14545
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Leitura de haicais: identificando os verbos de ligação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio de sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos, explicando brevemente o que é um haicai e a sua etimologia, conforme as orientações do plano de aula.

Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, leia e apresente o haicai disponível no primeiro slide de Introdução. No vídeo, faça perguntas retóricas sobre o gênero, solicitando que os alunos pensem sobre elas: se conhecem o gênero ou se já pensaram em escrever um poema desse tipo. Logo após, comente os aspectos formais do gênero, conforme as orientações do plano. No final de seu áudio ou vídeo, solicite que os alunos enviem, por WhatsApp, relatos curtos (em áudio) de uma reflexão que fizeram sobre este momento. Estabeleça um prazo curto para o envio dessa primeira atividade (por e-mail, foto, WhatsApp etc.).

Desenvolvimento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, oriente os alunos a encontrar os verbos no haicai lido. Solicite também que se organizem em grupos de 4 a 5 alunos, comunicando-se por WhatsApp, para realizar o trabalho que será anunciado: cada equipe ficará responsável por elaborar 5 frases com cada um dos desses verbos, conforme as orientações do plano. No final de seu áudio ou vídeo, solicite que um aluno de cada dupla envie, por WhatsApp, as frases criadas (em áudio ou mensagem de texto) junto com uma uma reflexão sobre a criação dessas frases. Dê um prazo para que os alunos enviem suas respostas e, quando todos o tiverem feito, envie um novo áudio ou vídeo direcionando a explicação para a particularidade do verbo “ser”. Tente deixar evidente, utilizando as frases criadas pelos alunos, como esse verbo vem acompanhado de alguma característica permanente ou passageira.

Fechamento
No grupo de WhatsApp da turma, disponibilize aos alunos o conteúdo do slide Fechamento, dizendo que recebe o nome de verbo de ligação aqueles que vêm acompanhado de características. Oriente que cada aluno retome o haicai lido no início da aula e se indague se há alguma regularidade sobre o uso do verbo “ser”. Os alunos podem elaborar pequenas sínteses respondendo à questão “o que eu aprendi hoje?” e enviá-las via WhatsApp.

Convite às famílias
Haicais são textos curtos e de gosto popular. A família poderia fazer uma busca na internet a fim de encontrar novos exemplares (verifique Paulo Leminski, por exemplo), ampliando o repertório de leitura dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05ATS01

(EF09LP05) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

(EF09LP06) Diferenciar, em textos lidos e em produções próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas