14553
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo os adjuntos adnominais e suas funções em uma resenha crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre o substantivo como núcleo na análise sintática.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o substantivo como núcleo na análise sintática e reconhecer suas variadas e possíveis especificações ao associar outras classes gramaticais a ele.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Fonte: DEMARTINI, Felipe. Crítica / Grande evento, Vingadores: Guerra Infinita entrega tudo o que promete. Disponível em: <https://canaltech.com.br/cinema/critica-vingadores-guerra-infinita-112734/>. Acesso em: 17 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda não entenderem bem as diferentes classes gramaticais e suas funções.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que expliquem o que eles entendem por núcleo. Atente-se para a ideia de centro, o mais importante, como, por exemplo, o núcleo do sujeito e o do predicado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos a que tipo de texto pertence o título lido no slide. Espera-se, pelo menos, que eles falem que é um texto sobre um filme. Mas deve-se questioná-los, de maneira breve, qual é a principal intenção desse texto (“falar sobre o filme Vingadores: Guerra Infinita”), para quem ele é feito (para quem se interessa por filmes ou cinema, ou qualquer outro produto cultural); onde geralmente ele é veiculado (jornais, revistas, internet); quem o produz (alguém que conhece bem sobre o assunto, um jornalista, comentarista, expert). Ao fim, questione se alguém sabe como se chama o gênero textual que possui as características apresentadas anteriormente.
  • Leia o título da resenha de Felipe Demartini, “Grande evento, Vingadores: Guerra Infinita entrega tudo o que promete”, para a sala.
  • Peça aos alunos para observarem como o autor denominou o filme ((“evento” = substantivo) e como ele o qualificou (“Grande” = adjetivo)). Além disso, ao usar essas palavras, percebe-se que o posicionamento de quem escreveu o título é positivo ou negativo? (Positivo; evento já dá ideia de algo fora do comum e grande reforça essa ideia.)

Material de apoio: Caso seja imprescindível, projete o trailer do filme “Vingadores: Guerra Infinita”, disponível aqui. Se isso for feito, deve-se aumentar o tempo da introdução.

Vingadores: Guerra Infinita - Trailer Oficial Legendado. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t_ULBP6V9bg>. Acesso em: 11 out. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles terão alguns trechos da resenha de Felipe Demartini para leitura. Além disso, algumas palavras foram colocadas em negrito.
  • Em duplas ou trios, oriente os alunos à medida que lerem, destacarem:

a) A qual classe gramatical pertencem as palavras em negrito e qual a função que desempenham para o entendimento do texto?

b) Quais as palavras ligadas diretamente àquelas em negrito e a qual classe gramatical pertencem?

c) Qual o efeito de sentido ao usar as palavras do item b associadas ao item a?

Espera-se que as respostas sejam:

a) “evento”, “filme” e “heróis” são substantivos e fundamentais para a compreensão do texto. Como entender: “Temos aqui, sim, o maior cinematográfico já criado pela Marvel e, também, um divertido e épico, digno da junção de alguns dos maiores do mundo.”? Por isso, pode-se considerar essas palavras como núcleos.

b) “o” = artigo; “maior” = adjetivo, “cinematográfico” = adjetivo; “um” = artigo, “divertido” e “épico” = adjetivos; “maiores”, “do mundo” = adjetivos.

c) ao usar “o” determina o evento; “maior” o compara e o qualifica; “cinematográfico” caracteriza qual o tipo de evento;

ao usar “um” indetermina esse filme, pois há outros que também são “divertidos e épicos”, que o qualificam de modo positivo;

ao usar “maiores do mundo”, a intenção é comparar e caracterizar que, neste filme, reuniram-se os melhores heróis mundiais.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continuação da atividade proposta.
  • Em duplas ou trios, oriente os alunos à medida que lerem, destacarem:

a) A qual classe gramatical pertencem as palavras em negrito e qual a função que desempenham para o entendimento do texto;

b) Quais as palavras ligadas diretamente àquelas em negrito e a qual classe gramatical pertencem;

c) Qual o efeito de sentido ao usar as palavras do item b associadas ao item a.

Espera-se que as respostas sejam:

a) “filme”, “ameaça”, “peça” e “ameaça” são substantivos e fundamentais para a compreensão do texto. Como entender: “[...] ele já vinha sendo mostrado desde o primeiro dos Vingadores. [...] é dar personalidade e caráter à maior já enfrentada pelos heróis, transformando ele, também, em central desta história e mais do que uma simples a ser combatida.”? Por isso, pode-se considerar essas palavras como núcleos.

b) “o” = artigo; “primeiro” = numeral, “maior” = adjetivo; “central” = adjetivo; “uma” = artigo, “simples” = adjetivo.

c) ao usar “o” determina o filme; “primeiro” o numera, já que há uma sequência de filmes da série dos Vingadores;

ao usar “maior” compara o vilão, Thanos, e qualifica-o como a “pior” das ameaças já enfrentadas pelos heróis;

ao usar “central”, a intenção é comparar e caracterizar que, neste filme, apesar de os heróis serem sempre os protagonistas, Thanos, a ameaça, também passa a ser um personagem extremamente importante para a narrativa;

por isso, ele, Thanos, não é “uma”, ou seja, há várias ameaças com as quais os heróis tiveram que lidar, “simples”, qualificando como um perigo acima de todos os outros já combatidos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continuação da atividade proposta.
  • Em duplas ou trios, oriente os alunos à medida que lerem, destacarem:

a) A qual classe gramatical pertencem as palavras em negrito e qual a função que desenpenham para o entendimento do texto;

b) Quais as palavras ligadas diretamente àquelas em negrito e a qual classe gramatical pertencem;

c) Qual o efeito de sentido ao usar as palavras do item b associadas ao item a.

Espera-se que as respostas sejam:

a) “universo”, “histórias”, “filmes” e “ameaça” são substantivos e fundamentais para a compreensão do texto. Como entender: “[...] estamos falando aqui de personagens e de um que conhecemos há anos. Os heróis tiveram suas, personalidade e universos desenhados em diferentes e todo mundo sabe. [...] além de uma gigantesca..”? Por isso, pode-se considerar essas palavras como núcleos.

b) “um” = artigo; “suas” = pronome; “diferentes” = adjetivo; “uma” = artigo e “gigantesca” = adjetivo.

c) ao usar “um” indetermina esse universo de super heróis, pois há outros que conhecemos.

ao usar “diferentes”, a intenção é comparar e caracterizar os filmes pressupondo que, apesar de filmes independentes nos quais os heróis foram sendo apresentados, o leitor conheça cada um deles.

A novidade deste filme é Thanos que se torna uma ameaça “gigantesca”, tanto pelo seu porte físico quanto pelo poder que tem em derrotar cada um dos heróis que o enfrentou e atingir o seu objetivo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Cheque com os alunos qual a classe gramatical, na atividade proposta, que foi primordial para o entendimento do texto. (O substantivo).
  • Peça que os alunos releiam os trechos do texto da atividade omitindo as palavras das outras classes gramaticais diretamente relacionadas aos substantivos em negrito. (Deverão perceber que há uma construção sintática completa com sujeito e predicado, mas que o sentido fica mais evidente e completo quando se usam as determinações, as qualificações, as numerações, as especificações, isto é, a junção das outras classes gramaticais ao substantivo para um melhor efeito de sentido).
  • Finalize nomeando esse recurso como adjunto adnominal que serve, portanto, para expandir o sentido do substantivo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o substantivo como núcleo na análise sintática e reconhecer suas variadas e possíveis especificações ao associar outras classes gramaticais a ele.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Fonte: DEMARTINI, Felipe. Crítica / Grande evento, Vingadores: Guerra Infinita entrega tudo o que promete. Disponível em: <https://canaltech.com.br/cinema/critica-vingadores-guerra-infinita-112734/>. Acesso em: 17 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda não entenderem bem as diferentes classes gramaticais e suas funções.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que expliquem o que eles entendem por núcleo. Atente-se para a ideia de centro, o mais importante, como, por exemplo, o núcleo do sujeito e o do predicado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos a que tipo de texto pertence o título lido no slide. Espera-se, pelo menos, que eles falem que é um texto sobre um filme. Mas deve-se questioná-los, de maneira breve, qual é a principal intenção desse texto (“falar sobre o filme Vingadores: Guerra Infinita”), para quem ele é feito (para quem se interessa por filmes ou cinema, ou qualquer outro produto cultural); onde geralmente ele é veiculado (jornais, revistas, internet); quem o produz (alguém que conhece bem sobre o assunto, um jornalista, comentarista, expert). Ao fim, questione se alguém sabe como se chama o gênero textual que possui as características apresentadas anteriormente.
  • Leia o título da resenha de Felipe Demartini, “Grande evento, Vingadores: Guerra Infinita entrega tudo o que promete”, para a sala.
  • Peça aos alunos para observarem como o autor denominou o filme ((“evento” = substantivo) e como ele o qualificou (“Grande” = adjetivo)). Além disso, ao usar essas palavras, percebe-se que o posicionamento de quem escreveu o título é positivo ou negativo? (Positivo; evento já dá ideia de algo fora do comum e grande reforça essa ideia.)

Material de apoio: Caso seja imprescindível, projete o trailer do filme “Vingadores: Guerra Infinita”, disponível aqui. Se isso for feito, deve-se aumentar o tempo da introdução.

Vingadores: Guerra Infinita - Trailer Oficial Legendado. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t_ULBP6V9bg>. Acesso em: 11 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles terão alguns trechos da resenha de Felipe Demartini para leitura. Além disso, algumas palavras foram colocadas em negrito.
  • Em duplas ou trios, oriente os alunos à medida que lerem, destacarem:

a) A qual classe gramatical pertencem as palavras em negrito e qual a função que desempenham para o entendimento do texto?

b) Quais as palavras ligadas diretamente àquelas em negrito e a qual classe gramatical pertencem?

c) Qual o efeito de sentido ao usar as palavras do item b associadas ao item a?

Espera-se que as respostas sejam:

a) “evento”, “filme” e “heróis” são substantivos e fundamentais para a compreensão do texto. Como entender: “Temos aqui, sim, o maior cinematográfico já criado pela Marvel e, também, um divertido e épico, digno da junção de alguns dos maiores do mundo.”? Por isso, pode-se considerar essas palavras como núcleos.

b) “o” = artigo; “maior” = adjetivo, “cinematográfico” = adjetivo; “um” = artigo, “divertido” e “épico” = adjetivos; “maiores”, “do mundo” = adjetivos.

c) ao usar “o” determina o evento; “maior” o compara e o qualifica; “cinematográfico” caracteriza qual o tipo de evento;

ao usar “um” indetermina esse filme, pois há outros que também são “divertidos e épicos”, que o qualificam de modo positivo;

ao usar “maiores do mundo”, a intenção é comparar e caracterizar que, neste filme, reuniram-se os melhores heróis mundiais.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continuação da atividade proposta.
  • Em duplas ou trios, oriente os alunos à medida que lerem, destacarem:

a) A qual classe gramatical pertencem as palavras em negrito e qual a função que desempenham para o entendimento do texto;

b) Quais as palavras ligadas diretamente àquelas em negrito e a qual classe gramatical pertencem;

c) Qual o efeito de sentido ao usar as palavras do item b associadas ao item a.

Espera-se que as respostas sejam:

a) “filme”, “ameaça”, “peça” e “ameaça” são substantivos e fundamentais para a compreensão do texto. Como entender: “[...] ele já vinha sendo mostrado desde o primeiro dos Vingadores. [...] é dar personalidade e caráter à maior já enfrentada pelos heróis, transformando ele, também, em central desta história e mais do que uma simples a ser combatida.”? Por isso, pode-se considerar essas palavras como núcleos.

b) “o” = artigo; “primeiro” = numeral, “maior” = adjetivo; “central” = adjetivo; “uma” = artigo, “simples” = adjetivo.

c) ao usar “o” determina o filme; “primeiro” o numera, já que há uma sequência de filmes da série dos Vingadores;

ao usar “maior” compara o vilão, Thanos, e qualifica-o como a “pior” das ameaças já enfrentadas pelos heróis;

ao usar “central”, a intenção é comparar e caracterizar que, neste filme, apesar de os heróis serem sempre os protagonistas, Thanos, a ameaça, também passa a ser um personagem extremamente importante para a narrativa;

por isso, ele, Thanos, não é “uma”, ou seja, há várias ameaças com as quais os heróis tiveram que lidar, “simples”, qualificando como um perigo acima de todos os outros já combatidos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continuação da atividade proposta.
  • Em duplas ou trios, oriente os alunos à medida que lerem, destacarem:

a) A qual classe gramatical pertencem as palavras em negrito e qual a função que desenpenham para o entendimento do texto;

b) Quais as palavras ligadas diretamente àquelas em negrito e a qual classe gramatical pertencem;

c) Qual o efeito de sentido ao usar as palavras do item b associadas ao item a.

Espera-se que as respostas sejam:

a) “universo”, “histórias”, “filmes” e “ameaça” são substantivos e fundamentais para a compreensão do texto. Como entender: “[...] estamos falando aqui de personagens e de um que conhecemos há anos. Os heróis tiveram suas, personalidade e universos desenhados em diferentes e todo mundo sabe. [...] além de uma gigantesca..”? Por isso, pode-se considerar essas palavras como núcleos.

b) “um” = artigo; “suas” = pronome; “diferentes” = adjetivo; “uma” = artigo e “gigantesca” = adjetivo.

c) ao usar “um” indetermina esse universo de super heróis, pois há outros que conhecemos.

ao usar “diferentes”, a intenção é comparar e caracterizar os filmes pressupondo que, apesar de filmes independentes nos quais os heróis foram sendo apresentados, o leitor conheça cada um deles.

A novidade deste filme é Thanos que se torna uma ameaça “gigantesca”, tanto pelo seu porte físico quanto pelo poder que tem em derrotar cada um dos heróis que o enfrentou e atingir o seu objetivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Cheque com os alunos qual a classe gramatical, na atividade proposta, que foi primordial para o entendimento do texto. (O substantivo).
  • Peça que os alunos releiam os trechos do texto da atividade omitindo as palavras das outras classes gramaticais diretamente relacionadas aos substantivos em negrito. (Deverão perceber que há uma construção sintática completa com sujeito e predicado, mas que o sentido fica mais evidente e completo quando se usam as determinações, as qualificações, as numerações, as especificações, isto é, a junção das outras classes gramaticais ao substantivo para um melhor efeito de sentido).
  • Finalize nomeando esse recurso como adjunto adnominal que serve, portanto, para expandir o sentido do substantivo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano