14546
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Análise das formas de composição da reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Análise das formas de composição da reportagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Análise das formas de composição da reportagem

Finalidade da aula: Analisar de que maneira as formas de composição da reportagem se articulam para atender às especificidades do campo de atuação em que circulam, assim como aos temas, finalidades e às peculiaridades da mídia em que são publicadas.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Reportagem

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional/Estilo

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16 e EF69LP17

Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  


Código: LPO8_07SQA05

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas