Material para impressão - Questões sobre a reportagem impressa e a reportagem em vídeo
Plano de Aula
Plano de aula: Análise dos elementos visuais e sonoros em reportagens
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma reportagem impressa e a projeção de um vídeo do Youtube, cadernos, lápis, caneta, borracha, será necessário um notebook, tela de projeção e um datashow. Caso não haja acesso à internet em sua escola, será necessário baixar o vídeo com antecedência.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em relacionar elementos visuais em reportagens impressas e sonoros em reportagens em vídeo.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles verão duas reportagens diferentes, uma impressa e outra em vídeo sobre influenciadores digitais. Esclareça que o objetivo dessa aula será comparar as características composicionais das reportagens impressas, já estudadas, e em vídeo.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete a imagem do slide para os alunos e peça que eles analisem a fotografia, descrevendo os personagens e supondo o local e a época em que foi tirada. Pergunte o que a expressão no rosto da mãe e os filhos que escondem o rosto podem demonstrar. Pergunte se eles acreditam que os personagens posaram para a foto.
- Explique que esta fotografia de 1936 foi tirada por Dorothea Lange e é um ícone da Grande Depressão americana, momento de declínio econômico no mundo durante a década de 1930. A mulher da foto é Florence Owens Thompson, na época com 32 anos e mãe de sete filhos. Desolada, sua expressão revela angústia por não ter como alimentar as crianças que escondem o rosto e se apoiam nas costas da mãe como se ela fosse um escudo e última esperança para o fim do sofrimento. Durante anos, vários jornalistas americanos tentaram localizar a família. No final dos anos 1970 ela foi encontrada vivendo em um trailer. A foto registra um momento, uma cena escolhida a partir do olhar da fotógrafa. O registro conseguiu captar as emoções e os detalhes daquele momento específico e, para isso, foi preciso que ela observasse os detalhes e tirasse a fotografia no momento certo. Portanto, fotografar é uma arte.
- Esta fotografia está na Biblioteca do Congresso em Washington. DC. Para mais informações sobre a fotógrafa e sua obras acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/27/album/1538052709_305875.html, https://www.photoarts.com.br/fotografos/classicos/dorothea-lange.html, https://blog.emania.com.br/grandes-fotografos-da-historia-dorothea-lange/, https://fhox.com.br/portfolio/retrato/dorothea-lange-documentou-a-grande-depressao-nos-eua/, https://www.moma.org/artists/3373 (site em Inglês), https://www.britannica.com/biography/Dorothea-Lange (site em Inglês)
Disponível em: https://blog.emania.com.br/as-fotografias-mais-famosas-da-historia/ Acesso em 3 jan.2019
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos que eles assistirão a uma reportagem exibida no Fantástico sobre influenciadoras digitais. Peça que eles prestem atenção nos sons (música, som ambiente, modulação de voz) e digam como esses sons estimulam a percepção e os sentimentos no espectador. Exiba a reportagem disponível no youtube clicando aqui. Possibilidade de resposta: os sons ajudam na produção de sentidos. A trilha sonora escolhida ajuda a contar a história e muda entre as histórias de sucesso (música agitada, tecnológica, associada à felicidade) e a de insucesso (música menos agitada e em tom mais baixo, criando sensação de tensão). A música dita o ritmo da reportagem, pontuando a fala da repórter (mais rápida ou mais lenta).
- Pergunte, agora, se eles acreditam que as imagens da reportagem têm função apenas informativa ou também estimulam emocional e sensorialmente o espectador. Para isso, peça que eles façam o exercício de imaginar se teriam a mesma reação à reportagem se ela fosse apenas ouvida. Possibilidade de resposta: As imagens têm força persuasiva e não são apenas registros da realizada já que são produzidas e organizadas de forma a se integrarem às necessidades, ao modo de dizer do telejornal.
Influenciadoras digitais - mídia sociais - venha fazer seu 1milhão tb!!. Fantástico 26 de fev de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gYS99FJEPRE>.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
- Coloque os alunos em duplas e distribua uma cópia da reportagem exibida acima para cada dupla. A reportagem está disponível no link https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/26/actualidad/1535295741_535641.html. O trabalho em dupla favorece a criação de vínculos entre os alunos, o fortalecimento de parcerias, a troca de informações e otimiza o tempo de aula.
- Dê tempo para que eles leiam a reportagem, cada dupla poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
- Peça aos alunos que analisem a primeira fotografia da reportagem (Amanda Carvalho) e respondam por escrito, no caderno às seguintes perguntas:
a) Na fotografia que abre a reportagem, vemos um celular no lugar do rosto da adolescente. Que relação podemos estabelecer entre essa fotografia e o tema desenvolvido na reportagem? Possibilidade de resposta: As crianças estão perdendo sua identidade e se objetificando, transformando-se em dependentes, elas são o que a rede social quer que elas sejam, perdendo sua verdadeira face.
b) Essa fotografia tem o mesmo valor artístico da fotografia apresentada na introdução da aula? Possibilidade de resposta: Sim. Espera-se que os alunos percebam que ambas as fotografias, cada uma em seu contexto específico, são simbólicas e registram um momento carregado de significados.
c) Vocês perceberam alguma diferença entre as imagens estáticas (fotografias) da reportagem impressa e as imagens em movimento da reportagem televisionada? Nas imagens estáticas é mais fácil perceber os detalhes e o observador pode deter-se por mais tempo sobre ela. Nas imagens em movimento, já está pré-determinado como e por quanto tempo o observador verá a imagem. A história é contada pelas imagens.
d) Quais elementos compõem a reportagem impressa? E a reportagem em vídeo? A reportagem impressa é composta por texto verbal e não-verbal. A reportagem em vídeo é composta por imagens em movimento, sons e texto verbal.
Materiais complementares
Para imprimir as perguntas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Exiba o slide e proponha a questão aos alunos.
- Indique alguns alunos para exporem seus pontos de vista e em seguida indique aqueles que pensem de forma contrária para justificar suas posições.
- Observe as respostas e encerre a aula, reforçando para os alunos que a credibilidade da reportagem depende, entre outros fatores, de um contrato comunicacional estabelecido entre o repórter e o público, tendo por base o compromisso ético do jornalista.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Diga aos alunos que eles verão duas reportagens diferentes, uma impressa (modelo digital) e outra em vídeo, sobre influenciadores digitais. Esclareça que o objetivo desta aula será comparar as características composicionais das reportagens impressas, já estudadas, e em vídeo. Encaminhe o material aos alunos pelo WhatsApp.
Introdução
Compartilhe com os alunos a imagem do slide (veja no plano original) e peça que analisem a fotografia, descrevendo os personagens e supondo o local e a época em que foi tirada. Pergunte o que a expressão no rosto da mãe e os filhos que escondem o rosto podem demonstrar. Pergunte se eles acreditam que os personagens posaram para a foto. Explique que esta fotografia de 1936 foi tirada por Dorothea Lange, um ícone da Grande Depressão americana, momento de declínio econômico mundial durante a década de 1930. A mulher da foto é Florence Owens Thompson, na época com 32 anos e mãe de sete filhos. Desolada, sua expressão revela angústia por não ter como alimentar as crianças que escondem o rosto e se apoiam nas costas da mãe, como se ela fosse um escudo e última esperança para o fim do sofrimento. Durante anos, vários jornalistas americanos tentaram localizar a família. No final dos anos 1970, ela foi encontrada vivendo em um trailer. A foto registra um momento, uma cena escolhida a partir do olhar da fotógrafa. O registro conseguiu captar as emoções e os detalhes daquele momento específico e, para isso, foi preciso que ela observasse os detalhes e tirasse a fotografia no momento certo. Portanto, fotografar é uma arte. Esta fotografia está na Biblioteca do Congresso em Washington–DC. Você encontra mais informações sobre a fotógrafa e sua obras nos sites a seguir: El País (disponível aqui); blog eMania (disponível aqui); MoMa (disponível aqui; site em inglês); Enciclopédia Brittanica (disponível aqui; site em inglês).
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos uma reportagem exibida no Fantástico sobre influenciadoras digitais. Peça que eles prestem atenção nos sons (música, som ambiente, modulação de voz) e digam como esses sons estimulam a percepção e os sentimentos do espectador. Exiba a reportagem disponível aqui. Possibilidades de resposta: os sons ajudam na produção de sentidos; a trilha sonora escolhida ajuda a contar a história e muda entre as histórias de sucesso (música agitada, tecnológica, associada à felicidade) e a de insucesso (música menos agitada e em tom mais baixo, criando sensação de tensão); a música dita o ritmo da reportagem, pontuando a fala da repórter (mais rápida ou mais lenta). Pergunte, agora, se eles acreditam que as imagens da reportagem têm função apenas informativa ou também estimulam emocional e sensorialmente o espectador. Para isso, peça que façam o exercício de imaginar se teriam a mesma reação à reportagem se ela fosse apenas ouvida. Possibilidade de resposta: as imagens têm força persuasiva e não são apenas registros, já que são produzidas e organizadas de forma a se integrarem às necessidades, ao modo de dizer do telejornal. Compartilhe também com a turma a reportagem explicitada no tema da aula, disponível aqui. Peça que leiam, analisem a primeira fotografia da reportagem (Amanda Carvalho) e respondam às perguntas (disponíveis aqui).
Fechamento
Exiba o slide desta etapa (veja no plano original) e proponha a questão aos alunos. Indique alguns alunos para exporem seus pontos de vista e em seguida peça àqueles que pensam de forma contrária que justifiquem suas posições. Esta troca se dará por meio de áudios no WhatsApp. Finalize lembrando que a credibilidade da reportagem depende de um contrato comunicacional estabelecido entre o repórter e o público, tendo por base o compromisso ético do jornalista.
Convite às famílias
Você pode instigar os alunos a proporem aos familiares a prática de sentir as reportagens com os olhos fechados. É interessante que vejam como outras pessoas percebem os sons, os tons de voz, até mesmo para confirmarem suas experiências e percepções.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Análise dos elementos visuais e sonoros em reportagens
Finalidade da aula: Perceber, em reportagens, as relações existentes entre os elementos visuais e sonoros - como fotografias e infográficos, nas reportagens impressas e imagens em movimento e gravações em áudio, nas reportagens em vídeo - e o tema abordado nesses textos.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional/Estilo
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16 e EF69LP17
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.