Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Discutir o significado do número decimal de forma que o aluno compreenda esse número como sendo uma necessidade da ampliação dos números naturais.
Propósito: Pretende-se com esse momento da aula retomar o significado do número decimal.
Discuta com a turma:
- Qual nome que é dado ao número que representa esta medida?
- Para que serve a vírgula?
- Em quais outras situações do seu dia você utiliza números escritos assim?
- Qual é o significado de metade?
- Existem outras formas de representar esta quantidade (metade)?
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Discutir as diferentes possibilidades de representar a resposta do problema proposto, destacando a multiplicação como sendo uma delas e, em determinadas situações, a mais indicada.
Propósito: Nesta atividade pretende-se perceber o raciocínio multiplicativo do aluno.
Discuta com a turma:
- Você concorda com as resoluções apresentadas?
- Esse problema trata de qual operação?
- Você teria outra estratégia de resolução?
- Na resolução de Fábio, o que significa “...mais metade”?
- Na resolução de Maria, o que significa o número 5 após a vírgula?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Inicialmente, é sugerido que o aluno explore a atividade, elabore estratégias, crie hipóteses e analise a adequação da resposta encontrada para o problema indicado, individualmente. Em seguida, o aluno deve ser estimulado a discutir com o colega as estratégias utilizadas e as respostas encontradas. Após estes dois momentos, o professor deve conduzir uma discussão coletiva acerca da produção da turma.
Propósito: Aplicar o conhecimento de multiplicação entre o número decimal e um número natural quando esse número é 10, 100, 1000.
Discuta com a turma:
- Você está com alguma dúvida sobre o problema proposto?
- Por que você utilizou essa estratégia? Ela atende ao que o problema pede?
- Você poderia pensar em uma outra forma para resolver?
- Esse resultado é coerente com o contexto apresentado pelo problema?
- O que significa dizer que o terreno é retangular?
- Você pode representar esse terreno através de um desenho?
- Explique como você pensou (imaginou) um terreno retangular para fazer esta representação.
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Sugerimos como atividade complementar a proposta no link:
https://novaescola.org.br/conteudo/3484/multiplicar-por-10-por-100-e-por-1000.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.
Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual(ais) operação(ões) Carolina utilizou para resolver o problema?
- Você concorda com a resolução de Carolina?
- Você faria de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.
Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual(ais) operação(ões) Carolina utilizou para resolver o problema?
- Você concorda com a resolução de Carolina?
- Você faria de outra forma? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.
Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- A solução apresentada por Cauê responde ao problema?
- O que você propõe de diferente do que Cauê fez?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.
Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
- Observe o que ocorre com a vírgula?
- Porque ela se “desloca”?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.
Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
- Observe o que ocorre com a vírgula?
- Porque ela se “desloca”?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: A solução aqui proposta tem o foco na discussão da multiplicação por 10, 100, 1000 baseada Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de embasar a ideia de que multiplicar por esses números não significa deslocar a vírgula, uma vez que a vírgula continua na mesma posição, ou seja, separando a parte inteira da parte decimal, porém o que desloca são os valores considerando as regras de agrupamento e troca do SND. Ou seja: na multiplicação 1,05 x 10 a vírgula permanece no mesmo lugar, porém os números mudam de casa no SND por agrupamento e troca.
Propósito: Explorar as possibilidades de estratégias e de respostas pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que significa o resultado da multiplicação por 10, 100, 1000?
- Observe o que ocorre com a vírgula?
- Porque ela se “desloca”?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.
Propósito: Discutir sobre o aparente “deslocamento” da vírgula, atribuindo sentido a partir da reflexão da mudança de casa, por agrupamento de troca, no Sistema de Numeração Decimal.
Discussão com a turma:
- Você identifica alguma relação entre a vírgula e a quantidade de zeros? Qual?
- Na multiplicação 1,05 x 10 = 10,5 a unidade passou a ser dezena. Todas as vezes que multiplicarmos o número mudará de casa?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Essa atividade pretende de forma objetiva identificar o nível de articulação entre os conceitos discutidos na aula para a resolução de um problema.
Propósito: Identificar a habilidade do aluno para aplicar o conhecimento de multiplicação entre um número decimal por 10, 100, 1000 na resolução de problemas.
Discussão com a turma:
- Quantas camisetas foram encomendadas?
- A resposta encontrada é um número decimal?
- Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver? Teria outra forma de fazer?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar