Atividade para Impressão - Equipe 1 / Meme 1
Plano de Aula
Plano de aula: O efeito de sentido irônico da personificação e da antítese nos comentários da web
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador e datashow, ou equipamento multimídia, para projeção dos memes. Caso não seja possível projetar, os memes deverão ser impressos para serem distribuídos entre os alunos.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação do gênero textual.
Referências sobre o assunto:
BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em:
Memes, Os melhores do twitter, modo noturno 532. Imagens para whats. Disponível em:
SOUZA, Mohandas. É Verdade Esse Bilete. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/e-verdade-esse-bilete/>. Acesso em: 24 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Peça à turma para, brevemente, relembrarem os conceitos de antítese e personificação.
- Informe que nesta aula serão retomadas essas duas figuras de linguagem, com o objetivo de compreender como os elementos verbais e visuais contribuem para a construção do sentido irônico e cômico nesse gênero híbrido.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e peça a um aluno para ler o texto apresentado.
- Pergunte o significado de “platônico” e “racional”. Deixe os alunos debaterem sobre o que eles entendem sobre esses conceitos.
- Explique que “platônico” é um tipo de amor que não se concretiza ou ocorre à distância - sem que o outro saiba, já que a pessoa cria pela pessoa amada um amor que se configura na cabeça de quem ama. Em seguida, esclareça que o termo “racional” tem origem na palavra razão, refere-se ao sentido lógico, que se apega a situações concretas.
- Pergunte aos alunos qual figura de linguagem está sendo priorizada no meme. Espera-se que eles percebam tratar-se da antítese empregada de forma irônica, de modo que a ironia se concretiza na frase final do meme: “é verdade esse bilete(sic)”, visto que ela indica que é mentira. Em outras palavras, é mentira que a pessoa vai parar de ter amores platônicos e ser mais racional.
Materiais Complementares:
Conheça a origem do meme “é verdade esse bilete”: aqui
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide e peça a um aluno para fazer a leitura tanto do texto verbal quanto do não verbal, ou seja, espera-se que após a leitura de “eu antes de comer”, ele faça alguma referência ao cachorro com raiva. Da mesma forma, após a leitura de “depois de comer” ele indique um cachorro calmo tomando refrigerante com a ajuda de um canudo.
- Pergunte qual comportamento está sendo criticado no meme. Os alunos deverão perceber que o meme projetado neste slide aborda de forma cômica algumas pessoas que mudam perceptivelmente de comportamento ou humor quando estão com fome.
- Após a resposta dos alunos, questione: Se o comportamento criticado não é do animal e sim das pessoas, qual figura de linguagem percebemos aqui? Espera-se que personificação seja a resposta. (Observar o comportamento de mudança de humor, devido à fome, como o próprio ato de beber refrigerante no copo com canudo)
- Pergunte qual outra figura de linguagem temos no meme. Espera-se que eles apontem para as palavras “antes” e “depois” como termos opostos, gerando antítese, ao passo que o mesmo ocorre quanto à imagem do cachorro da esquerda (antes de comer), demonstrando raiva, e a da direita (depois de comer), já mais calmo e feliz.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Solicite a formação de 6 grupos (a quantidade de integrantes por equipe mudará conforme a quantidade de alunos por sala), os quais formarão pares para a atividade a seguir, respeitando a seguinte ordem:
- Grupos 1 e 2
- Grupos 3 e 4
- Grupos 5 e 6
- Distribua para os grupos 1, 3 e 5 a impressão em papel ofício de três diferentes memes que surgiram de comentários na web.
- Em seguida, distribua para os grupos 2, 4 e 6 a impressão em papel ofício de breves textos que contextualizam os memes repassados anteriormente para os grupos que formam os pares (isto é: 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, respectivamente).
- Explique oralmente que a função de cada chave de grupo formada, projetada neste slide, consiste em unir os memes e as informações recebidas para identificarem, de forma colaborativa e coletiva, como a antítese ou a personificação estão presentes nos memes distribuídos.
Materiais complementares:
Memes para as equipes 1, 3 e 5 para impressão: Equipe 1, Equipe 3, Equipe 5
Texto explicativo sobre os memes, para as equipes 2, 4 e 6, para impressão: Baixe aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 1 - 2.
- Solicite que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
- Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:
Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.
Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.
- Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:
- Grupos 1 e 2: Tópico 1: Há presença de antítese e personificação. Tópico 2: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. A antítese do meme 1 está na oposição entre o texto verbal e visual, visto que o gato afirma que não fala com a Bandeirantes, canal de televisão; contudo, fornece a entrevista para um repórter do mesmo canal, revelado na imagem.
Desenvolvimento
Orientações:
- Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 3 - 4.
- Solicite que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
- Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:
Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.
Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.
- Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:
- Grupos 3 e 4: Tópico 1: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. Tópico 2: A antítese no meme 2 está no emprego de duas palavras de significados opostos: “gato” e “cachorro”; que, ao mesmo tempo, expressam sentidos igualmente contrários: “bonito” “não presta”, respectivamente. Embora o gato seja apontado como um animal traiçoeiro.
Desenvolvimento
Orientações:
- Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 5 - 6.
- Solicite oralmente que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
- Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:
Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.
Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.
4. Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:
- Grupos 5 e 6: Tópico 1: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. Tópico 2: A antítese no meme 3 está no emprego dos termos “fora” (quando o gato reclama por ser colocado para fora do quarto no período da noite) e “entre” (quando o animal expressa o desejo que uma barata invada o quarto, em vista do arrependimento da dona no felino em colocá-lo para fora).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite aos grupos uma breve formulação crítica oral sobre o uso das figuras de linguagem na produção de humor no meme, com o intuito que as equipes assimilem o que compreenderam com a atividade do Gato Entrevistado.
- Na formulação crítica, peça aos alunos para citarem outros exemplos de personificação e antítese em memes.
- Finalize a aula concluindo que, conforme é possível notar no meme do Gato Entrevistado, no gênero meme, uma mesma imagem é replicada, reutilizada ou remontada por diversas vezes, de modo que o sentido muda conforme o objetivo da mensagem e elementos de contextualização, como meio de propagação e público-alvo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe à turma, pelo Whatsapp, as palavras antítese e personificação. Sorteie dois alunos para darem o significado das palavras encaminhadas. Caso não saibam seus significados, sorteie mais dois para auxiliá-los. Em seguida, informe que nesta aula serão retomadas essas duas figuras de linguagem, com o objetivo de compreender como os elementos verbais e visuais contribuem para a construção do sentido irônico e cômico nesse gênero híbrido.
Introdução
Apresente o slide (veja no plano original) e peça para os alunos pensarem sobre os conceitos de “platônico” e “racional”. Sugira que pesquisem sobre esses conceitos. Explique que “platônico” é um tipo de amor que não se concretiza ou ocorre à distância – sem que o outro saiba, já que a pessoa cria pela pessoa amada um amor que se configura na cabeça de quem ama. Em seguida, esclareça que o termo “racional” tem origem na palavra razão, refere-se ao sentido lógico, que se apega a situações concretas. Pergunte aos alunos qual figura de linguagem está sendo priorizada no meme. Espera-se que eles percebam tratar-se da antítese empregada de forma irônica, de modo que a ironia se concretiza na frase final do meme: “é verdade esse bilete (sic)”, visto que ela indica que é mentira. Em outras palavras, é mentira que a pessoa vai parar de ter amores platônicos e ser mais racional. Conheça a origem do meme “é verdade esse bilete” no texto disponível aqui. Em seguida, apresente o 2º slide (veja no plano original) e peça aos alunos que leiam tanto o texto verbal quanto o não verbal. Pergunte qual comportamento está sendo criticado no meme. Questione-os: se o comportamento criticado não é do animal e sim das pessoas, qual figura de linguagem percebemos aqui? Espera-se que a resposta seja personificação (observar o comportamento de mudança de humor, devido à fome, como o próprio ato de beber refrigerante no copo com canudo). Pergunte que outra figura de linguagem temos no meme. Espera-se que eles apontem as palavras “antes” e “depois” como termos opostos, gerando antítese, ao passo que o mesmo ocorre quanto à imagem do cachorro da esquerda (antes de comer), demonstrando raiva, e a da direita (depois de comer), já mais calmo e feliz.
Desenvolvimento
Solicite a formação de 6 grupos (a quantidade de integrantes por equipe mudará conforme a quantidade de alunos por turma), os quais formarão pares para a atividade a seguir, respeitando a seguinte ordem: Grupos 1 e 2 – Grupos 3 e 4 – Grupos 5 e 6. Compartilhe com os grupos 1, 3 e 5 as imagens de três diferentes memes que surgiram de comentários na web. Em seguida, distribua para os grupos 2, 4 e 6 breves textos que contextualizam os memes repassados anteriormente para os grupos que formam os pares (isto é: 1 e 2; 3 e 4; 5 e 6, respectivamente). Explique que a função de cada chave de grupo formada é unir os memes e as informações recebidas para identificarem, de forma colaborativa e coletiva, como a antítese ou a personificação estão presentes nos memes distribuídos. Veja o passo a passo das atividade no plano original. Se possível, promova um encontro online pelo Google Meet (veja em Recursos Opcionais).
Fechamento
Solicite aos grupos uma breve formulação crítica oral sobre o uso das figuras de linguagem na produção de humor no meme, com o intuito de que as equipes assimilem o que compreenderam com a atividade do Gato Entrevistado (essa breve crítica oral pode ser feita em formato de vídeo, pelo celular ou por meio de plataformas de vídeo). Na formulação crítica, peça aos alunos para citarem outros exemplos de personificação e antítese em memes (sugira que compartilhem com a turma exemplos de memes com esse tipo de figura de linguagem). Finalize a aula concluindo que, conforme é possível notar no meme do Gato Entrevistado, no gênero meme, uma mesma imagem é replicada, reutilizada ou remontada por diversas vezes, de modo que o sentido muda conforme o objetivo da mensagem e elementos de contextualização, como meio de propagação e público-alvo.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a reconhecer, junto aos alunos, antítese e personificação em memes, para que possam lhes auxiliar e participar de seu momento de aprendizagem.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia e Débora Souza
Mentor: Debora Sousa
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O efeito de sentido irônico da personificação e da antítese nos comentários da web
Finalidade da aula: Reconhecer o efeito de sentido irônico, por meio da personificação e da antítese no gênero meme.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Meme
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP37
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.