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Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativos: emprego do pronome "onde"
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Dicas de Português - Uso do pronome relativo onde”, placas com as palavras “VARIAÇÃO” e “NORMA PADRÃO”, imagens do twitter.
Dicas de Português #01 - uso do pronome relativo onde. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fd_mhh8ckIg&t=40s>, acesso em: 22 set. 2018
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão da distinção entre os pronomes relativos “onde” e “aonde” e os advérbios “onde” e “aonde”.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em:
Dicas de Português #01 - uso do pronome relativo onde. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fd_mhh8ckIg&t=40s>, acesso em: 22 set. 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. Preconceito Linguístico x Variação Linguística. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/preconceito-linguistico-x-variacao-linguistica.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - PR. Língua Portuguesa e Literatura. 2 ed. Curitiba: SEED - PR, 2006. Disponível em: <http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livrodidatico.pdf>
Acesso em 22 de outubro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Respostas esperadas:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Respostas esperadas:
Orientações:
Respostas esperadas:
Orientações:
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Respostas esperadas:
Orientações:
Respostas esperadas:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema.
Introdução
Em um grupo de WhatsApp ao qual todos os alunos tenham acesso, envie o vídeo do plano de aula para que eles assistam em casa. Depois de enviar o vídeo, envie uma mensagem de texto ou de áudio aos alunos pedindo que eles reflitam sobre as frases do slide Introdução e respondam às questões sugeridas nas orientações do plano. Oriente que os alunos enviem as suas respostas no grupo de WhatsApp, a fim de compartilhar os seus pontos de vista sobre as questões levantadas.
Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou de vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 5 alunos) e criem um grupo de WhatsApp para discutir em conjunto as atividades que serão propostas. No mesmo arquivo de áudio ou vídeo, diga que serão disponibilizados a cada grupo um conjunto de textos (tweets) nos quais o grupo deverá verificar se o uso do pronome relativo “(a)onde” está (ou não está) de acordo com a norma-padrão, assinalando “norma-padrão” ou “variação” em cada texto. Assim, em cada grupo, envie os tweets (disponíveis no plano de aula), pedindo que eles cheguem a um consenso e respondam às questões sugeridas nas orientações dos planos (Desenvolvimento), a fim de tirar conclusões sobre quando utilizar o “onde” e o “aonde”. Peça que os alunos entreguem as respostas (por e-mail, foto etc.)
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que os alunos escrevam uma nova frase com o pronome relativo “onde” e/ou “aonde” a partir da comanda do slide. Peça que os alunos escrevam as suas frases no grupo de WhatsApp em que todos estejam conectados e sintetizem também o que aprenderam com a aula.
Convite às famílias
A família pode engajar na temática de variedade linguística, discutindo com os alunos sobre os diferentes falares: formais e informais, regionais, históricos etc. Pense em algum conhecido ou familiar que tem algum sotaque ou alguma especificidade no seu falar que poderia marcar uma variação linguística.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Revisando os pronomes relativos “onde” e “aonde” e entendendo suas variações linguísticas
Finalidade da aula: Aplicar os conteúdos estudados sobre o uso consciente e reflexivo dos pronomes relativos “onde” e aonde”, demonstrando a compreensão dos conceitos para explorar um trabalho comparativo das normas e regras de outras variedades da língua.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística / Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56 / EF09LP07
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Dicas de Português - Uso do pronome relativo onde”, placas com as palavras “VARIAÇÃO” e “NORMA PADRÃO”, imagens do twitter.
Dicas de Português #01 - uso do pronome relativo onde. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fd_mhh8ckIg&t=40s>, acesso em: 22 set. 2018
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão da distinção entre os pronomes relativos “onde” e “aonde” e os advérbios “onde” e “aonde”.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hMF-wiDdldLUM0T1U2MkJ5NXM/edit>. Acesso em: 22 set. 2018.
Dicas de Português #01 - uso do pronome relativo onde. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fd_mhh8ckIg&t=40s>, acesso em: 22 set. 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. Preconceito Linguístico x Variação Linguística. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/preconceito-linguistico-x-variacao-linguistica.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - PR. Língua Portuguesa e Literatura. 2 ed. Curitiba: SEED - PR, 2006. Disponível em: <http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livrodidatico.pdf>
Acesso em 22 de outubro de 2018.
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