14546
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Análise das formas de composição da reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Análise das formas de composição da reportagem

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Duas reportagens de fontes diferentes impressas e divididas em vários recortes, material de uso contínuo, data-show, projetor e notebook, folhas A4 e cartolina.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em compreender as formas de composição e articulação da reportagem.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles entendem por persuasão. Diga aos alunos que nesta aula eles irão analisar como as reportagens buscam persuadir o leitor e que isso será feito a partir de um jogo.
  • Professor, o objetivo da aula é compreender a organização dos parágrafos, a progressão temática e a identificação das vozes citadas em discurso direto e indireto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e leia com os alunos os quadrinhos.
  • Peça para que eles coloquem os quadrinhos em ordem de forma a garantir a sequência lógica da história.
  • Esse exercício pode ser feito oralmente com toda a sala ou você pode imprimir os quadrinhos separadamente e pedir que os alunos realizem a atividade individualmente, colando os quadrinhos no caderno.
  • Pergunte aos alunos qual critério foi utilizado para a ordenação dos quadrinhos. Espera-se que eles respondam que a ordenação foi feita a partir do assunto, de maneira que as ideias estivessem amarradas numa mesma cadeia de sentido, a partir das perguntas feitas pelo pai e as imediatas respostas do filho. A sequência correta é 3 - 1 - 5 - 6 - 4 - 2.

Materiais complementares

Para imprimir a tirinha, clique aqui.

Fonte: Revista Agora. Disponível em: http://www.revistaagora.com.br/wp-content/uploads/2015/07/tirasarmandinho1.jpg. Acesso em 2 jan 2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que ao perceberem a lógica de sentido para ordenar os quadrinhos eles focaram a atenção na progressão temática. Observe com os alunos os mecanismos linguísticos empregados para garantir a articulação entre os quadrinhos, como o uso do “mas” para introduzir uma ideia oposta, bem como a retomada de palavras e expressões, como “amor é muito importante”, retomando “amor” e “vive” e “sobrevive”, retomando “essencial à vida”.
  • Proponha um jogo aos alunos. Diga que eles serão divididos em grupos e que cada grupo receberá trechos de uma reportagem. O trabalho em grupo favorece a interação entre os alunos, a aproximação entre eles e otimiza o tempo de aula. A função dos grupos é ordenar os parágrafos garantindo a sequência lógica entre eles. Assim que o texto estiver pronto, os parágrafos deverão ser colados em uma folha e afixados no quadro ou em um cartaz previamente colocado na parede. Cada grupo deverá justificar os critérios utilizados para ordenar os parágrafos (assunto, mecanismos linguísticos, retomadas de palavras e expressões). Disponibilize 20 minutos para a realização deste exercício.
  • Duas reportagens foram selecionadas para este exercício, portanto, divida os alunos de forma a obter um número par de grupos para não correr o risco de uma reportagem ser analisada por um número maior de alunos. Dessa forma, caso haja quatro grupos, dois trabalharão com o texto 1 e dois com o texto 2. No caso de seis grupos, três trabalharão com o texto 1 e três com o texto 2 e assim sucessivamente. As reportagens foram editadas para que o mesmo número de trechos fossem distribuídos entre os grupos. Há a indicação da tipologia textual em cada trecho, o que pode contribuir para a leitura da reportagem. O material está disponível em materiais complementares.

Materiais complementares:

Imprima o texto 1 aqui e o texto 2 aqui.

Textos

DINIZ, Ana Carolina. Games: número de desenvolvedores de jogos cresce de 43 para 300. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/emprego/games-numero-de-desenvolvedores-de-jogos-cresce-de-43-para-300-21919137>.

KARASINSKI, Vinicius. Como os video games viciam o seu cérebro? Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/59562-video-games-viciam-cerebro.htm>. Acesso em: 4 set. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Assim que todos os grupos terminarem a apresentação das justificativas para a ordenação dos textos, distribua as reportagens disponíveis nos materiais complementares. Deixe que eles façam a conferência e verifiquem se há algum parágrafo fora de ordem. Nesse caso, retome os textos com os alunos e ajude-os a perceber os elementos responsáveis pela progressão temática.
  • Retome com a turma que mesmo fazendo uso da 3ª pessoa, a linguagem do texto jornalístico não é neutra. O repórter seleciona falas de autoridades, especialistas no assunto para dar credibilidade à reportagem. A inserção dessas falas pode se dar diretamente, usando-se dois pontos, travessões ou aspas, indicando a transcrição fiel da fala do entrevistado, ou indiretamente quando ocorre uma paráfrase e a fala do entrevistado é retomada sem completa fidelidade ao que foi dito. Explique que toda fala é um texto e, quando retirada do contexto original, torna-se outro texto, gerando outros e novos sentidos. Assim, críticas, elogios, ironias e opiniões surgem através da fala do outro, no caso o especialista. O repórter colhe as informações e seleciona as de maior interesse, na opinião do grupo editorial ou do próprio jornalista. Portanto, a reportagem intercala fatos e falas e por trás dessa trama pode-se perceber uma intencionalidade.

Materiais complementares

Para imprimir o texto 1, clique aqui.

Para imprimir o texto 2, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Peça aos grupos que retomem os textos e analisem os trechos em discurso direto e indireto. Sabendo que as duas reportagens abordam o mesmo tema, solicite que os grupos analisem a intencionalidade que se pode perceber a partir da fala dos especialistas e se os textos atendem as finalidades e peculiaridades da mídia em que foram publicados. Na primeira reportagem, as falas em discurso direto corroboram a tese de que o mercado de games cresce cada vez mais no Brasil. O texto foi publicado na página de Economia e aborda o assunto sobre essa ótica, citando valores, mercado, consumidores, crescimento de mercado, marketing etc. Na segunda reportagem, as falas em discurso indireto corroboram a ideia do vício e apresentam os meios de combater o problema. Por ter sido publicado numa página de cultura geek, a reportagem funciona como um alerta aos jovens.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Duas reportagens de fontes diferentes impressas e divididas em vários recortes, material de uso contínuo, data-show, projetor e notebook, folhas A4 e cartolina.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em compreender as formas de composição e articulação da reportagem.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles entendem por persuasão. Diga aos alunos que nesta aula eles irão analisar como as reportagens buscam persuadir o leitor e que isso será feito a partir de um jogo.
  • Professor, o objetivo da aula é compreender a organização dos parágrafos, a progressão temática e a identificação das vozes citadas em discurso direto e indireto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e leia com os alunos os quadrinhos.
  • Peça para que eles coloquem os quadrinhos em ordem de forma a garantir a sequência lógica da história.
  • Esse exercício pode ser feito oralmente com toda a sala ou você pode imprimir os quadrinhos separadamente e pedir que os alunos realizem a atividade individualmente, colando os quadrinhos no caderno.
  • Pergunte aos alunos qual critério foi utilizado para a ordenação dos quadrinhos. Espera-se que eles respondam que a ordenação foi feita a partir do assunto, de maneira que as ideias estivessem amarradas numa mesma cadeia de sentido, a partir das perguntas feitas pelo pai e as imediatas respostas do filho. A sequência correta é 3 - 1 - 5 - 6 - 4 - 2.

Materiais complementares

Para imprimir a tirinha, clique aqui.

Fonte: Revista Agora. Disponível em: http://www.revistaagora.com.br/wp-content/uploads/2015/07/tirasarmandinho1.jpg. Acesso em 2 jan 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que ao perceberem a lógica de sentido para ordenar os quadrinhos eles focaram a atenção na progressão temática. Observe com os alunos os mecanismos linguísticos empregados para garantir a articulação entre os quadrinhos, como o uso do “mas” para introduzir uma ideia oposta, bem como a retomada de palavras e expressões, como “amor é muito importante”, retomando “amor” e “vive” e “sobrevive”, retomando “essencial à vida”.
  • Proponha um jogo aos alunos. Diga que eles serão divididos em grupos e que cada grupo receberá trechos de uma reportagem. O trabalho em grupo favorece a interação entre os alunos, a aproximação entre eles e otimiza o tempo de aula. A função dos grupos é ordenar os parágrafos garantindo a sequência lógica entre eles. Assim que o texto estiver pronto, os parágrafos deverão ser colados em uma folha e afixados no quadro ou em um cartaz previamente colocado na parede. Cada grupo deverá justificar os critérios utilizados para ordenar os parágrafos (assunto, mecanismos linguísticos, retomadas de palavras e expressões). Disponibilize 20 minutos para a realização deste exercício.
  • Duas reportagens foram selecionadas para este exercício, portanto, divida os alunos de forma a obter um número par de grupos para não correr o risco de uma reportagem ser analisada por um número maior de alunos. Dessa forma, caso haja quatro grupos, dois trabalharão com o texto 1 e dois com o texto 2. No caso de seis grupos, três trabalharão com o texto 1 e três com o texto 2 e assim sucessivamente. As reportagens foram editadas para que o mesmo número de trechos fossem distribuídos entre os grupos. Há a indicação da tipologia textual em cada trecho, o que pode contribuir para a leitura da reportagem. O material está disponível em materiais complementares.

Materiais complementares:

Imprima o texto 1 aqui e o texto 2 aqui.

Textos

DINIZ, Ana Carolina. Games: número de desenvolvedores de jogos cresce de 43 para 300. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/emprego/games-numero-de-desenvolvedores-de-jogos-cresce-de-43-para-300-21919137>.

KARASINSKI, Vinicius. Como os video games viciam o seu cérebro? Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/59562-video-games-viciam-cerebro.htm>. Acesso em: 4 set. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Assim que todos os grupos terminarem a apresentação das justificativas para a ordenação dos textos, distribua as reportagens disponíveis nos materiais complementares. Deixe que eles façam a conferência e verifiquem se há algum parágrafo fora de ordem. Nesse caso, retome os textos com os alunos e ajude-os a perceber os elementos responsáveis pela progressão temática.
  • Retome com a turma que mesmo fazendo uso da 3ª pessoa, a linguagem do texto jornalístico não é neutra. O repórter seleciona falas de autoridades, especialistas no assunto para dar credibilidade à reportagem. A inserção dessas falas pode se dar diretamente, usando-se dois pontos, travessões ou aspas, indicando a transcrição fiel da fala do entrevistado, ou indiretamente quando ocorre uma paráfrase e a fala do entrevistado é retomada sem completa fidelidade ao que foi dito. Explique que toda fala é um texto e, quando retirada do contexto original, torna-se outro texto, gerando outros e novos sentidos. Assim, críticas, elogios, ironias e opiniões surgem através da fala do outro, no caso o especialista. O repórter colhe as informações e seleciona as de maior interesse, na opinião do grupo editorial ou do próprio jornalista. Portanto, a reportagem intercala fatos e falas e por trás dessa trama pode-se perceber uma intencionalidade.

Materiais complementares

Para imprimir o texto 1, clique aqui.

Para imprimir o texto 2, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Peça aos grupos que retomem os textos e analisem os trechos em discurso direto e indireto. Sabendo que as duas reportagens abordam o mesmo tema, solicite que os grupos analisem a intencionalidade que se pode perceber a partir da fala dos especialistas e se os textos atendem as finalidades e peculiaridades da mídia em que foram publicados. Na primeira reportagem, as falas em discurso direto corroboram a tese de que o mercado de games cresce cada vez mais no Brasil. O texto foi publicado na página de Economia e aborda o assunto sobre essa ótica, citando valores, mercado, consumidores, crescimento de mercado, marketing etc. Na segunda reportagem, as falas em discurso indireto corroboram a ideia do vício e apresentam os meios de combater o problema. Por ter sido publicado numa página de cultura geek, a reportagem funciona como um alerta aos jovens.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano