14551
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uma introdução à referenciação e progressão referencial no gênero documentário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre o gênero documentário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Uma introdução à referenciação e progressão referencial no gênero documentário

Finalidade da aula: Identificar estratégias de construção e reconstrução de objetos de discurso por meio do uso de introdução e de retomada no gênero documentário

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Documentário

Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:  Projetor multimídia, computador, atividade impressa

Dificuldades antecipadas: Identificar as estratégias de referenciação e de progressão referencial em textos orais, já que esse tipo de análise se dá geralmente em textos escritos.

Referências sobre o assunto:

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:  Projetor multimídia, computador, atividade impressa

Dificuldades antecipadas: Identificar as estratégias de referenciação e de progressão referencial em textos orais, já que esse tipo de análise se dá geralmente em textos escritos.

Referências sobre o assunto:

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.


Código: LPO8_09SQA07

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas