Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma reportagem impressa e a projeção de um vídeo do Youtube, cadernos, lápis, caneta, borracha, será necessário um notebook, tela de projeção e um datashow. Caso não haja acesso à internet em sua escola, será necessário baixar o vídeo com antecedência.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em relacionar elementos visuais em reportagens impressas e sonoros em reportagens em vídeo.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles verão duas reportagens diferentes, uma impressa e outra em vídeo sobre influenciadores digitais. Esclareça que o objetivo dessa aula será comparar as características composicionais das reportagens impressas, já estudadas, e em vídeo.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete a imagem do slide para os alunos e peça que eles analisem a fotografia, descrevendo os personagens e supondo o local e a época em que foi tirada. Pergunte o que a expressão no rosto da mãe e os filhos que escondem o rosto podem demonstrar. Pergunte se eles acreditam que os personagens posaram para a foto.
- Explique que esta fotografia de 1936 foi tirada por Dorothea Lange e é um ícone da Grande Depressão americana, momento de declínio econômico no mundo durante a década de 1930. A mulher da foto é Florence Owens Thompson, na época com 32 anos e mãe de sete filhos. Desolada, sua expressão revela angústia por não ter como alimentar as crianças que escondem o rosto e se apoiam nas costas da mãe como se ela fosse um escudo e última esperança para o fim do sofrimento. Durante anos, vários jornalistas americanos tentaram localizar a família. No final dos anos 1970 ela foi encontrada vivendo em um trailer. A foto registra um momento, uma cena escolhida a partir do olhar da fotógrafa. O registro conseguiu captar as emoções e os detalhes daquele momento específico e, para isso, foi preciso que ela observasse os detalhes e tirasse a fotografia no momento certo. Portanto, fotografar é uma arte.
- Esta fotografia está na Biblioteca do Congresso em Washington. DC. Para mais informações sobre a fotógrafa e sua obras acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/27/album/1538052709_305875.html, https://www.photoarts.com.br/fotografos/classicos/dorothea-lange.html, https://blog.emania.com.br/grandes-fotografos-da-historia-dorothea-lange/, https://fhox.com.br/portfolio/retrato/dorothea-lange-documentou-a-grande-depressao-nos-eua/, https://www.moma.org/artists/3373 (site em Inglês), https://www.britannica.com/biography/Dorothea-Lange (site em Inglês)
Disponível em: https://blog.emania.com.br/as-fotografias-mais-famosas-da-historia/ Acesso em 3 jan.2019
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos que eles assistirão a uma reportagem exibida no Fantástico sobre influenciadoras digitais. Peça que eles prestem atenção nos sons (música, som ambiente, modulação de voz) e digam como esses sons estimulam a percepção e os sentimentos no espectador. Exiba a reportagem disponível no youtube clicando aqui. Possibilidade de resposta: os sons ajudam na produção de sentidos. A trilha sonora escolhida ajuda a contar a história e muda entre as histórias de sucesso (música agitada, tecnológica, associada à felicidade) e a de insucesso (música menos agitada e em tom mais baixo, criando sensação de tensão). A música dita o ritmo da reportagem, pontuando a fala da repórter (mais rápida ou mais lenta).
- Pergunte, agora, se eles acreditam que as imagens da reportagem têm função apenas informativa ou também estimulam emocional e sensorialmente o espectador. Para isso, peça que eles façam o exercício de imaginar se teriam a mesma reação à reportagem se ela fosse apenas ouvida. Possibilidade de resposta: As imagens têm força persuasiva e não são apenas registros da realizada já que são produzidas e organizadas de forma a se integrarem às necessidades, ao modo de dizer do telejornal.
Influenciadoras digitais - mídia sociais - venha fazer seu 1milhão tb!!. Fantástico 26 de fev de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gYS99FJEPRE>.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
- Coloque os alunos em duplas e distribua uma cópia da reportagem exibida acima para cada dupla. A reportagem está disponível no link https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/26/actualidad/1535295741_535641.html. O trabalho em dupla favorece a criação de vínculos entre os alunos, o fortalecimento de parcerias, a troca de informações e otimiza o tempo de aula.
- Dê tempo para que eles leiam a reportagem, cada dupla poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
- Peça aos alunos que analisem a primeira fotografia da reportagem (Amanda Carvalho) e respondam por escrito, no caderno às seguintes perguntas:
a) Na fotografia que abre a reportagem, vemos um celular no lugar do rosto da adolescente. Que relação podemos estabelecer entre essa fotografia e o tema desenvolvido na reportagem? Possibilidade de resposta: As crianças estão perdendo sua identidade e se objetificando, transformando-se em dependentes, elas são o que a rede social quer que elas sejam, perdendo sua verdadeira face.
b) Essa fotografia tem o mesmo valor artístico da fotografia apresentada na introdução da aula? Possibilidade de resposta: Sim. Espera-se que os alunos percebam que ambas as fotografias, cada uma em seu contexto específico, são simbólicas e registram um momento carregado de significados.
c) Vocês perceberam alguma diferença entre as imagens estáticas (fotografias) da reportagem impressa e as imagens em movimento da reportagem televisionada? Nas imagens estáticas é mais fácil perceber os detalhes e o observador pode deter-se por mais tempo sobre ela. Nas imagens em movimento, já está pré-determinado como e por quanto tempo o observador verá a imagem. A história é contada pelas imagens.
d) Quais elementos compõem a reportagem impressa? E a reportagem em vídeo? A reportagem impressa é composta por texto verbal e não-verbal. A reportagem em vídeo é composta por imagens em movimento, sons e texto verbal.
Materiais complementares
Para imprimir as perguntas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Exiba o slide e proponha a questão aos alunos.
- Indique alguns alunos para exporem seus pontos de vista e em seguida indique aqueles que pensem de forma contrária para justificar suas posições.
- Observe as respostas e encerre a aula, reforçando para os alunos que a credibilidade da reportagem depende, entre outros fatores, de um contrato comunicacional estabelecido entre o repórter e o público, tendo por base o compromisso ético do jornalista.