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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos tempos verbais no texto de lei

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre O uso dos tempos verbais no texto de lei

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

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Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos artigos a serem discutidos pelos alunos.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem estar defasados em relação aos conteúdos básicos de língua portuguesa e não se lembrar dos tempos verbais, nem reconhecer o valor semântico de seu uso. Também podem não entender o vocabulário empregado no gênero.

Referências sobre o assunto:

GONÇALVES, Luciana Fabíola. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - PUC-SP. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.

MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 22 nov. 2018.

OLIVEIRA, Márcia Jerônimo. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SELLAN, Aparecida R. B. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), 5, 2009, Caxias do Sul, RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.

SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 22 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, será feita uma discussão do Art 1º da Constituição Federal. Depois, os alunos identificarão o tempo verbal utilizado em trechos da CF e que efeitos de sentido isso tem no texto. Por último, os alunos escreverão um comentário explicando porque é importante utilizar o presente nesse gênero textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou imprima esse Artigo da Constituição Federal.
  • Peça para um aluno lê-lo em voz alta.
  • Diga aos alunos para se sentarem em duplas para que possam discutir as seguintes questões:
  • Do que esse Artigo trata? Esse artigo trata dos valores que devem nortear as decisões políticas no Brasil, além de estabelecer quem detém o poder e como ele se estabelece.
  • Esses espaços podem ser preenchidos por palavras de que classe gramatical? Espera-se que os alunos percebam que esses espaços só podem ser preenchido por verbos.
  • Que palavras vocês usariam para completar essas lacunas? Os alunos podem apresentar respostas variadas para essa questão. O interessante é verificar a hipótese deles fazendo uma leitura da frase e vendo o sentido que o texto ganha a partir dos verbos que eles forem falando. Dificilmente, eles acertarão todos os verbos, que são: constutui-se, tem, emana e exerce.
  • Dê 5 minutos para que os alunos respondam e aponte que nessa aula vocês estudarão a importância dos verbos na construção do sentido do texto.

Material complementar:

Caso seja necessário, acesse o arquivo para a impressão do texto aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o texto da atividade da introdução com as lacunas preenchidas. Caso tenha escrito no quadro, complete as lacunas e, se tiver distribuído cópias aos alunos, diga a eles que palavras preenchem corretamente as lacunas para que eles escrevam em seus textos.
  • Retome com eles, oralmente, a classe gramatical dos verbos:
  • As palavras em vermelho são verbos. O que elas expressam? Os alunos podem responder que expressam ação, estado ou fenômeno da natureza. Nesse caso, os verbos expressam ações.
  • De quem são as ações expressas pelos verbos constituir e ter? Nesse caso, os verbos se referem à expressão República Federativa do Brasil, porém os alunos podem responder que é do Brasil ou do povo.
  • Vocês sabem o que significa a expressão República Federativa do Brasil? Caso nenhum aluno comente, explique que significa que o Brasil tem um presidente, mas está dividido em Estados e Municípios que possuem alguma autonomia de governo.
  • O parágrafo único traz os verbos emanar e exercer, que significam respectivamente ”vir de” e “por em ação”. Sabendo disso, na prática, o que esse trecho expressa? Escute as respostas dos alunos e discuta com eles que na prática esse parágrafo diz que poder vem do povo e deve ser exercido por ele, o que quer dizer que as decisões políticas relacionadas ao país devem satisfazer às necessidades da maioria da população. Como não podemos estar todos o tempo todo discutindo a administração do país, elegemos por meio do voto representantes para tomar decisões por nós e é isso que nos torna uma Democracia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou entregue uma cópia desses trechos do Artigo 5 da CF aos alunos.
  • Peça a um aluno para ler o caput do artigo em voz alta.
  • Oralmente, relembre com eles o que são o caput e os incisos no texto de lei. Pergunte se alguém lembra para que serve cada uma dessas partes do Artigo de lei e pode explicar para a turma. O Caput traz a ideia principal do Artigo e os incisos funcionam como itens que trazem algum tipo de detalhamento da norma expressa no caput.
  • Após essa discussão inicial, peça que eles respondam no caderno as seguintes questões:
  • Qual a ideia principal transmitida pelo Caput?
  • Como as informações trazidas nesses incisos se relacionam com a ideia do Caput?
  • Uma das características dos verbos é exprimir o momento em que a ação ocorre. Quando as ações expressas pelos verbos destacados podem acontecer?
  • Que tempo verbal predomina nesse trecho?
  • A Constituição Federal é de 1988. Que sentido o tempo verbal empregado traz ao texto?
  • Dê a eles tempo para responder às questões. Sugere-se de 8 a 10 minutos. Enquanto eles respondem, circule pela sala para auxiliá-los. Eles podem ter dificuldades em entender o texto devido ao vocabulário ou dificuldade em formular a resposta.
  • Depois, corrija oralmente.

Material complementar:

Caso seja necessário, acesse o arquivo com os textos para a impressão aqui

Caso seja necessário, acesse o arquivo com a Resolução da Atividade aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • A atividade final pode ser realizada em duplas ou em pequenos grupos para que os estudantes troquem suas impressões e escrevam no caderno um comentário sobre o que aprenderam a respeito do uso dos tempos verbais no texto de lei. Qual é o tempo verbal predominante no texto de lei? Espera-se que os alunos respondam que o texto de lei deve ser atemporal, ou seja, mesmo posteriormente a sua publicação, a lei institucionaliza uma norma que sempre se refere ao tempo presente, por isso, o presente do indicativo é o tempo que predomina nesse gênero textual.
  • Depois, peça que os alunos leiam os comentários que produziram e converse com a turma sobre eles para concluir a atividade. Os alunos podem comentar o que os colegas escreveram, caso queiram.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos artigos a serem discutidos pelos alunos.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem estar defasados em relação aos conteúdos básicos de língua portuguesa e não se lembrar dos tempos verbais, nem reconhecer o valor semântico de seu uso. Também podem não entender o vocabulário empregado no gênero.

Referências sobre o assunto:

GONÇALVES, Luciana Fabíola. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - PUC-SP. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.

MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 22 nov. 2018.

OLIVEIRA, Márcia Jerônimo. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SELLAN, Aparecida R. B. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), 5, 2009, Caxias do Sul, RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.

SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 22 nov. 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, será feita uma discussão do Art 1º da Constituição Federal. Depois, os alunos identificarão o tempo verbal utilizado em trechos da CF e que efeitos de sentido isso tem no texto. Por último, os alunos escreverão um comentário explicando porque é importante utilizar o presente nesse gênero textual.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou imprima esse Artigo da Constituição Federal.
  • Peça para um aluno lê-lo em voz alta.
  • Diga aos alunos para se sentarem em duplas para que possam discutir as seguintes questões:
  • Do que esse Artigo trata? Esse artigo trata dos valores que devem nortear as decisões políticas no Brasil, além de estabelecer quem detém o poder e como ele se estabelece.
  • Esses espaços podem ser preenchidos por palavras de que classe gramatical? Espera-se que os alunos percebam que esses espaços só podem ser preenchido por verbos.
  • Que palavras vocês usariam para completar essas lacunas? Os alunos podem apresentar respostas variadas para essa questão. O interessante é verificar a hipótese deles fazendo uma leitura da frase e vendo o sentido que o texto ganha a partir dos verbos que eles forem falando. Dificilmente, eles acertarão todos os verbos, que são: constutui-se, tem, emana e exerce.
  • Dê 5 minutos para que os alunos respondam e aponte que nessa aula vocês estudarão a importância dos verbos na construção do sentido do texto.

Material complementar:

Caso seja necessário, acesse o arquivo para a impressão do texto aqui.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o texto da atividade da introdução com as lacunas preenchidas. Caso tenha escrito no quadro, complete as lacunas e, se tiver distribuído cópias aos alunos, diga a eles que palavras preenchem corretamente as lacunas para que eles escrevam em seus textos.
  • Retome com eles, oralmente, a classe gramatical dos verbos:
  • As palavras em vermelho são verbos. O que elas expressam? Os alunos podem responder que expressam ação, estado ou fenômeno da natureza. Nesse caso, os verbos expressam ações.
  • De quem são as ações expressas pelos verbos constituir e ter? Nesse caso, os verbos se referem à expressão República Federativa do Brasil, porém os alunos podem responder que é do Brasil ou do povo.
  • Vocês sabem o que significa a expressão República Federativa do Brasil? Caso nenhum aluno comente, explique que significa que o Brasil tem um presidente, mas está dividido em Estados e Municípios que possuem alguma autonomia de governo.
  • O parágrafo único traz os verbos emanar e exercer, que significam respectivamente ”vir de” e “por em ação”. Sabendo disso, na prática, o que esse trecho expressa? Escute as respostas dos alunos e discuta com eles que na prática esse parágrafo diz que poder vem do povo e deve ser exercido por ele, o que quer dizer que as decisões políticas relacionadas ao país devem satisfazer às necessidades da maioria da população. Como não podemos estar todos o tempo todo discutindo a administração do país, elegemos por meio do voto representantes para tomar decisões por nós e é isso que nos torna uma Democracia.

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Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou entregue uma cópia desses trechos do Artigo 5 da CF aos alunos.
  • Peça a um aluno para ler o caput do artigo em voz alta.
  • Oralmente, relembre com eles o que são o caput e os incisos no texto de lei. Pergunte se alguém lembra para que serve cada uma dessas partes do Artigo de lei e pode explicar para a turma. O Caput traz a ideia principal do Artigo e os incisos funcionam como itens que trazem algum tipo de detalhamento da norma expressa no caput.
  • Após essa discussão inicial, peça que eles respondam no caderno as seguintes questões:
  • Qual a ideia principal transmitida pelo Caput?
  • Como as informações trazidas nesses incisos se relacionam com a ideia do Caput?
  • Uma das características dos verbos é exprimir o momento em que a ação ocorre. Quando as ações expressas pelos verbos destacados podem acontecer?
  • Que tempo verbal predomina nesse trecho?
  • A Constituição Federal é de 1988. Que sentido o tempo verbal empregado traz ao texto?
  • Dê a eles tempo para responder às questões. Sugere-se de 8 a 10 minutos. Enquanto eles respondem, circule pela sala para auxiliá-los. Eles podem ter dificuldades em entender o texto devido ao vocabulário ou dificuldade em formular a resposta.
  • Depois, corrija oralmente.

Material complementar:

Caso seja necessário, acesse o arquivo com os textos para a impressão aqui

Caso seja necessário, acesse o arquivo com a Resolução da Atividade aqui.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • A atividade final pode ser realizada em duplas ou em pequenos grupos para que os estudantes troquem suas impressões e escrevam no caderno um comentário sobre o que aprenderam a respeito do uso dos tempos verbais no texto de lei. Qual é o tempo verbal predominante no texto de lei? Espera-se que os alunos respondam que o texto de lei deve ser atemporal, ou seja, mesmo posteriormente a sua publicação, a lei institucionaliza uma norma que sempre se refere ao tempo presente, por isso, o presente do indicativo é o tempo que predomina nesse gênero textual.
  • Depois, peça que os alunos leiam os comentários que produziram e converse com a turma sobre eles para concluir a atividade. Os alunos podem comentar o que os colegas escreveram, caso queiram.

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