Atividade para impressão - Bingo - LP09_03ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: O uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativos: emprego do pronome "onde"
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".
Materiais necessários: Aparelho multimídia, música “Onde anda você”, de Vinicius de Moraes, versão de Tiago Nacarato; vídeo “Orações subordinadas adjetivas, cartelas do bingo dos pronomes relativos “onde” e “aonde”, imagens do whatsapp e twitter.
Tiago Nacarato - Onde anda você / Prova Cega / The Voice Portugal. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xDE1LotmAqY>, acesso em: 22 set. 2018
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão da distinção entre os pronomes relativos “onde” e “aonde” e os advérbios “onde” e “aonde”.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em:
Onde anda você (Vinícius de Moraes & Toquinho). 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gb5sbORA62w>. Acesso em: 30 out. 2018
Orações subordinadas adjetivas (Prof Noslen). 2016. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=HQcPjCQ72bo>. Acesso em: 30 out. 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. Preconceito Linguístico x Variação Linguística. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/preconceito-linguistico-x-variacao-linguistica.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.
Português é legal. Disponível em: <https://www.facebook.com/PortuguesELegal/>. Acesso em: 22 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Conte para os alunos qual é a proposta da aula: Compreender o uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” inclusos em orações adjetivas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Introduza a atividade com a audição da música “Onde anda você”, de Vinícius de Moraes, na versão de Tiago Nacarato para o The Voice Portugal. Disponível aqui.
- Promova a análise do conteúdo e do uso do pronome relativo “onde” por meio de perguntas:
- Qual a diferença existente entre os termos destacados em azul e amarelo?
- Como é possível identificar essa diferença?
Respostas esperadas:
- Os termos em azul são advérbios e em amarelo são pronomes relativos.
- O advérbio “onde” indica lugar em frases interrogativas (em que lugar) ou declarativas (no lugar em que). Já o pronome relativo “onde” ocorre em orações relativas e significa «no/na qual». Uma vez que é um pronome, substitui o nome que o antecede imediatamente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que, para contextualizar e esclarecer as questões da introdução, irá exibir o trecho de um vídeo sobre as orações subordinadas adjetivas. Passe o vídeo até 02:28. Disponível aqui.
- Promova a reflexão do assunto de modo a associar a estrutura das orações adjetivas ao uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” por meio de perguntas:
- O que caracteriza uma oração?
- O que faz com que ela seja subordinada?
- O que a torna adjetiva?
Respostas esperadas:
- Uma oração se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal.
- Uma oração subordinada complementa o sentido de uma oração principal e, portanto, depende de sua informação.
- Porque ela possui valor e função de adjetivo, qualifica e caracteriza.
Desenvolvimento
Orientações:
- Construa as respostas com os alunos a partir da interpretação do vídeo e da letra da música inicial até alcançar as respostas do slide.
- Propicie a síntese do conteúdo por meio da pergunta:
- Qual a relação dos pronomes relativos “onde” e “aonde” com as orações subordinadas adjetivas?
Resposta esperada:
- São alguns dos pronomes relativos que estabelecem a conexão entre a oração subordinada adjetiva e o termo da oração principal que ela modifica.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos que analisem as conversas do whatsapp apresentadas no slide e o emprego dos pronomes “onde” e “aonde:
- Por que no primeiro diálogo utilizou-se o pronome “aonde” e no segundo o pronome “onde”?
- Qual a função dos pronomes “onde” e “aonde” nas orações?
- Quais termos indicam que as orações são adjetivas?
Respostas esperadas:
- Aonde = ideia de movimento / onde= ideia de algo fixo;
- Estabelecem uma conexão entre as orações;
- Perigoso = qualifica / um país = especifica (não é qualquer país, mas um específico, onde as pessoas podem caminhar tranquilas nas ruas).
Desenvolvimento
Orientações:
- Proponha aos alunos um bingo dos pronomes relativos “onde” e “onde”.
- Explique que cada aluno irá receber uma cartela contendo 6 frases que exemplificam o uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde”.
- Informe que fará os sorteios das frases e, para ganhar, o jogo é necessário ter marcado 4 frases na cartela. Professor, você pode alterar para mais ou menos frases a serem marcadas, de acordo com o tempo, a necessidade dos alunos e a dinâmica da aula.
- Destaque que a cada sorteio será realizada uma rápida análise das frases para preenchimento do pronome relativo adequado na cartela.
- Para vencer o jogo, além de marcar 4 frases, é necessário ter completado as lacunas da cartela com os devidos pronomes.
Respostas das frases das cartelas:
- A escola onde estudo é rigorosa com os horários.
- Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.
- Desistiram de sair a pé ou até de ir aonde desejavam, por medo da atitude dos homens.
- Um mal terrível ocorreu na última sessão do cinema onde estávamos ontem.
- O amor é um lugar onde as pessoas se sentem seguras.
- Para manter o público informado, a imprensa deve ir aonde a notícia está.
- Moradores das cidades do Rio Grande do Sul fixaram placas para denunciar o perigo em regiões onde acontecem crimes.
- A praia aonde costumo ir nas férias é muito linda.
- Para denunciar ofensas, salve e imprima as páginas da internet onde foram divulgadas as mensagens de difamação e procure testemunhas.
- Portais como o Google já avisam o usuário quando suas mensagens são lidas fora de locais onde o dono da conta costuma acessar a internet.
- Depois de sete anos, revi a pedreira aonde eu ia com meu irmão e seus amigos para soltar pipa.
- Não sei o setor aonde devo levar a guia de inscrição do vestibular.
- Mariana, cidade onde fica Bento Rodrigues, faz parte da história do ouro em Minas Gerais.
- Eis o lugar aonde quero chegar.
- São Paulo, Rio de Janeiro e Pará foram alguns dos primeiros estados onde se plantou café no Brasil.
- Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná ocuparam o plenário, onde puderam conversar com os parlamentares sobre vários temas.
- Há dois anos que se formou em Porto Alegre, aonde deverá retornar no próximo semestre.
- Ali fica a praça aonde vou.
Materiais complementares: Acesse o material para impressão aqui. Estão disponíveis 15 modelos diferentes de cartela para o jogo.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia com os alunos o tweet do slide e peça que analisem o conteúdo:
- Por que o autor do tweet tem vergonha de não saber quando usar os pronomes “onde” e “aonde”?
- Você acredita que não saber usar a norma-padrão da língua portuguesa é motivo de vergonha?
- Você já utilizou as palavras do tweet em alguma situação? Para conseguir transmitir uma mensagem é essencial utilizá-las de acordo com a norma-padrão?
- Promova a reflexão sobre a função social da língua e a importância do combate ao preconceito linguístico.
- Para finalizar, solicite aos alunos que escrevam uma frase em resposta ao tweet, explicando os motivos pelos quais não é necessário ter vergonha de não saber quando usar as palavras citadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a música do slide de Introdução, junto com o próprio slide. Em um áudio, peça que os alunos respondam às questões: qual a diferença existente entre os termos destacados em azul e amarelo? Como é possível identificar essa diferença? Peça que enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Envie o vídeo e o esquema dos slides (primeiro e segundo) de Desenvolvimento, pedindo que os alunos os assistam/leiam para perceber o que é uma oração adjetiva (se possível, grave uma videoaula explicando os conceitos). Depois, envie o diálogo do terceiro slide de Desenvolvimento e peça que os alunos respondam às questões: por que no primeiro diálogo utilizou-se o pronome “aonde” e no segundo o pronome “onde”? Qual a função dos pronomes “onde” e “aonde” nas orações? Quais termos indicam que as orações são adjetivas? Quando acabarem, peça que os alunos exponham, no WhatsApp da turma, as suas respostas. Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos lerem as suas respostas.
Fechamento
Para encerrar, envie o texto do slide Fechamento e peça que os alunos leiam e respondam às questões sugeridas nas orientações do slide. Peça, por fim, que os alunos sintetizem os conteúdos estudados. Eles podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre pronome relativo. Além disso, peça que os alunos observem, em casa, como é comum a troca do “onde“ por “aonde” (e vice-versa), sem que ocorra alteração de sentido da frase.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula:O uso dos pronomes “onde” e “aonde” em orações adjetivas
Finalidade da aula:Compreender o uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” inclusos em orações adjetivas. Exercitar os estudos linguísticos para refletir sobre as variedades da língua.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".
Materiais necessários: Aparelho multimídia, música “Onde anda você”, de Vinicius de Moraes, versão de Tiago Nacarato; vídeo “Orações subordinadas adjetivas, cartelas do bingo dos pronomes relativos “onde” e “aonde”, imagens do whatsapp e twitter.
Tiago Nacarato - Onde anda você / Prova Cega / The Voice Portugal. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xDE1LotmAqY>, acesso em: 22 set. 2018
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão da distinção entre os pronomes relativos “onde” e “aonde” e os advérbios “onde” e “aonde”.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hMF-wiDdldLUM0T1U2MkJ5NXM/edit>. Acesso em: 22 set. 2018.
Onde anda você (Vinícius de Moraes & Toquinho). 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gb5sbORA62w>. Acesso em: 30 out. 2018
Orações subordinadas adjetivas (Prof Noslen). 2016. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=HQcPjCQ72bo>. Acesso em: 30 out. 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. Preconceito Linguístico x Variação Linguística. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/preconceito-linguistico-x-variacao-linguistica.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.
Português é legal. Disponível em: <https://www.facebook.com/PortuguesELegal/>. Acesso em: 22 set. 2018.