Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber como se expressam caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.
Materiais necessários: Haicais impressas (disponíveis abaixo), quadro e pincel.
ALMEIDA, Guilherme de. Nós Dois. In: Casa Guilherme de Almeida: Oficina de Haikai. Disponível em: <http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/arquivos/1399669282-oficina-de-haikai.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de identificar características e estados por se tratarem de textos que possuem poucas palavras.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Haicais brasileiros: um estudo do gênero discursivo e uma proposta para o Ensino Médio. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Rio Grande do Sul, 2009. p. 1-14. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/haicais_brasileiros_um_estudo_do_genero_discursivo_e_uma_proposta_para_o_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Chame a atenção dos alunos para o termo haicai.
- Trate sobre aspectos etimológico da palavra haicai. Sugere-se ao professor a seguinte leitura: <http://www.kakinet.com/sennin/2009/02/haicai-haikai-ou-haiku/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Leia esse haicai com os alunos.
- Pergunte o que eles sabem sobre Haicai e deixe que falem livremente. Questione se já ouviram falar desse gênero, ou se alguma vez pensaram em escrever poema. Não se preocupe em corrigi-los, apenas anote o que disserem e faça conexões com essas percepções iniciais depois, ao longo das aulas sobre o tema.
- Apresente os aspectos formais e históricos desse gênero.
- Solicite que os alunos reflitam sobre a compreensão do texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos identifiquem os verbos deste haicai: riscou, sou e disse.
- Após o reconhecimento dos verbos, distribua os alunos em 5 equipes. Cada equipe ficará responsável por elaborar cinco frases com cada um desses verbos. É importante a distribuição dos alunos em grupos para que o conhecimento seja construído por meio da interação.
- Após essa etapa, oriente que os alunos escrevam no quadro as frases produzidas.
- A partir das frases produzidas pelos alunos, proponha a seguinte reflexão: Vocês percebem a diferença entre o uso dos verbos “riscou”, “sou” e “disse”?
- Escute as respostas com atenção. Em seguida, direcione a explicação para a particularidade do verbo “ser”. Indique que esse verbo vai vir acompanhado de uma característica (passageira ou permanente).
- Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as diferenças entre os verbos.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente os exemplos com as frases acima para que os alunos percebam a função desses verbos.
- Explique que se atribui a classificação de verbo de ligação aos verbos que vêm acompanhados de características (passageiras ou permanentes).
- Volte ao haicai lido e observe o sentido da frase "Sou céu!".
- Indague os alunos: há alguma particularidade no uso dessa construção.
- Solicite que reflitam sobre o que foi aprendido na aula sobre o verbo ser.