14553
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo os adjuntos adnominais e suas funções em uma resenha crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre o substantivo como núcleo na análise sintática.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Reconhecendo os adjuntos adnominais e suas funções em uma resenha crítica

Finalidade da aula: Identificar o substantivo como núcleo na análise sintática e reconhecer suas variadas e possíveis especificações ao associar outras classes gramaticais a ele.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP09

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o substantivo como núcleo na análise sintática e reconhecer suas variadas e possíveis especificações ao associar outras classes gramaticais a ele.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, PC, Data show ou Google Drive ou material impresso (caso não haja recursos tecnológicos) para o texto da resenha.

Fonte: Grande evento, Vingadores: Guerra Infinita entrega tudo o que promete, Felipe Demartini, disponível em: https://canaltech.com.br/cinema/critica-vingadores-guerra-infinita-112734/. Acesso em: 17 de setembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda não entenderem bem as diferentes classes gramaticais e suas funções.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara, disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?. Acesso em: 11 de outubro de 2018.

Fonte: COMPLEMENTO NOMINAL VS. ADJUNTO ADNOMINAL: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista, Arion de Souza Cruz, disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf. Acesso em: 15 de novembro de 2018.


Código: LPO8_08ATS01

(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas