9942
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Investigando prismas

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer figuras em forma de prisma. Analisar figuras em forma de prisma e identificar propriedades que as caracterizam. Conceituar prisma a partir de suas características.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA MARIA ARANHA BASTOS,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mônica Maria Aranha Bastos

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (prismas e pirâmides; representações, planificações e características)



Objetivos específicos

  1. Reconhecer figuras em forma de  prisma.
  2. Analisar figuras em forma de prisma e identificar propriedades que as caracterizam.
  3. Conceituar prisma a partir de suas características.

Conceito-chave

Prisma e suas propriedades.

Recursos necessários

  • Quadro ou projetor, giz ou caneta marcadora
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
  • Folhas de papel A3, cartolinas ou papel equivalente brancos (opcional)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre prisma e estabelecer relação com conceito matemático.

Orientações: Escreva a palavra no quadro ou projete o slide. Peça aos alunos que leiam e, individualmente, em dois minutos (as crianças costumam apreciar esses desafios com tempo marcado), registrem suas ideias sobre o significado da palavra (veja abaixo as proposições para orientar a reflexão). Em seguida, abra a discussão para o grupo classe. É interessante que todos possam contribuir com suas ideias. Registre no quadro os conceitos apresentados, sem a necessidade de repetições. Pode criar uma tabela no modelo do slide 4. Conforme as respostas recebidas (de quem afirme nunca ter ouvido falar a quem possa conhecer até mais de um significado), conduza o debate com as questões sugeridas para a discussão. Após a apresentação das ideias dos alunos, oriente a pesquisa sobre o significado formal da palavra (dicionários, livros didáticos etc.). Fontes de pesquisa diversas enriquecem o aprendizado. Este momento pode ser realizado em duplas ou pequenos grupos. Ao final, registre duas ou três definições escolhidas pela classe, preferencialmente por serem mais claras e completas. Provavelmente, surgirão dúvidas sobre outros termos, reforce a pesquisa e registre o resultado.

Discuta com a turma:

  • 1º momento: individual
  • Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa.
  • 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
  • Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
  • Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual deles podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
  • Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
  • E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos

Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre prisma e estabelecer relação com conceito matemático.

Orientações: Escreva a palavra no quadro ou projete o slide. Peça aos alunos que leiam e, individualmente, em dois minutos (as crianças costumam apreciar esses desafios com tempo marcado), registrem suas ideias sobre o significado da palavra (veja abaixo as proposições para orientar a reflexão). Em seguida, abra a discussão para o grupo classe. É interessante que todos possam contribuir com suas ideias. Registre no quadro os conceitos apresentados, sem a necessidade de repetições. Pode criar uma tabela no modelo do slide 4. Conforme as respostas recebidas (de quem afirme nunca ter ouvido falar a quem possa conhecer até mais de um significado), conduza o debate com as questões sugeridas para a discussão. Após a apresentação das ideias dos alunos, oriente a pesquisa sobre o significado formal da palavra (dicionários, livros didáticos etc.). Fontes de pesquisa diversas enriquecem o aprendizado. Este momento pode ser realizado em duplas ou pequenos grupos. Ao final, registre duas ou três definições escolhidas pela classe, preferencialmente por serem mais claras e completas. Provavelmente, surgirão dúvidas sobre outros termos, reforce a pesquisa e registre o resultado.

Discuta com a turma:

  • 1º momento: individual
  • Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa.
  • 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
  • Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
  • Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual deles podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
  • Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
  • E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Propósito: Possibilitar aos alunos estabelecer a relação entre a identificação de um objeto e o conhecimento de suas propriedades.

Orientações: Exponha o quadro de figuras para a turma e distribua a folha de atividades (que inclui o conteúdo dos slides 5 e 6). Leia com eles o comando da tarefa e, à medida do necessário, lance as questões propostas abaixo. Inicie com um tempo para a realização individual da tarefa. Caso não tenha ocorrido no aquecimento, este será o momento para resolver possíveis dúvidas sobre termos que compõem os conceitos pesquisados. Circule pela sala, aproxime-se daqueles que estiverem com dificuldades. Faça perguntas que permitam a você compreender as estratégias que utilizam. Elas são os indicadores para a escolha da intervenção que pode auxiliá-los a superar o desafio. Ao final, convide a turma para um debate sobre as conclusões que chegaram, convidando alguns alunos (ou todos, caso o tempo permita) para apresentar suas ideias. Faça os registros na tabela do slide 6. Analisem as figuras uma a uma.

Discuta com a turma:

  • Como você pode saber quais destas figuras são prismas?
  • O que precisa observar nelas?
  • Que tal marcar as palavras mais importantes dos conceitos que pesquisamos?
  • Você lembra o que é polígono? E paralelogramo? Como pode certificar sua ideia?
  • Esta figura é um prisma? O que faz você pensar assim?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Propósito: Elaborar um resumo do conhecimento desenvolvido pela turma no debate realizado.

Orientações: Desenhe no quadro a tabela sugerida acima, ou utilize cartazes, que poderão ficar expostos na sala posteriormente. Convide alguns alunos para preenchê-la com as conclusões da turma durante o debate. Dentro do tempo disponível, procure oportunizar a participação de todos em algum momento da discussão. O importante é que percebam a necessidade de validar suas ideias iniciais em confronto com o conhecimento formal sobre o conteúdo.

Discuta com a turma:

  • Esta figura é um prisma? O que faz você pensar assim?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos

Propósito: Apresentar aos alunos o conceito matemático estudado na aula.

Orientações: Apresente o conceito à classe. Peça aos alunos que leiam e registrem. Abra um espaço para dirimir possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • 1º momento: individual
  • Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa. Já não fizeram isso tudo no aquecimento?
  • 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
  • Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
  • Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual será deles que podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
  • Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
  • E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o conhecimento visto na aula.

Orientação: Apresente um resumo dos conceitos envolvidos no conteúdo da aula, retomando o objetivo e as reflexões registradas no quadro durante a pesquisa do significado da palavra e a discussão com o grupo classe. É interessante que este slide permaneça exposto em sala. Você pode reproduzi-lo em uma cartolina ou papel equivalente.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conteúdo estudado na aula.

Orientação: Apresente a tarefa para a turma. Enquanto os alunos respondem, circule pela sala observando a interação deles com a tarefa e intervindo quando achar pertinente ou for solicitado. É o momento de perceber o quanto compreenderam o conceito estudado e decidir sobre a necessidade de retomar ou a possibilidade de aprofundar o conteúdo. Quando todos concluírem, reserve um momento para a socialização das respostas no grupo classe.

Discuta com a turma:

  • Como é mesmo um prisma?
  • Ele é formado apenas por polígonos? Onde estão esses polígonos?
  • O paralelogramo (ou outra figura à qual o aluno se refere na resposta) é um polígono? Explique essa sua afirmação?

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mônica Maria Aranha Bastos

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF04MA17) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (prismas e pirâmides; representações, planificações e características)



Objetivos específicos

  1. Reconhecer figuras em forma de  prisma.
  2. Analisar figuras em forma de prisma e identificar propriedades que as caracterizam.
  3. Conceituar prisma a partir de suas características.

Conceito-chave

Prisma e suas propriedades.

Recursos necessários

  • Quadro ou projetor, giz ou caneta marcadora
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
  • Folhas de papel A3, cartolinas ou papel equivalente brancos (opcional)
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre prisma e estabelecer relação com conceito matemático.

Orientações: Escreva a palavra no quadro ou projete o slide. Peça aos alunos que leiam e, individualmente, em dois minutos (as crianças costumam apreciar esses desafios com tempo marcado), registrem suas ideias sobre o significado da palavra (veja abaixo as proposições para orientar a reflexão). Em seguida, abra a discussão para o grupo classe. É interessante que todos possam contribuir com suas ideias. Registre no quadro os conceitos apresentados, sem a necessidade de repetições. Pode criar uma tabela no modelo do slide 4. Conforme as respostas recebidas (de quem afirme nunca ter ouvido falar a quem possa conhecer até mais de um significado), conduza o debate com as questões sugeridas para a discussão. Após a apresentação das ideias dos alunos, oriente a pesquisa sobre o significado formal da palavra (dicionários, livros didáticos etc.). Fontes de pesquisa diversas enriquecem o aprendizado. Este momento pode ser realizado em duplas ou pequenos grupos. Ao final, registre duas ou três definições escolhidas pela classe, preferencialmente por serem mais claras e completas. Provavelmente, surgirão dúvidas sobre outros termos, reforce a pesquisa e registre o resultado.

Discuta com a turma:

  • 1º momento: individual
  • Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa.
  • 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
  • Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
  • Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual deles podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
  • Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
  • E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos

Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre prisma e estabelecer relação com conceito matemático.

Orientações: Escreva a palavra no quadro ou projete o slide. Peça aos alunos que leiam e, individualmente, em dois minutos (as crianças costumam apreciar esses desafios com tempo marcado), registrem suas ideias sobre o significado da palavra (veja abaixo as proposições para orientar a reflexão). Em seguida, abra a discussão para o grupo classe. É interessante que todos possam contribuir com suas ideias. Registre no quadro os conceitos apresentados, sem a necessidade de repetições. Pode criar uma tabela no modelo do slide 4. Conforme as respostas recebidas (de quem afirme nunca ter ouvido falar a quem possa conhecer até mais de um significado), conduza o debate com as questões sugeridas para a discussão. Após a apresentação das ideias dos alunos, oriente a pesquisa sobre o significado formal da palavra (dicionários, livros didáticos etc.). Fontes de pesquisa diversas enriquecem o aprendizado. Este momento pode ser realizado em duplas ou pequenos grupos. Ao final, registre duas ou três definições escolhidas pela classe, preferencialmente por serem mais claras e completas. Provavelmente, surgirão dúvidas sobre outros termos, reforce a pesquisa e registre o resultado.

Discuta com a turma:

  • 1º momento: individual
  • Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa.
  • 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
  • Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
  • Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual deles podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
  • Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
  • E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Propósito: Possibilitar aos alunos estabelecer a relação entre a identificação de um objeto e o conhecimento de suas propriedades.

Orientações: Exponha o quadro de figuras para a turma e distribua a folha de atividades (que inclui o conteúdo dos slides 5 e 6). Leia com eles o comando da tarefa e, à medida do necessário, lance as questões propostas abaixo. Inicie com um tempo para a realização individual da tarefa. Caso não tenha ocorrido no aquecimento, este será o momento para resolver possíveis dúvidas sobre termos que compõem os conceitos pesquisados. Circule pela sala, aproxime-se daqueles que estiverem com dificuldades. Faça perguntas que permitam a você compreender as estratégias que utilizam. Elas são os indicadores para a escolha da intervenção que pode auxiliá-los a superar o desafio. Ao final, convide a turma para um debate sobre as conclusões que chegaram, convidando alguns alunos (ou todos, caso o tempo permita) para apresentar suas ideias. Faça os registros na tabela do slide 6. Analisem as figuras uma a uma.

Discuta com a turma:

  • Como você pode saber quais destas figuras são prismas?
  • O que precisa observar nelas?
  • Que tal marcar as palavras mais importantes dos conceitos que pesquisamos?
  • Você lembra o que é polígono? E paralelogramo? Como pode certificar sua ideia?
  • Esta figura é um prisma? O que faz você pensar assim?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos.

Propósito: Elaborar um resumo do conhecimento desenvolvido pela turma no debate realizado.

Orientações: Desenhe no quadro a tabela sugerida acima, ou utilize cartazes, que poderão ficar expostos na sala posteriormente. Convide alguns alunos para preenchê-la com as conclusões da turma durante o debate. Dentro do tempo disponível, procure oportunizar a participação de todos em algum momento da discussão. O importante é que percebam a necessidade de validar suas ideias iniciais em confronto com o conhecimento formal sobre o conteúdo.

Discuta com a turma:

  • Esta figura é um prisma? O que faz você pensar assim?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos

Propósito: Apresentar aos alunos o conceito matemático estudado na aula.

Orientações: Apresente o conceito à classe. Peça aos alunos que leiam e registrem. Abra um espaço para dirimir possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • 1º momento: individual
  • Alguém já ouviu essa palavra? Quem já ouviu, escreve o que sabe, quem nunca ouviu ou não lembra, escreve o que pensa que ela significa. Já não fizeram isso tudo no aquecimento?
  • 2º momento: após o levantamento das ideias dos alunos
  • Agora, como podemos verificar a veracidade das nossas ideias sobre prisma?
  • Descobrimos que prisma tem mais de um significado. Qual será deles que podemos usar em nossa aula de matemática? Porquê?
  • Neste momento, faça uma ponte para a atividade principal da aula:
  • E porque vocês acham que eu trouxe o estudo de uma palavra para a aula de matemática?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o conhecimento visto na aula.

Orientação: Apresente um resumo dos conceitos envolvidos no conteúdo da aula, retomando o objetivo e as reflexões registradas no quadro durante a pesquisa do significado da palavra e a discussão com o grupo classe. É interessante que este slide permaneça exposto em sala. Você pode reproduzi-lo em uma cartolina ou papel equivalente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conteúdo estudado na aula.

Orientação: Apresente a tarefa para a turma. Enquanto os alunos respondem, circule pela sala observando a interação deles com a tarefa e intervindo quando achar pertinente ou for solicitado. É o momento de perceber o quanto compreenderam o conceito estudado e decidir sobre a necessidade de retomar ou a possibilidade de aprofundar o conteúdo. Quando todos concluírem, reserve um momento para a socialização das respostas no grupo classe.

Discuta com a turma:

  • Como é mesmo um prisma?
  • Ele é formado apenas por polígonos? Onde estão esses polígonos?
  • O paralelogramo (ou outra figura à qual o aluno se refere na resposta) é um polígono? Explique essa sua afirmação?

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano