14552
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uma introdução à referenciação e progressão referencial no gênero documentário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre progressão referencial no gênero documentário

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.

Dificuldades antecipadas: Diferenciar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial em textos orais por movimentar principalmente classes gramaticais como pronomes e substantivos.

Referências sobre o assunto:

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão analisar como as estratégias de introdução e de retomada podem ser usadas na construção do texto, bem como utilizar essas possibilidades na produção de texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula pedindo a um aluno que conte um fato que aconteceu no dia. A proposta é que o aluno narre esse fato, que deve ser curto para que você copie no quadro o texto produzido. Após realizar a escuta e a escrita desse texto, peça aos alunos para se atentarem às informações apresentadas pelo aluno. Faça os seguintes questionamentos: Vocês identificam alguma informação que foi introduzida no texto? Algum nome de personagem ou de lugar? Como esse elemento foi retomado no texto? Foi feita uma repetição da palavra ou foi substituída por um sinônimo? Deixe claro que em todo texto nós fazemos esse movimento de introdução e retomada.
  • Anuncie que, nesta aula, todos farão um exercício de reelaboração de um texto para empregar esses recursos com mais propriedade e em contextos formais de uso da norma-padrão. Lembre-os que estão trabalhando com o documentário, um texto que tem como centro a oralidade e que, em alguns contextos, ela não se aproxima tanto do registro formal da língua. No entanto, as atividades a seguir serão voltadas para o desenvolvimento desta variante.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Para esta parte, sugere-se o tempo de 10 minutos.
  • Apresente o slide e anuncie aos alunos que eles assistirão a um documentário intitulado “Davi Vieira”. Peça para que eles analisem o print de um trecho do vídeo e faça perguntas de antecipação a partir da imagem sobre o que o documentário trata e quem é Davi Vieira.
  • Exiba o documentário “Davi Vieira”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=ul6IE7S0bas&t=24s>.
  • Ao terminar, faça perguntas de compreensão do documentário sobre: Quem é Davi Vieira? Qual é a profissão dele? Que tipo de obra de arte ele produz? Quais materiais ele utiliza na produção das obras? Qual a relevância social da produção artística de Davi Vieira para a sociedade e sua comunidade? O contexto de fala do artista é mais formal ou menos formal?
  • Após realizar as perguntas, anuncie que eles analisarão um trecho da fala de Davi Vieira para identificar como certas informações são introduzidas e retomadas em um contexto mais informal de produção. Lembre-se que o foco é na variação diafásica, ou seja, na adequação linguística conforme a (in)formalidade do contexto de produção.

Material complementar:

Davi Vieira (curta doc). 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ul6IE7S0bas&t=24s:>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para esta parte, sugere-se o tempo de 10 minutos.
  • Apresente o slide com dois trechos da fala do artista Davi Vieira. Peça a um aluno para fazer a leitura do Trecho 01 e a outro aluno para fazer a leitura do Trecho 02. Em seguida, solicite aos alunos que identifiquem as palavras que são introduzidas no texto e que são retomadas. Sublinhe no texto as palavras indicadas pelos alunos e compare com a sugestão de análise clicando aqui.
  • Pergunte aos alunos quais palavras poderiam substituir os termos utilizados para realizar retomada. Caso tenham dificuldades, apresente as seguintes possibilidades:
  • Trecho 01: Para “aquilo que está dentro de mim”: meus sentimentos, minhas sensações, minhas emoções. Para “material”: com isso, recurso, objeto. Para “peça”: produzi-la, obra”.
  • Trecho 02: Para “tela”: quadro, painel.
  • Mostre aos alunos que existem possibilidades de substituir uma palavra ou um grupo de palavras por outras para retomar e também criar outros sentidos. Ressalte ainda que essa atividade não tem como objetivo apresentar uma forma “correta” em detrimento do que seria “errado”, mas sim mostrar outras possibilidades que podem ser utilizadas, principalmente em contextos formais. Dominar um repertório maior de possibilidades garante o uso do registro mais formal. Fale, ainda, que na oralidade, esse controle de uso das possibilidades é mais difícil, porém possível de ser realizado.
  • Para fazer a retomada, o produtor do texto pode usar um pronome (pessoal, demonstrativo, possessivo ou relativo), um outro item lexical (sinônimo ou parônimo).
  • Na atividade a seguir, eles terão possibilidade de realizar esse exercício de retextualização do oral para o escrito realizando retomadas de termos introduzidos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para esta parte, sugere-se um tempo de 10 minutos.
  • Forme quatro grupos de alunos. Para cada grupo, distribua a atividade impressa disponível aqui.
  • Leia o comando da atividade e dê o tempo de oito minutos para que os alunos a desenvolvam.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite a cada grupo faça a leitura dos textos reescritos.
  • Ao final das apresentações, destaque os mecanismos empregados por eles para refazerem as retomadas nos trechos. Caso haja aparecido alguma inadequação, retome a discussão com os alunos e discuta com eles a melhor forma de retomar o objeto indicado.
  • Feche a aula falando da importância desse movimento de introdução e de retomada de elementos para a construção do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.

Dificuldades antecipadas: Diferenciar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial em textos orais por movimentar principalmente classes gramaticais como pronomes e substantivos.

Referências sobre o assunto:

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão analisar como as estratégias de introdução e de retomada podem ser usadas na construção do texto, bem como utilizar essas possibilidades na produção de texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula pedindo a um aluno que conte um fato que aconteceu no dia. A proposta é que o aluno narre esse fato, que deve ser curto para que você copie no quadro o texto produzido. Após realizar a escuta e a escrita desse texto, peça aos alunos para se atentarem às informações apresentadas pelo aluno. Faça os seguintes questionamentos: Vocês identificam alguma informação que foi introduzida no texto? Algum nome de personagem ou de lugar? Como esse elemento foi retomado no texto? Foi feita uma repetição da palavra ou foi substituída por um sinônimo? Deixe claro que em todo texto nós fazemos esse movimento de introdução e retomada.
  • Anuncie que, nesta aula, todos farão um exercício de reelaboração de um texto para empregar esses recursos com mais propriedade e em contextos formais de uso da norma-padrão. Lembre-os que estão trabalhando com o documentário, um texto que tem como centro a oralidade e que, em alguns contextos, ela não se aproxima tanto do registro formal da língua. No entanto, as atividades a seguir serão voltadas para o desenvolvimento desta variante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Para esta parte, sugere-se o tempo de 10 minutos.
  • Apresente o slide e anuncie aos alunos que eles assistirão a um documentário intitulado “Davi Vieira”. Peça para que eles analisem o print de um trecho do vídeo e faça perguntas de antecipação a partir da imagem sobre o que o documentário trata e quem é Davi Vieira.
  • Exiba o documentário “Davi Vieira”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=ul6IE7S0bas&t=24s>.
  • Ao terminar, faça perguntas de compreensão do documentário sobre: Quem é Davi Vieira? Qual é a profissão dele? Que tipo de obra de arte ele produz? Quais materiais ele utiliza na produção das obras? Qual a relevância social da produção artística de Davi Vieira para a sociedade e sua comunidade? O contexto de fala do artista é mais formal ou menos formal?
  • Após realizar as perguntas, anuncie que eles analisarão um trecho da fala de Davi Vieira para identificar como certas informações são introduzidas e retomadas em um contexto mais informal de produção. Lembre-se que o foco é na variação diafásica, ou seja, na adequação linguística conforme a (in)formalidade do contexto de produção.

Material complementar:

Davi Vieira (curta doc). 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ul6IE7S0bas&t=24s:>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para esta parte, sugere-se o tempo de 10 minutos.
  • Apresente o slide com dois trechos da fala do artista Davi Vieira. Peça a um aluno para fazer a leitura do Trecho 01 e a outro aluno para fazer a leitura do Trecho 02. Em seguida, solicite aos alunos que identifiquem as palavras que são introduzidas no texto e que são retomadas. Sublinhe no texto as palavras indicadas pelos alunos e compare com a sugestão de análise clicando aqui.
  • Pergunte aos alunos quais palavras poderiam substituir os termos utilizados para realizar retomada. Caso tenham dificuldades, apresente as seguintes possibilidades:
  • Trecho 01: Para “aquilo que está dentro de mim”: meus sentimentos, minhas sensações, minhas emoções. Para “material”: com isso, recurso, objeto. Para “peça”: produzi-la, obra”.
  • Trecho 02: Para “tela”: quadro, painel.
  • Mostre aos alunos que existem possibilidades de substituir uma palavra ou um grupo de palavras por outras para retomar e também criar outros sentidos. Ressalte ainda que essa atividade não tem como objetivo apresentar uma forma “correta” em detrimento do que seria “errado”, mas sim mostrar outras possibilidades que podem ser utilizadas, principalmente em contextos formais. Dominar um repertório maior de possibilidades garante o uso do registro mais formal. Fale, ainda, que na oralidade, esse controle de uso das possibilidades é mais difícil, porém possível de ser realizado.
  • Para fazer a retomada, o produtor do texto pode usar um pronome (pessoal, demonstrativo, possessivo ou relativo), um outro item lexical (sinônimo ou parônimo).
  • Na atividade a seguir, eles terão possibilidade de realizar esse exercício de retextualização do oral para o escrito realizando retomadas de termos introduzidos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para esta parte, sugere-se um tempo de 10 minutos.
  • Forme quatro grupos de alunos. Para cada grupo, distribua a atividade impressa disponível aqui.
  • Leia o comando da atividade e dê o tempo de oito minutos para que os alunos a desenvolvam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite a cada grupo faça a leitura dos textos reescritos.
  • Ao final das apresentações, destaque os mecanismos empregados por eles para refazerem as retomadas nos trechos. Caso haja aparecido alguma inadequação, retome a discussão com os alunos e discuta com eles a melhor forma de retomar o objeto indicado.
  • Feche a aula falando da importância desse movimento de introdução e de retomada de elementos para a construção do texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP56 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano