?
  • Porque ela se “desloca”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.

Propósito: Discutir sobre o aparente “deslocamento” da vírgula, atribuindo sentido a partir da reflexão da mudança de casa, por agrupamento de troca, no Sistema de Numeração Decimal.

Discussão com a turma:

  • Você identifica alguma relação entre a vírgula e a quantidade de zeros? Qual?
  • Na multiplicação 1,05 x 10 = 10,5 a unidade passou a ser dezena. Todas as vezes que multiplicarmos o número mudará de casa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Essa atividade pretende de forma objetiva identificar o nível de articulação entre os conceitos discutidos na aula para a resolução de um problema.

Propósito: Identificar a habilidade do aluno para aplicar o conhecimento de multiplicação entre um número decimal por 10, 100, 1000 na resolução de problemas.

Discussão com a turma:

  • Quantas camisetas foram encomendadas?
  • A resposta encontrada é um número decimal?
  • Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver? Teria outra forma de fazer?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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