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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O efeito de sentido irônico da personificação e da antítese nos comentários da web

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O efeito de sentido irônico da personificação e da antítese nos comentários da web

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Tema
Encaminhe à turma, pelo Whatsapp, as palavras antítese e personificação. Sorteie dois alunos para darem o significado das palavras encaminhadas. Caso não saibam seus significados, sorteie mais dois para auxiliá-los. Em seguida, informe que nesta aula serão retomadas essas duas figuras de linguagem, com o objetivo de compreender como os elementos verbais e visuais contribuem para a construção do sentido irônico e cômico nesse gênero híbrido.

Introdução
Apresente o slide (veja no plano original) e peça para os alunos pensarem sobre os conceitos de “platônico” e “racional”. Sugira que pesquisem sobre esses conceitos. Explique que “platônico” é um tipo de amor que não se concretiza ou ocorre à distância  sem que o outro saiba, já que a pessoa cria pela pessoa amada um amor que se configura na cabeça de quem ama. Em seguida, esclareça que o termo “racional” tem origem na palavra razão, refere-se ao sentido lógico, que se apega a situações concretas. Pergunte aos alunos qual figura de linguagem está sendo priorizada no meme. Espera-se que eles percebam tratar-se da antítese empregada de forma irônica, de modo que a ironia se concretiza na frase final do meme: “é verdade esse bilete (sic)”, visto que ela indica que é mentira. Em outras palavras, é mentira que a pessoa vai parar de ter amores platônicos e ser mais racional. Conheça a origem do meme “é verdade esse bilete” no texto disponível aqui. Em seguida, apresente o 2º slide (veja no plano original) e peça aos alunos que leiam tanto o texto verbal quanto o não verbal. Pergunte qual comportamento está sendo criticado no meme. Questione-os: se o comportamento criticado não é do animal e sim das pessoas, qual figura de linguagem percebemos aqui? Espera-se que a resposta seja personificação (observar o comportamento de mudança de humor, devido à fome, como o próprio ato de beber refrigerante no copo com canudo). Pergunte que outra figura de linguagem temos no meme. Espera-se que eles apontem as palavras “antes” e “depois” como termos opostos, gerando antítese, ao passo que o mesmo ocorre quanto à imagem do cachorro da esquerda (antes de comer), demonstrando raiva, e a da direita (depois de comer), já mais calmo e feliz.

Desenvolvimento
Solicite a formação de 6 grupos (a quantidade de integrantes por equipe mudará conforme a quantidade de alunos por turma), os quais formarão pares para a atividade a seguir, respeitando a seguinte ordem: Grupos 1 e 2  Grupos 3 e 4  Grupos 5 e 6. Compartilhe com os grupos 1, 3 e 5 as imagens de três diferentes memes que surgiram de comentários na web. Em seguida, distribua para os grupos 2, 4 e 6 breves textos que contextualizam os memes repassados anteriormente para os grupos que formam os pares (isto é: 1 e 2; 3 e 4; 5 e 6, respectivamente). Explique que a função de cada chave de grupo formada é unir os memes e as informações recebidas para identificarem, de forma colaborativa e coletiva, como a antítese ou a personificação estão presentes nos memes distribuídos. Veja o passo a passo das atividade no plano original. Se possível, promova um encontro online pelo Google Meet (veja em Recursos Opcionais).

Fechamento
Solicite aos grupos uma breve formulação crítica oral sobre o uso das figuras de linguagem na produção de humor no meme, com o intuito de que as equipes assimilem o que compreenderam com a atividade do Gato Entrevistado (essa breve crítica oral pode ser feita em formato de vídeo, pelo celular ou por meio de plataformas de vídeo). Na formulação crítica, peça aos alunos para citarem outros exemplos de personificação e antítese em memes (sugira que compartilhem com a turma exemplos de memes com esse tipo de figura de linguagem). Finalize a aula concluindo que, conforme é possível notar no meme do Gato Entrevistado, no gênero meme, uma mesma imagem é replicada, reutilizada ou remontada por diversas vezes, de modo que o sentido muda conforme o objetivo da mensagem e elementos de contextualização, como meio de propagação e público-alvo.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a reconhecer, junto aos alunos, antítese e personificação em memes, para que possam lhes auxiliar e participar de seu momento de aprendizagem.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_08SQA06

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.


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