14544
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisando os pronomes relativos “onde” e “aonde” e entendendo suas variações linguísticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre o uso consciente e reflexivo dos pronomes relativos “onde” e aonde”, demonstrando a compreensão dos conceitos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Revisando os pronomes relativos “onde” e “aonde” e entendendo suas variações linguísticas

Finalidade da aula: Aplicar os conteúdos estudados sobre o uso consciente e reflexivo dos pronomes relativos “onde” e aonde”, demonstrando a compreensão dos conceitos para explorar um trabalho comparativo das normas e regras de outras variedades da língua.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística / Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56 / EF09LP07

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".

 

Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Dicas de Português - Uso do pronome relativo onde”, placas com as palavras “VARIAÇÃO” e “NORMA PADRÃO”, imagens do twitter.

Dicas de Português #01 - uso do pronome relativo onde. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fd_mhh8ckIg&t=40s>, acesso em: 22 set. 2018

 

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão da distinção entre os pronomes relativos “onde” e “aonde” e os advérbios “onde” e “aonde”.

 

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591.  Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hMF-wiDdldLUM0T1U2MkJ5NXM/edit>. Acesso em: 22 set. 2018.

Dicas de Português #01 - uso do pronome relativo onde. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fd_mhh8ckIg&t=40s>, acesso em: 22 set. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Preconceito Linguístico x Variação Linguística. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/preconceito-linguistico-x-variacao-linguistica.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - PR. Língua Portuguesa e Literatura. 2 ed. Curitiba: SEED - PR, 2006. Disponível em: <http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livrodidatico.pdf>

Acesso em 22 de outubro de 2018.




Código: LPO9_03ATS03

(EF09LP07) Comparar o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral.

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas