14549
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Produção de haicais com o uso de verbos de ligação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre produção de haicais em que se utilize a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber como se expressam caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.

Materiais necessários: Haicai impressa, quadro, pincel, papel e caneta.

ALMEIDA, Guilherme de. Infância. In: Casa Guilherme de Almeida: Oficina de Haikai. Disponível em: <http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/arquivos/1399669282-oficina-de-haikai.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em produzir haicais, devido à obediência a sua estrutura de 3 tercetos de 5-7-5 sílabas.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Haicais brasileiros: um estudo do gênero discursivo e uma proposta para o Ensino Médio. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Rio Grande do Sul, 2009. p. 1-14. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/haicais_brasileiros_um_estudo_do_genero_discursivo_e_uma_proposta_para_o_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Leia esse haicai com os alunos.
  • Apresente os aspectos formais de um haicai, apresentando a seguinte lista: 1. É um poema curto e conciso; 2. Apresentam objetividade na descrição; 3. Relacionam-se a uma estação do ano; 4. É formado por 3 versos de 5, 7 e 5 sílabas poéticas (sons); 5. Expressam a sensibilidade do autor; 6. Não se exige títulos nem rimas. (Baseado em: http://www.haicu.sf.nom.br/faca_mini_poesias.pdf)
  • Peça que os alunos elaborem uma compreensão sobre esse texto. Espera-se que os alunos percebam que o autor faz uma reflexão sobre sua infância, lembrando-se de como a vida era simples e que o momento presente era tudo o que importava.
  • Solicite que os alunos reflitam sobre essa compreensão: as características apresentadas pelo autor se assemelham a sua própria infância? Sugere-se que o professor ouça as reflexões de pelo menos dois alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos identifiquem os substantivos presentes neste haicai, que seriam: gosto; amora; comida; sol; vida; “agora”.
  • Após o reconhecimento dos substantivos, distribua os alunos em duplas para produzir um haicai. É importante que esse trabalho seja feito em dupla para que a aprendizagem se dê de forma colaborativa.
  • Proponha a seguinte atividade: Produzir um haicai com dois ou mais nomes que foram listados no haicai visualizado (gosto; amora; comida; sol; vida; “agora”), utilizando pelo menos um verbo de ligação. É importante que você, professor, oriente que o haicai deve ter três versos: o primeiro verso de 5 sílabas; o segundo verso de 7 sílabas; o terceiro verso de 5 sílabas
  • Após essa etapa, solicite que os alunos leiam para a turma os haicais produzidos.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar um verbo de ligação em um o haicai.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente e leia com a turma o haicai acima.
  • Indique como foi utilizado o verbo de ligação referindo-se a uma característica (transitória ou permanente): “Parece a vida”; “É sol”.
  • Faça referência aos haicais produzidos pelos alunos, indicando ajustes que podem ser feitos para adequá-los à estrutura pedida.
  • Dê prosseguimento a essa atividade, pois a produção de um haicai exige a obediência a uma estrutura, e é possível que poucos alunos sigam-na em uma primeira tentativa de elaboração.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber como se expressam caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.

Materiais necessários: Haicai impressa, quadro, pincel, papel e caneta.

ALMEIDA, Guilherme de. Infância. In: Casa Guilherme de Almeida: Oficina de Haikai. Disponível em: <http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/arquivos/1399669282-oficina-de-haikai.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em produzir haicais, devido à obediência a sua estrutura de 3 tercetos de 5-7-5 sílabas.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Haicais brasileiros: um estudo do gênero discursivo e uma proposta para o Ensino Médio. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Rio Grande do Sul, 2009. p. 1-14. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/haicais_brasileiros_um_estudo_do_genero_discursivo_e_uma_proposta_para_o_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Leia esse haicai com os alunos.
  • Apresente os aspectos formais de um haicai, apresentando a seguinte lista: 1. É um poema curto e conciso; 2. Apresentam objetividade na descrição; 3. Relacionam-se a uma estação do ano; 4. É formado por 3 versos de 5, 7 e 5 sílabas poéticas (sons); 5. Expressam a sensibilidade do autor; 6. Não se exige títulos nem rimas. (Baseado em: http://www.haicu.sf.nom.br/faca_mini_poesias.pdf)
  • Peça que os alunos elaborem uma compreensão sobre esse texto. Espera-se que os alunos percebam que o autor faz uma reflexão sobre sua infância, lembrando-se de como a vida era simples e que o momento presente era tudo o que importava.
  • Solicite que os alunos reflitam sobre essa compreensão: as características apresentadas pelo autor se assemelham a sua própria infância? Sugere-se que o professor ouça as reflexões de pelo menos dois alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos identifiquem os substantivos presentes neste haicai, que seriam: gosto; amora; comida; sol; vida; “agora”.
  • Após o reconhecimento dos substantivos, distribua os alunos em duplas para produzir um haicai. É importante que esse trabalho seja feito em dupla para que a aprendizagem se dê de forma colaborativa.
  • Proponha a seguinte atividade: Produzir um haicai com dois ou mais nomes que foram listados no haicai visualizado (gosto; amora; comida; sol; vida; “agora”), utilizando pelo menos um verbo de ligação. É importante que você, professor, oriente que o haicai deve ter três versos: o primeiro verso de 5 sílabas; o segundo verso de 7 sílabas; o terceiro verso de 5 sílabas
  • Após essa etapa, solicite que os alunos leiam para a turma os haicais produzidos.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar um verbo de ligação em um o haicai.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente e leia com a turma o haicai acima.
  • Indique como foi utilizado o verbo de ligação referindo-se a uma característica (transitória ou permanente): “Parece a vida”; “É sol”.
  • Faça referência aos haicais produzidos pelos alunos, indicando ajustes que podem ser feitos para adequá-los à estrutura pedida.
  • Dê prosseguimento a essa atividade, pois a produção de um haicai exige a obediência a uma estrutura, e é possível que poucos alunos sigam-na em uma primeira tentativa de elaboração.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano