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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Leitura de haicais: identificando os verbos de ligação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber como se expressam caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.

Materiais necessários: Haicais impressas (disponíveis abaixo), quadro e pincel.

ALMEIDA, Guilherme de. Nós Dois. In: Casa Guilherme de Almeida: Oficina de Haikai. Disponível em: <http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/arquivos/1399669282-oficina-de-haikai.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de identificar características e estados por se tratarem de textos que possuem poucas palavras.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Haicais brasileiros: um estudo do gênero discursivo e uma proposta para o Ensino Médio. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Rio Grande do Sul, 2009. p. 1-14. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/haicais_brasileiros_um_estudo_do_genero_discursivo_e_uma_proposta_para_o_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Leia esse haicai com os alunos.
  • Pergunte o que eles sabem sobre Haicai e deixe que falem livremente. Questione se já ouviram falar desse gênero, ou se alguma vez pensaram em escrever poema. Não se preocupe em corrigi-los, apenas anote o que disserem e faça conexões com essas percepções iniciais depois, ao longo das aulas sobre o tema.
  • Apresente os aspectos formais e históricos desse gênero.
  • Solicite que os alunos reflitam sobre a compreensão do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos identifiquem os verbos deste haicai: riscou, sou e disse.
  • Após o reconhecimento dos verbos, distribua os alunos em 5 equipes. Cada equipe ficará responsável por elaborar cinco frases com cada um desses verbos. É importante a distribuição dos alunos em grupos para que o conhecimento seja construído por meio da interação.
  • Após essa etapa, oriente que os alunos escrevam no quadro as frases produzidas.
  • A partir das frases produzidas pelos alunos, proponha a seguinte reflexão: Vocês percebem a diferença entre o uso dos verbos “riscou”, “sou” e “disse”?
  • Escute as respostas com atenção. Em seguida, direcione a explicação para a particularidade do verbo “ser”. Indique que esse verbo vai vir acompanhado de uma característica (passageira ou permanente).
  • Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as diferenças entre os verbos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente os exemplos com as frases acima para que os alunos percebam a função desses verbos.
  • Explique que se atribui a classificação de verbo de ligação aos verbos que vêm acompanhados de características (passageiras ou permanentes).
  • Volte ao haicai lido e observe o sentido da frase "Sou céu!".
  • Indague os alunos: há alguma particularidade no uso dessa construção.
  • Solicite que reflitam sobre o que foi aprendido na aula sobre o verbo ser.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber como se expressam caracterizações e condições de estado em Haicais que utilizam os verbos de ligação.

Materiais necessários: Haicais impressas (disponíveis abaixo), quadro e pincel.

ALMEIDA, Guilherme de. Nós Dois. In: Casa Guilherme de Almeida: Oficina de Haikai. Disponível em: <http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/arquivos/1399669282-oficina-de-haikai.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de identificar características e estados por se tratarem de textos que possuem poucas palavras.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Haicais brasileiros: um estudo do gênero discursivo e uma proposta para o Ensino Médio. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Rio Grande do Sul, 2009. p. 1-14. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/haicais_brasileiros_um_estudo_do_genero_discursivo_e_uma_proposta_para_o_ensino_medio.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 4 jul. 2018.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

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Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Leia esse haicai com os alunos.
  • Pergunte o que eles sabem sobre Haicai e deixe que falem livremente. Questione se já ouviram falar desse gênero, ou se alguma vez pensaram em escrever poema. Não se preocupe em corrigi-los, apenas anote o que disserem e faça conexões com essas percepções iniciais depois, ao longo das aulas sobre o tema.
  • Apresente os aspectos formais e históricos desse gênero.
  • Solicite que os alunos reflitam sobre a compreensão do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos identifiquem os verbos deste haicai: riscou, sou e disse.
  • Após o reconhecimento dos verbos, distribua os alunos em 5 equipes. Cada equipe ficará responsável por elaborar cinco frases com cada um desses verbos. É importante a distribuição dos alunos em grupos para que o conhecimento seja construído por meio da interação.
  • Após essa etapa, oriente que os alunos escrevam no quadro as frases produzidas.
  • A partir das frases produzidas pelos alunos, proponha a seguinte reflexão: Vocês percebem a diferença entre o uso dos verbos “riscou”, “sou” e “disse”?
  • Escute as respostas com atenção. Em seguida, direcione a explicação para a particularidade do verbo “ser”. Indique que esse verbo vai vir acompanhado de uma característica (passageira ou permanente).
  • Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as diferenças entre os verbos.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente os exemplos com as frases acima para que os alunos percebam a função desses verbos.
  • Explique que se atribui a classificação de verbo de ligação aos verbos que vêm acompanhados de características (passageiras ou permanentes).
  • Volte ao haicai lido e observe o sentido da frase "Sou céu!".
  • Indague os alunos: há alguma particularidade no uso dessa construção.
  • Solicite que reflitam sobre o que foi aprendido na aula sobre o verbo ser.
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