14553
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo os adjuntos adnominais e suas funções em uma resenha crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre o substantivo como núcleo na análise sintática.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Peça aos alunos que encaminhem pelo WhatsApp, no grupo da turma, imagens que representem núcleos.

Introdução
Pergunte aos alunos a que tipo de texto pertence o título lido no slide (veja no plano original). Questione, de maneira breve, qual é a principal intenção desse texto (“falar sobre o filme Vingadores: Guerra Infinita”); para quem ele é feito (para quem se interessa por filmes ou cinema, ou qualquer outro produto cultural); onde geralmente ele é veiculado (jornais, revistas, internet) e quem o produz (alguém que conhece bastante sobre o assunto, um jornalista, comentarista, expert). Ao fim, questione se alguém sabe como se chama o gênero textual que possui as características apresentadas anteriormente. Encaminhe para a turma, junto ao texto anterior, como documento pelo WhatsApp, a resenha de Felipe Demartini, “Grande evento, Vingadores: Guerra Infinita entrega tudo o que promete”. Peça aos alunos para observarem como o autor denominou o filme (“evento” = substantivo) e como o qualificou (“Grande” = adjetivo). Além disso, ao usar essas palavras, percebe-se que o posicionamento de quem escreveu o título é positivo ou negativo? (Positivo; evento já dá ideia de algo fora do comum e grande reforça essa ideia.) Material de apoio: compartilhe também o link do trailer do filme “Vingadores: Guerra Infinita”, disponível aqui.

Desenvolvimento
Explique aos alunos que algumas palavras do texto de Felipe Demartini foram colocadas em negrito. Oriente-os a destacar à medida que lerem: a) A qual classe gramatical pertencem as palavras em negrito e qual a função que desempenham para o entendimento do texto? b) Quais as palavras ligadas diretamente àquelas em negrito e a qual classe gramatical pertencem? c) Qual o efeito de sentido ao usar as palavras do item b. associadas ao item a.? Veja como entender melhor as expectativas de respostas no plano original.

Fechamento
Peça aos alunos que respondam em seus cadernos: que classe gramatical, na atividade proposta, foi primordial para o entendimento do texto? Peça que releiam os trechos do texto da atividade omitindo as palavras das outras classes gramaticais diretamente relacionadas aos substantivos em negrito. (Deverão perceber que há uma construção sintática completa com sujeito e predicado, mas que o sentido fica mais evidente e completo quando se usam as determinações, as qualificações, as numerações, as especificações, isto é, a junção das outras classes gramaticais ao substantivo para um melhor efeito de sentido.) Finalize compartilhando com o grupo o conceito de adjunto adnominal, que serve, portanto, para expandir o sentido do substantivo.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos quanto ao conceito de núcleo. O que conhecemos que tem um núcleo? Hora de refletir...

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_08ATS01

(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas