14550
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O efeito de sentido irônico da personificação e da antítese nos comentários da web

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O efeito de sentido irônico da personificação e da antítese nos comentários da web

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador e datashow, ou equipamento multimídia, para projeção dos memes. Caso não seja possível projetar, os memes deverão ser impressos para serem distribuídos entre os alunos.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação do gênero textual.

Referências sobre o assunto:

BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018.

Memes, Os melhores do twitter, modo noturno 532. Imagens para whats. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018.

SOUZA, Mohandas. É Verdade Esse Bilete. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/e-verdade-esse-bilete/>. Acesso em: 24 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Peça à turma para, brevemente, relembrarem os conceitos de antítese e personificação.
  • Informe que nesta aula serão retomadas essas duas figuras de linguagem, com o objetivo de compreender como os elementos verbais e visuais contribuem para a construção do sentido irônico e cômico nesse gênero híbrido.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e peça a um aluno para ler o texto apresentado.
  • Pergunte o significado de “platônico” e “racional”. Deixe os alunos debaterem sobre o que eles entendem sobre esses conceitos.
  • Explique que “platônico” é um tipo de amor que não se concretiza ou ocorre à distância - sem que o outro saiba, já que a pessoa cria pela pessoa amada um amor que se configura na cabeça de quem ama. Em seguida, esclareça que o termo “racional” tem origem na palavra razão, refere-se ao sentido lógico, que se apega a situações concretas.
  • Pergunte aos alunos qual figura de linguagem está sendo priorizada no meme. Espera-se que eles percebam tratar-se da antítese empregada de forma irônica, de modo que a ironia se concretiza na frase final do meme: “é verdade esse bilete(sic)”, visto que ela indica que é mentira. Em outras palavras, é mentira que a pessoa vai parar de ter amores platônicos e ser mais racional.

Materiais Complementares:

Conheça a origem do meme “é verdade esse bilete”: aqui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça a um aluno para fazer a leitura tanto do texto verbal quanto do não verbal, ou seja, espera-se que após a leitura de “eu antes de comer”, ele faça alguma referência ao cachorro com raiva. Da mesma forma, após a leitura de “depois de comer” ele indique um cachorro calmo tomando refrigerante com a ajuda de um canudo.
  • Pergunte qual comportamento está sendo criticado no meme. Os alunos deverão perceber que o meme projetado neste slide aborda de forma cômica algumas pessoas que mudam perceptivelmente de comportamento ou humor quando estão com fome.
  • Após a resposta dos alunos, questione: Se o comportamento criticado não é do animal e sim das pessoas, qual figura de linguagem percebemos aqui? Espera-se que personificação seja a resposta. (Observar o comportamento de mudança de humor, devido à fome, como o próprio ato de beber refrigerante no copo com canudo)
  • Pergunte qual outra figura de linguagem temos no meme. Espera-se que eles apontem para as palavras “antes” e “depois” como termos opostos, gerando antítese, ao passo que o mesmo ocorre quanto à imagem do cachorro da esquerda (antes de comer), demonstrando raiva, e a da direita (depois de comer), já mais calmo e feliz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite a formação de 6 grupos (a quantidade de integrantes por equipe mudará conforme a quantidade de alunos por sala), os quais formarão pares para a atividade a seguir, respeitando a seguinte ordem:
  • Grupos 1 e 2
  • Grupos 3 e 4
  • Grupos 5 e 6
  • Distribua para os grupos 1, 3 e 5 a impressão em papel ofício de três diferentes memes que surgiram de comentários na web.
  • Em seguida, distribua para os grupos 2, 4 e 6 a impressão em papel ofício de breves textos que contextualizam os memes repassados anteriormente para os grupos que formam os pares (isto é: 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, respectivamente).
  • Explique oralmente que a função de cada chave de grupo formada, projetada neste slide, consiste em unir os memes e as informações recebidas para identificarem, de forma colaborativa e coletiva, como a antítese ou a personificação estão presentes nos memes distribuídos.

Materiais complementares:

Memes para as equipes 1, 3 e 5 para impressão: Equipe 1, Equipe 3, Equipe 5

Texto explicativo sobre os memes, para as equipes 2, 4 e 6, para impressão: Baixe aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 1 - 2.
  • Solicite que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
  • Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:

Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.

Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.

  • Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:
  • Grupos 1 e 2: Tópico 1: Há presença de antítese e personificação. Tópico 2: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. A antítese do meme 1 está na oposição entre o texto verbal e visual, visto que o gato afirma que não fala com a Bandeirantes, canal de televisão; contudo, fornece a entrevista para um repórter do mesmo canal, revelado na imagem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 3 - 4.
  • Solicite que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
  • Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:

Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.

Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.

  • Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:
  • Grupos 3 e 4: Tópico 1: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. Tópico 2: A antítese no meme 2 está no emprego de duas palavras de significados opostos: “gato” e “cachorro”; que, ao mesmo tempo, expressam sentidos igualmente contrários: “bonito” “não presta”, respectivamente. Embora o gato seja apontado como um animal traiçoeiro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 5 - 6.
  • Solicite oralmente que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
  • Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:

Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.

Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.

4. Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:

  • Grupos 5 e 6: Tópico 1: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. Tópico 2: A antítese no meme 3 está no emprego dos termos “fora” (quando o gato reclama por ser colocado para fora do quarto no período da noite) e “entre” (quando o animal expressa o desejo que uma barata invada o quarto, em vista do arrependimento da dona no felino em colocá-lo para fora).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos grupos uma breve formulação crítica oral sobre o uso das figuras de linguagem na produção de humor no meme, com o intuito que as equipes assimilem o que compreenderam com a atividade do Gato Entrevistado.
  • Na formulação crítica, peça aos alunos para citarem outros exemplos de personificação e antítese em memes.
  • Finalize a aula concluindo que, conforme é possível notar no meme do Gato Entrevistado, no gênero meme, uma mesma imagem é replicada, reutilizada ou remontada por diversas vezes, de modo que o sentido muda conforme o objetivo da mensagem e elementos de contextualização, como meio de propagação e público-alvo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador e datashow, ou equipamento multimídia, para projeção dos memes. Caso não seja possível projetar, os memes deverão ser impressos para serem distribuídos entre os alunos.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação do gênero textual.

Referências sobre o assunto:

BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018.

Memes, Os melhores do twitter, modo noturno 532. Imagens para whats. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018.

SOUZA, Mohandas. É Verdade Esse Bilete. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/e-verdade-esse-bilete/>. Acesso em: 24 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Peça à turma para, brevemente, relembrarem os conceitos de antítese e personificação.
  • Informe que nesta aula serão retomadas essas duas figuras de linguagem, com o objetivo de compreender como os elementos verbais e visuais contribuem para a construção do sentido irônico e cômico nesse gênero híbrido.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e peça a um aluno para ler o texto apresentado.
  • Pergunte o significado de “platônico” e “racional”. Deixe os alunos debaterem sobre o que eles entendem sobre esses conceitos.
  • Explique que “platônico” é um tipo de amor que não se concretiza ou ocorre à distância - sem que o outro saiba, já que a pessoa cria pela pessoa amada um amor que se configura na cabeça de quem ama. Em seguida, esclareça que o termo “racional” tem origem na palavra razão, refere-se ao sentido lógico, que se apega a situações concretas.
  • Pergunte aos alunos qual figura de linguagem está sendo priorizada no meme. Espera-se que eles percebam tratar-se da antítese empregada de forma irônica, de modo que a ironia se concretiza na frase final do meme: “é verdade esse bilete(sic)”, visto que ela indica que é mentira. Em outras palavras, é mentira que a pessoa vai parar de ter amores platônicos e ser mais racional.

Materiais Complementares:

Conheça a origem do meme “é verdade esse bilete”: aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça a um aluno para fazer a leitura tanto do texto verbal quanto do não verbal, ou seja, espera-se que após a leitura de “eu antes de comer”, ele faça alguma referência ao cachorro com raiva. Da mesma forma, após a leitura de “depois de comer” ele indique um cachorro calmo tomando refrigerante com a ajuda de um canudo.
  • Pergunte qual comportamento está sendo criticado no meme. Os alunos deverão perceber que o meme projetado neste slide aborda de forma cômica algumas pessoas que mudam perceptivelmente de comportamento ou humor quando estão com fome.
  • Após a resposta dos alunos, questione: Se o comportamento criticado não é do animal e sim das pessoas, qual figura de linguagem percebemos aqui? Espera-se que personificação seja a resposta. (Observar o comportamento de mudança de humor, devido à fome, como o próprio ato de beber refrigerante no copo com canudo)
  • Pergunte qual outra figura de linguagem temos no meme. Espera-se que eles apontem para as palavras “antes” e “depois” como termos opostos, gerando antítese, ao passo que o mesmo ocorre quanto à imagem do cachorro da esquerda (antes de comer), demonstrando raiva, e a da direita (depois de comer), já mais calmo e feliz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite a formação de 6 grupos (a quantidade de integrantes por equipe mudará conforme a quantidade de alunos por sala), os quais formarão pares para a atividade a seguir, respeitando a seguinte ordem:
  • Grupos 1 e 2
  • Grupos 3 e 4
  • Grupos 5 e 6
  • Distribua para os grupos 1, 3 e 5 a impressão em papel ofício de três diferentes memes que surgiram de comentários na web.
  • Em seguida, distribua para os grupos 2, 4 e 6 a impressão em papel ofício de breves textos que contextualizam os memes repassados anteriormente para os grupos que formam os pares (isto é: 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, respectivamente).
  • Explique oralmente que a função de cada chave de grupo formada, projetada neste slide, consiste em unir os memes e as informações recebidas para identificarem, de forma colaborativa e coletiva, como a antítese ou a personificação estão presentes nos memes distribuídos.

Materiais complementares:

Memes para as equipes 1, 3 e 5 para impressão: Equipe 1, Equipe 3, Equipe 5

Texto explicativo sobre os memes, para as equipes 2, 4 e 6, para impressão: Baixe aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 1 - 2.
  • Solicite que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
  • Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:

Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.

Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.

  • Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:
  • Grupos 1 e 2: Tópico 1: Há presença de antítese e personificação. Tópico 2: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. A antítese do meme 1 está na oposição entre o texto verbal e visual, visto que o gato afirma que não fala com a Bandeirantes, canal de televisão; contudo, fornece a entrevista para um repórter do mesmo canal, revelado na imagem.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 3 - 4.
  • Solicite que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
  • Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:

Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.

Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.

  • Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:
  • Grupos 3 e 4: Tópico 1: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. Tópico 2: A antítese no meme 2 está no emprego de duas palavras de significados opostos: “gato” e “cachorro”; que, ao mesmo tempo, expressam sentidos igualmente contrários: “bonito” “não presta”, respectivamente. Embora o gato seja apontado como um animal traiçoeiro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Passo 1: Projete o meme abordado pela chave de grupos 5 - 6.
  • Solicite oralmente que um representante de cada par de equipe se posicione de forma a garantir que todos os vejam e ouçam.
  • Passo 2: Proponha que os representantes expliquem em voz alta para toda a turma os seguintes tópicos:

Tópico 1: Exponha as figuras de linguagem identificadas no meme.

Tópico 2: Aponte de que forma essas figuras de linguagem aparecem no texto, se por texto verbal, visual ou ambos.

4. Desse modo, espera-se as seguintes interpretações por chaves de grupos formadas:

  • Grupos 5 e 6: Tópico 1: O meme do Gato Entrevistado personifica o gato ao simular que o animal está fornecendo entrevista para um repórter da Band. Tópico 2: A antítese no meme 3 está no emprego dos termos “fora” (quando o gato reclama por ser colocado para fora do quarto no período da noite) e “entre” (quando o animal expressa o desejo que uma barata invada o quarto, em vista do arrependimento da dona no felino em colocá-lo para fora).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos grupos uma breve formulação crítica oral sobre o uso das figuras de linguagem na produção de humor no meme, com o intuito que as equipes assimilem o que compreenderam com a atividade do Gato Entrevistado.
  • Na formulação crítica, peça aos alunos para citarem outros exemplos de personificação e antítese em memes.
  • Finalize a aula concluindo que, conforme é possível notar no meme do Gato Entrevistado, no gênero meme, uma mesma imagem é replicada, reutilizada ou remontada por diversas vezes, de modo que o sentido muda conforme o objetivo da mensagem e elementos de contextualização, como meio de propagação e público-alvo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano