14548
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Verbos de ligação em Haicais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre regularidades quanto ao uso dos verbos de ligação presentes nos textos.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber como se expressam caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.

Materiais necessários: Haicais impressas, quadro e pincel.

DE FRANÇA, Raimundo Nonato. Haicais Ocidentais: poesia compressa. Porto de Lenha Editora: Gramado, 2017.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de identificar características e estados por se tratarem de textos que possuem poucas palavras.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Haicais brasileiros: um estudo do gênero discursivo e uma proposta para o Ensino Médio. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Rio Grande do Sul, 2009. p. 1-14. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/haicais_brasileiros_um_estudo_do_genero_discursivo_e_uma_proposta_para_o_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Leia esse haicai com a turma.
  • Pergunte o que eles sabem sobre Haicai e deixe que falem livremente. Questione se já ouviram falar desse gênero, ou se alguma vez pensaram em escrever poema. Não se preocupe em corrigi-los, apenas anote o que disserem e faça conexões com essas percepções iniciais depois, ao longo das aulas sobre o tema. (se tiver utilizado essa aula posteriormente a àula LPO9_05ATS01, pode ser que essa etapa não seja necessária).
  • Oriente que eles notem que falta um elemento nesse poema.
  • Indague se eles supõem qual é esse elemento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua os alunos em equipes e oriente que cada equipe reescreva esse poema acrescentando nessa lacuna três dos seguintes verbos: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, andar (com sentido de estar).
  • Solicite que as equipes apresentem seus poemas com três dos verbos indicados.
  • Indique que eles atribuam uma interpretação para cada versão do poema.
  • Em seguida, organize a turma em roda. Proponha que as equipes apresentem suas interpretações.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em interpretar os poemas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia com a turma o haicai original.
  • Solicite que reflitam como o significado foi alterado ao se colocar os diferentes verbos nos haicais.
  • Explique que esses verbos são denominados verbos de ligação, pois vêm acompanhados de características (passageiras ou permanentes).

Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber como se expressam caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.

Materiais necessários: Haicais impressas, quadro e pincel.

DE FRANÇA, Raimundo Nonato. Haicais Ocidentais: poesia compressa. Porto de Lenha Editora: Gramado, 2017.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de identificar características e estados por se tratarem de textos que possuem poucas palavras.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Haicais brasileiros: um estudo do gênero discursivo e uma proposta para o Ensino Médio. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Rio Grande do Sul, 2009. p. 1-14. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/haicais_brasileiros_um_estudo_do_genero_discursivo_e_uma_proposta_para_o_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Leia esse haicai com a turma.
  • Pergunte o que eles sabem sobre Haicai e deixe que falem livremente. Questione se já ouviram falar desse gênero, ou se alguma vez pensaram em escrever poema. Não se preocupe em corrigi-los, apenas anote o que disserem e faça conexões com essas percepções iniciais depois, ao longo das aulas sobre o tema. (se tiver utilizado essa aula posteriormente a àula LPO9_05ATS01, pode ser que essa etapa não seja necessária).
  • Oriente que eles notem que falta um elemento nesse poema.
  • Indague se eles supõem qual é esse elemento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua os alunos em equipes e oriente que cada equipe reescreva esse poema acrescentando nessa lacuna três dos seguintes verbos: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, andar (com sentido de estar).
  • Solicite que as equipes apresentem seus poemas com três dos verbos indicados.
  • Indique que eles atribuam uma interpretação para cada versão do poema.
  • Em seguida, organize a turma em roda. Proponha que as equipes apresentem suas interpretações.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em interpretar os poemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia com a turma o haicai original.
  • Solicite que reflitam como o significado foi alterado ao se colocar os diferentes verbos nos haicais.
  • Explique que esses verbos são denominados verbos de ligação, pois vêm acompanhados de características (passageiras ou permanentes).

Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano