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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre o uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".

Materiais necessários: Aparelho multimídia, música “Onde anda você”, de Vinicius de Moraes, versão de Tiago Nacarato; vídeo “Orações subordinadas adjetivas, cartelas do bingo dos pronomes relativos “onde” e “aonde”, imagens do whatsapp e twitter.

Tiago Nacarato - Onde anda você / Prova Cega / The Voice Portugal. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xDE1LotmAqY>, acesso em: 22 set. 2018

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão da distinção entre os pronomes relativos “onde” e “aonde” e os advérbios “onde” e “aonde”.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2018.

Onde anda você (Vinícius de Moraes & Toquinho). 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gb5sbORA62w>. Acesso em: 30 out. 2018

Orações subordinadas adjetivas (Prof Noslen). 2016. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=HQcPjCQ72bo>. Acesso em: 30 out. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Preconceito Linguístico x Variação Linguística. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/preconceito-linguistico-x-variacao-linguistica.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.

Português é legal. Disponível em: <https://www.facebook.com/PortuguesELegal/>. Acesso em: 22 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Conte para os alunos qual é a proposta da aula: Compreender o uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” inclusos em orações adjetivas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Introduza a atividade com a audição da música “Onde anda você”, de Vinícius de Moraes, na versão de Tiago Nacarato para o The Voice Portugal. Disponível aqui.
  • Promova a análise do conteúdo e do uso do pronome relativo “onde” por meio de perguntas:
  • Qual a diferença existente entre os termos destacados em azul e amarelo?
  • Como é possível identificar essa diferença?

Respostas esperadas:

  • Os termos em azul são advérbios e em amarelo são pronomes relativos.
  • O advérbio “onde” indica lugar em frases interrogativas (em que lugar) ou declarativas (no lugar em que). Já o pronome relativo “onde” ocorre em orações relativas e significa «no/na qual». Uma vez que é um pronome, substitui o nome que o antecede imediatamente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que, para contextualizar e esclarecer as questões da introdução, irá exibir o trecho de um vídeo sobre as orações subordinadas adjetivas. Passe o vídeo até 02:28. Disponível aqui.
  • Promova a reflexão do assunto de modo a associar a estrutura das orações adjetivas ao uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” por meio de perguntas:
  • O que caracteriza uma oração?
  • O que faz com que ela seja subordinada?
  • O que a torna adjetiva?

Respostas esperadas:

  • Uma oração se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal.
  • Uma oração subordinada complementa o sentido de uma oração principal e, portanto, depende de sua informação.
  • Porque ela possui valor e função de adjetivo, qualifica e caracteriza.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Construa as respostas com os alunos a partir da interpretação do vídeo e da letra da música inicial até alcançar as respostas do slide.
  • Propicie a síntese do conteúdo por meio da pergunta:
  • Qual a relação dos pronomes relativos “onde” e “aonde” com as orações subordinadas adjetivas?

Resposta esperada:

  • São alguns dos pronomes relativos que estabelecem a conexão entre a oração subordinada adjetiva e o termo da oração principal que ela modifica.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que analisem as conversas do whatsapp apresentadas no slide e o emprego dos pronomes “onde” e “aonde:
  • Por que no primeiro diálogo utilizou-se o pronome “aonde” e no segundo o pronome “onde”?
  • Qual a função dos pronomes “onde” e “aonde” nas orações?
  • Quais termos indicam que as orações são adjetivas?

Respostas esperadas:

  • Aonde = ideia de movimento / onde= ideia de algo fixo;
  • Estabelecem uma conexão entre as orações;
  • Perigoso = qualifica / um país = especifica (não é qualquer país, mas um específico, onde as pessoas podem caminhar tranquilas nas ruas).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos um bingo dos pronomes relativos “onde” e “onde”.
  • Explique que cada aluno irá receber uma cartela contendo 6 frases que exemplificam o uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde”.
  • Informe que fará os sorteios das frases e, para ganhar, o jogo é necessário ter marcado 4 frases na cartela. Professor, você pode alterar para mais ou menos frases a serem marcadas, de acordo com o tempo, a necessidade dos alunos e a dinâmica da aula.
  • Destaque que a cada sorteio será realizada uma rápida análise das frases para preenchimento do pronome relativo adequado na cartela.
  • Para vencer o jogo, além de marcar 4 frases, é necessário ter completado as lacunas da cartela com os devidos pronomes.

Respostas das frases das cartelas:

  • A escola onde estudo é rigorosa com os horários.
  • Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.
  • Desistiram de sair a pé ou até de ir aonde desejavam, por medo da atitude dos homens.
  • Um mal terrível ocorreu na última sessão do cinema onde estávamos ontem.
  • O amor é um lugar onde as pessoas se sentem seguras.
  • Para manter o público informado, a imprensa deve ir aonde a notícia está.
  • Moradores das cidades do Rio Grande do Sul fixaram placas para denunciar o perigo em regiões onde acontecem crimes.
  • A praia aonde costumo ir nas férias é muito linda.
  • Para denunciar ofensas, salve e imprima as páginas da internet onde foram divulgadas as mensagens de difamação e procure testemunhas.
  • Portais como o Google já avisam o usuário quando suas mensagens são lidas fora de locais onde o dono da conta costuma acessar a internet.
  • Depois de sete anos, revi a pedreira aonde eu ia com meu irmão e seus amigos para soltar pipa.
  • Não sei o setor aonde devo levar a guia de inscrição do vestibular.
  • Mariana, cidade onde fica Bento Rodrigues, faz parte da história do ouro em Minas Gerais.
  • Eis o lugar aonde quero chegar.
  • São Paulo, Rio de Janeiro e Pará foram alguns dos primeiros estados onde se plantou café no Brasil.
  • Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná ocuparam o plenário, onde puderam conversar com os parlamentares sobre vários temas.
  • Há dois anos que se formou em Porto Alegre, aonde deverá retornar no próximo semestre.
  • Ali fica a praça aonde vou.

Materiais complementares: Acesse o material para impressão aqui. Estão disponíveis 15 modelos diferentes de cartela para o jogo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia com os alunos o tweet do slide e peça que analisem o conteúdo:
  • Por que o autor do tweet tem vergonha de não saber quando usar os pronomes “onde” e “aonde”?
  • Você acredita que não saber usar a norma-padrão da língua portuguesa é motivo de vergonha?
  • Você já utilizou as palavras do tweet em alguma situação? Para conseguir transmitir uma mensagem é essencial utilizá-las de acordo com a norma-padrão?
  • Promova a reflexão sobre a função social da língua e a importância do combate ao preconceito linguístico.
  • Para finalizar, solicite aos alunos que escrevam uma frase em resposta ao tweet, explicando os motivos pelos quais não é necessário ter vergonha de não saber quando usar as palavras citadas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".

Materiais necessários: Aparelho multimídia, música “Onde anda você”, de Vinicius de Moraes, versão de Tiago Nacarato; vídeo “Orações subordinadas adjetivas, cartelas do bingo dos pronomes relativos “onde” e “aonde”, imagens do whatsapp e twitter.

Tiago Nacarato - Onde anda você / Prova Cega / The Voice Portugal. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xDE1LotmAqY>, acesso em: 22 set. 2018

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão da distinção entre os pronomes relativos “onde” e “aonde” e os advérbios “onde” e “aonde”.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2018.

Onde anda você (Vinícius de Moraes & Toquinho). 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gb5sbORA62w>. Acesso em: 30 out. 2018

Orações subordinadas adjetivas (Prof Noslen). 2016. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=HQcPjCQ72bo>. Acesso em: 30 out. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Preconceito Linguístico x Variação Linguística. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/preconceito-linguistico-x-variacao-linguistica.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.

Português é legal. Disponível em: <https://www.facebook.com/PortuguesELegal/>. Acesso em: 22 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Conte para os alunos qual é a proposta da aula: Compreender o uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” inclusos em orações adjetivas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Introduza a atividade com a audição da música “Onde anda você”, de Vinícius de Moraes, na versão de Tiago Nacarato para o The Voice Portugal. Disponível aqui.
  • Promova a análise do conteúdo e do uso do pronome relativo “onde” por meio de perguntas:
  • Qual a diferença existente entre os termos destacados em azul e amarelo?
  • Como é possível identificar essa diferença?

Respostas esperadas:

  • Os termos em azul são advérbios e em amarelo são pronomes relativos.
  • O advérbio “onde” indica lugar em frases interrogativas (em que lugar) ou declarativas (no lugar em que). Já o pronome relativo “onde” ocorre em orações relativas e significa «no/na qual». Uma vez que é um pronome, substitui o nome que o antecede imediatamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que, para contextualizar e esclarecer as questões da introdução, irá exibir o trecho de um vídeo sobre as orações subordinadas adjetivas. Passe o vídeo até 02:28. Disponível aqui.
  • Promova a reflexão do assunto de modo a associar a estrutura das orações adjetivas ao uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” por meio de perguntas:
  • O que caracteriza uma oração?
  • O que faz com que ela seja subordinada?
  • O que a torna adjetiva?

Respostas esperadas:

  • Uma oração se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal.
  • Uma oração subordinada complementa o sentido de uma oração principal e, portanto, depende de sua informação.
  • Porque ela possui valor e função de adjetivo, qualifica e caracteriza.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Construa as respostas com os alunos a partir da interpretação do vídeo e da letra da música inicial até alcançar as respostas do slide.
  • Propicie a síntese do conteúdo por meio da pergunta:
  • Qual a relação dos pronomes relativos “onde” e “aonde” com as orações subordinadas adjetivas?

Resposta esperada:

  • São alguns dos pronomes relativos que estabelecem a conexão entre a oração subordinada adjetiva e o termo da oração principal que ela modifica.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que analisem as conversas do whatsapp apresentadas no slide e o emprego dos pronomes “onde” e “aonde:
  • Por que no primeiro diálogo utilizou-se o pronome “aonde” e no segundo o pronome “onde”?
  • Qual a função dos pronomes “onde” e “aonde” nas orações?
  • Quais termos indicam que as orações são adjetivas?

Respostas esperadas:

  • Aonde = ideia de movimento / onde= ideia de algo fixo;
  • Estabelecem uma conexão entre as orações;
  • Perigoso = qualifica / um país = especifica (não é qualquer país, mas um específico, onde as pessoas podem caminhar tranquilas nas ruas).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos um bingo dos pronomes relativos “onde” e “onde”.
  • Explique que cada aluno irá receber uma cartela contendo 6 frases que exemplificam o uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde”.
  • Informe que fará os sorteios das frases e, para ganhar, o jogo é necessário ter marcado 4 frases na cartela. Professor, você pode alterar para mais ou menos frases a serem marcadas, de acordo com o tempo, a necessidade dos alunos e a dinâmica da aula.
  • Destaque que a cada sorteio será realizada uma rápida análise das frases para preenchimento do pronome relativo adequado na cartela.
  • Para vencer o jogo, além de marcar 4 frases, é necessário ter completado as lacunas da cartela com os devidos pronomes.

Respostas das frases das cartelas:

  • A escola onde estudo é rigorosa com os horários.
  • Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.
  • Desistiram de sair a pé ou até de ir aonde desejavam, por medo da atitude dos homens.
  • Um mal terrível ocorreu na última sessão do cinema onde estávamos ontem.
  • O amor é um lugar onde as pessoas se sentem seguras.
  • Para manter o público informado, a imprensa deve ir aonde a notícia está.
  • Moradores das cidades do Rio Grande do Sul fixaram placas para denunciar o perigo em regiões onde acontecem crimes.
  • A praia aonde costumo ir nas férias é muito linda.
  • Para denunciar ofensas, salve e imprima as páginas da internet onde foram divulgadas as mensagens de difamação e procure testemunhas.
  • Portais como o Google já avisam o usuário quando suas mensagens são lidas fora de locais onde o dono da conta costuma acessar a internet.
  • Depois de sete anos, revi a pedreira aonde eu ia com meu irmão e seus amigos para soltar pipa.
  • Não sei o setor aonde devo levar a guia de inscrição do vestibular.
  • Mariana, cidade onde fica Bento Rodrigues, faz parte da história do ouro em Minas Gerais.
  • Eis o lugar aonde quero chegar.
  • São Paulo, Rio de Janeiro e Pará foram alguns dos primeiros estados onde se plantou café no Brasil.
  • Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná ocuparam o plenário, onde puderam conversar com os parlamentares sobre vários temas.
  • Há dois anos que se formou em Porto Alegre, aonde deverá retornar no próximo semestre.
  • Ali fica a praça aonde vou.

Materiais complementares: Acesse o material para impressão aqui. Estão disponíveis 15 modelos diferentes de cartela para o jogo.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia com os alunos o tweet do slide e peça que analisem o conteúdo:
  • Por que o autor do tweet tem vergonha de não saber quando usar os pronomes “onde” e “aonde”?
  • Você acredita que não saber usar a norma-padrão da língua portuguesa é motivo de vergonha?
  • Você já utilizou as palavras do tweet em alguma situação? Para conseguir transmitir uma mensagem é essencial utilizá-las de acordo com a norma-padrão?
  • Promova a reflexão sobre a função social da língua e a importância do combate ao preconceito linguístico.
  • Para finalizar, solicite aos alunos que escrevam uma frase em resposta ao tweet, explicando os motivos pelos quais não é necessário ter vergonha de não saber quando usar as palavras citadas.

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