14547
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Análise dos elementos visuais e sonoros em reportagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Análise dos elementos visuais e sonoros em reportagens

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma reportagem impressa e a projeção de um vídeo do Youtube, cadernos, lápis, caneta, borracha, será necessário um notebook, tela de projeção e um datashow. Caso não haja acesso à internet em sua escola, será necessário baixar o vídeo com antecedência.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em relacionar elementos visuais em reportagens impressas e sonoros em reportagens em vídeo.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão duas reportagens diferentes, uma impressa e outra em vídeo sobre influenciadores digitais. Esclareça que o objetivo dessa aula será comparar as características composicionais das reportagens impressas, já estudadas, e em vídeo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Disponível em: https://blog.emania.com.br/as-fotografias-mais-famosas-da-historia/ Acesso em 3 jan.2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que eles assistirão a uma reportagem exibida no Fantástico sobre influenciadoras digitais. Peça que eles prestem atenção nos sons (música, som ambiente, modulação de voz) e digam como esses sons estimulam a percepção e os sentimentos no espectador. Exiba a reportagem disponível no youtube clicando aqui. Possibilidade de resposta: os sons ajudam na produção de sentidos. A trilha sonora escolhida ajuda a contar a história e muda entre as histórias de sucesso (música agitada, tecnológica, associada à felicidade) e a de insucesso (música menos agitada e em tom mais baixo, criando sensação de tensão). A música dita o ritmo da reportagem, pontuando a fala da repórter (mais rápida ou mais lenta).
  • Pergunte, agora, se eles acreditam que as imagens da reportagem têm função apenas informativa ou também estimulam emocional e sensorialmente o espectador. Para isso, peça que eles façam o exercício de imaginar se teriam a mesma reação à reportagem se ela fosse apenas ouvida. Possibilidade de resposta: As imagens têm força persuasiva e não são apenas registros da realizada já que são produzidas e organizadas de forma a se integrarem às necessidades, ao modo de dizer do telejornal.

Influenciadoras digitais - mídia sociais - venha fazer seu 1milhão tb!!. Fantástico 26 de fev de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gYS99FJEPRE>.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Coloque os alunos em duplas e distribua uma cópia da reportagem exibida acima para cada dupla. A reportagem está disponível no link https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/26/actualidad/1535295741_535641.html. O trabalho em dupla favorece a criação de vínculos entre os alunos, o fortalecimento de parcerias, a troca de informações e otimiza o tempo de aula.
  • Dê tempo para que eles leiam a reportagem, cada dupla poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
  • Peça aos alunos que analisem a primeira fotografia da reportagem (Amanda Carvalho) e respondam por escrito, no caderno às seguintes perguntas:

a) Na fotografia que abre a reportagem, vemos um celular no lugar do rosto da adolescente. Que relação podemos estabelecer entre essa fotografia e o tema desenvolvido na reportagem? Possibilidade de resposta: As crianças estão perdendo sua identidade e se objetificando, transformando-se em dependentes, elas são o que a rede social quer que elas sejam, perdendo sua verdadeira face.

b) Essa fotografia tem o mesmo valor artístico da fotografia apresentada na introdução da aula? Possibilidade de resposta: Sim. Espera-se que os alunos percebam que ambas as fotografias, cada uma em seu contexto específico, são simbólicas e registram um momento carregado de significados.

c) Vocês perceberam alguma diferença entre as imagens estáticas (fotografias) da reportagem impressa e as imagens em movimento da reportagem televisionada? Nas imagens estáticas é mais fácil perceber os detalhes e o observador pode deter-se por mais tempo sobre ela. Nas imagens em movimento, já está pré-determinado como e por quanto tempo o observador verá a imagem. A história é contada pelas imagens.

d) Quais elementos compõem a reportagem impressa? E a reportagem em vídeo? A reportagem impressa é composta por texto verbal e não-verbal. A reportagem em vídeo é composta por imagens em movimento, sons e texto verbal.

Materiais complementares

Para imprimir as perguntas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide e proponha a questão aos alunos.
  • Indique alguns alunos para exporem seus pontos de vista e em seguida indique aqueles que pensem de forma contrária para justificar suas posições.
  • Observe as respostas e encerre a aula, reforçando para os alunos que a credibilidade da reportagem depende, entre outros fatores, de um contrato comunicacional estabelecido entre o repórter e o público, tendo por base o compromisso ético do jornalista.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma reportagem impressa e a projeção de um vídeo do Youtube, cadernos, lápis, caneta, borracha, será necessário um notebook, tela de projeção e um datashow. Caso não haja acesso à internet em sua escola, será necessário baixar o vídeo com antecedência.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em relacionar elementos visuais em reportagens impressas e sonoros em reportagens em vídeo.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão duas reportagens diferentes, uma impressa e outra em vídeo sobre influenciadores digitais. Esclareça que o objetivo dessa aula será comparar as características composicionais das reportagens impressas, já estudadas, e em vídeo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Disponível em: https://blog.emania.com.br/as-fotografias-mais-famosas-da-historia/ Acesso em 3 jan.2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que eles assistirão a uma reportagem exibida no Fantástico sobre influenciadoras digitais. Peça que eles prestem atenção nos sons (música, som ambiente, modulação de voz) e digam como esses sons estimulam a percepção e os sentimentos no espectador. Exiba a reportagem disponível no youtube clicando aqui. Possibilidade de resposta: os sons ajudam na produção de sentidos. A trilha sonora escolhida ajuda a contar a história e muda entre as histórias de sucesso (música agitada, tecnológica, associada à felicidade) e a de insucesso (música menos agitada e em tom mais baixo, criando sensação de tensão). A música dita o ritmo da reportagem, pontuando a fala da repórter (mais rápida ou mais lenta).
  • Pergunte, agora, se eles acreditam que as imagens da reportagem têm função apenas informativa ou também estimulam emocional e sensorialmente o espectador. Para isso, peça que eles façam o exercício de imaginar se teriam a mesma reação à reportagem se ela fosse apenas ouvida. Possibilidade de resposta: As imagens têm força persuasiva e não são apenas registros da realizada já que são produzidas e organizadas de forma a se integrarem às necessidades, ao modo de dizer do telejornal.

Influenciadoras digitais - mídia sociais - venha fazer seu 1milhão tb!!. Fantástico 26 de fev de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gYS99FJEPRE>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Coloque os alunos em duplas e distribua uma cópia da reportagem exibida acima para cada dupla. A reportagem está disponível no link https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/26/actualidad/1535295741_535641.html. O trabalho em dupla favorece a criação de vínculos entre os alunos, o fortalecimento de parcerias, a troca de informações e otimiza o tempo de aula.
  • Dê tempo para que eles leiam a reportagem, cada dupla poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
  • Peça aos alunos que analisem a primeira fotografia da reportagem (Amanda Carvalho) e respondam por escrito, no caderno às seguintes perguntas:

a) Na fotografia que abre a reportagem, vemos um celular no lugar do rosto da adolescente. Que relação podemos estabelecer entre essa fotografia e o tema desenvolvido na reportagem? Possibilidade de resposta: As crianças estão perdendo sua identidade e se objetificando, transformando-se em dependentes, elas são o que a rede social quer que elas sejam, perdendo sua verdadeira face.

b) Essa fotografia tem o mesmo valor artístico da fotografia apresentada na introdução da aula? Possibilidade de resposta: Sim. Espera-se que os alunos percebam que ambas as fotografias, cada uma em seu contexto específico, são simbólicas e registram um momento carregado de significados.

c) Vocês perceberam alguma diferença entre as imagens estáticas (fotografias) da reportagem impressa e as imagens em movimento da reportagem televisionada? Nas imagens estáticas é mais fácil perceber os detalhes e o observador pode deter-se por mais tempo sobre ela. Nas imagens em movimento, já está pré-determinado como e por quanto tempo o observador verá a imagem. A história é contada pelas imagens.

d) Quais elementos compõem a reportagem impressa? E a reportagem em vídeo? A reportagem impressa é composta por texto verbal e não-verbal. A reportagem em vídeo é composta por imagens em movimento, sons e texto verbal.

Materiais complementares

Para imprimir as perguntas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide e proponha a questão aos alunos.
  • Indique alguns alunos para exporem seus pontos de vista e em seguida indique aqueles que pensem de forma contrária para justificar suas posições.
  • Observe as respostas e encerre a aula, reforçando para os alunos que a credibilidade da reportagem depende, entre outros fatores, de um contrato comunicacional estabelecido entre o repórter e o público, tendo por base o compromisso ético do jornalista.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano