14542
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre o uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula:O uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas

Finalidade da aula:Compreender o uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” inclusos em orações adjetivas. Exercitar os estudos linguísticos para refletir sobre as variedades da língua.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".

 

Materiais necessários: Aparelho multimídia, música “Onde anda você”, de Vinicius de Moraes, versão de Tiago Nacarato; vídeo “Orações subordinadas adjetivas, cartelas do bingo dos pronomes relativos “onde” e “aonde”, imagens do whatsapp e twitter.

Tiago Nacarato - Onde anda você / Prova Cega / The Voice Portugal. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xDE1LotmAqY>, acesso em: 22 set. 2018

 

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão da distinção entre os pronomes relativos “onde” e “aonde” e os advérbios “onde” e “aonde”.

 

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591.  Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hMF-wiDdldLUM0T1U2MkJ5NXM/edit>. Acesso em: 22 set. 2018.

Onde anda você (Vinícius de Moraes & Toquinho). 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gb5sbORA62w>. Acesso em: 30 out. 2018

Orações subordinadas adjetivas (Prof Noslen). 2016. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=HQcPjCQ72bo>. Acesso em: 30 out. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Preconceito Linguístico x Variação Linguística. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/preconceito-linguistico-x-variacao-linguistica.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.

Português é legal. Disponível em: <https://www.facebook.com/PortuguesELegal/>.  Acesso em: 22 set. 2018.




Código: LPO9_03ATS02

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas